O que é e como funciona uma Investigação Empresarial?

O que é e como funciona uma investigação empresarial

Se um problema ou reclamação surgir em sua organização, uma investigação adequada pode ser bastante útil para descobrir o que aconteceu e o que fazer a respeito. Também pode ajudar sua empresa a evitar a responsabilidade por irregularidades, mas somente se você agir rápido e tomar medidas efetivas para remediar o problema. Neste contexto, é interessante saber o que é e como funciona uma investigação empresarial, para entender como esse tipo de serviço realizado por detetives particulares pode contribuir para o seu negócio.

Descubra o que é uma Investigação Empresarial

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é uma investigação empresarial. Bom, esse é um serviço especializado feito dentro de uma empresa ou corporação para revelar comportamentos errados ou ações deliberadas, possivelmente perpetradas por funcionários, gerentes, clientes, fornecedores ou concorrentes. 

Geralmente, isso é feito quando há suspeitas de atividade fraudulenta ou depois que um problema é relatado por alguém, com o objetivo de descobrir exatamente o que e como aconteceu. Dessa forma, é possível perceber se houve alguma falha de segurança e quem foi o responsável.

Às vezes, as organizações tentam conduzir a sua própria investigação interna junto ao setor jurídico e de recursos humanos, mas isso não é uma boa ideia. Os conflitos de interesse resultantes, geralmente inevitáveis, que ocorrem de tal investigação, não importa quão bem ela seja tratada pela organização, podem ser prejudiciais para o seu negócio.

Sendo assim, o mais indicado é contratar uma agência de detetives particulares, para que a investigação empresarial seja realizada de forma imparcial, pela visão de um profissional experiente e que não possui nenhum interesse além de obter provas que elucidem o caso.

Vale ressaltar, contudo, que o processo investigativo realizado por um detetive não necessariamente precisa ter como objetivo descobrir o que aconteceu. Pelo contrário, você pode contratar uma investigação empresarial também para mitigar riscos de fraudes e proteger os interesses da sua empresa.

E como funciona uma Investigação Empresarial?

Agora que você já sabe o que é, podemos seguir para entender como funciona uma investigação empresarial. Normalmente, como mencionado, ela é conduzida por detetives particulares profissionais. Eles têm experiência em examinar as contas financeiras de uma empresa, avaliar comunicações, entrevistar funcionários e até, se necessário, se disfarçar. 

Entre as técnicas utilizadas, eles podem se envolver em vigilância corporativa envolvendo o rastreamento detalhado do uso do computador e o monitoramento próximo de áreas protegidas de um negócio. Tudo isso para garantir que a conduta ética dos funcionários seja consistente e que as políticas da empresa sejam seguidas de perto.

Além de ser bastante útil para descobrir se há apropriação indébita de fundos, corrupção, se um potencial parceiro de negócios é legítimo ou vazamento de dados, por exemplo. O detetive também pode realizar verificações de antecedentes, incluindo aprovação de novos membros do conselho, investigações financeiras e infrações de propriedade intelectual.

Para tanto, é possível que ele identifique pontos críticos em que a segurança deve ser melhorada e coletar provas de ações suspeitas.

O-que-e-e-como-funciona-uma-investigacao-empresarial1

Conte com a Elite Detetives!

Uma investigação empresarial geralmente tenta descobrir se um parceiro de negócios é legítimo, se uma potencial fusão de negócios faz sentido ou se está ocorrendo fraude ou desfalque. Por isso, agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é e como funciona uma investigação empresarial, entre em contato com a Elite Detetives e saiba como nós podemos te ajudar!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp