Investigação empresarial no início do ano: quais os benefícios?

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Vivemos em uma era de análise sofisticada e abrangente das empresas ( e seus gerentes) pelo governo, mídia e até pelos próprios funcionários. Muitos negócios lidam regularmente com alegações de denúncias, demandas de acionistas, entre outros. E uma investigação empresarial interna é a melhor maneira de responder e por que não, prevenir.

Objetivo de uma investigação empresarial 

Uma investigação empresarial interna é uma investigação formal conduzida por uma empresa para determinar se as leis, regulamentos ou políticas internas foram violadas. Caso ocorram violações, são recomendadas medidas corretivas.

O objetivo de qualquer investigação é obter uma visão direta dos fatos; isto é, o que aconteceu, quando aconteceu, quem foi o responsável  e que outras ações podem ser necessárias para evitar que a alegada transgressão volte a ocorrer.

Uma investigação bem feita geralmente inclui um relatório final que memoriza os resultados da investigação e inclui medidas corretivas específicas a serem tomadas pela empresa.

Por que no início do ano?

Todas as empresas e pessoas começam um novo ano com novas resoluções e maneiras de agir e trabalhar. Nada mais justo que iniciar o ano com uma nova política interna. De modo que possam ser realizadas, periodicamente, manutenções preventivas.

Com o distanciamento social e trabalho remoto as dinâmicas mudaram, mas as formas de tomadas de decisão e estratégias não. Por isso, é sempre importante aplicar com efetividade algum programa de compliance.

E para garantir que o compliance funcione é necessário dispor de uma política de investigação empresarial robusta e uma equipe de investigação ativa e independente.

Benefícios de conduzir uma investigação empresarial

As investigações internas auxiliam a empresa na coleta de informações, formulação de defesas e remédios para as consequências identificadas.

Especificamente, as investigações internas são úteis para as empresas identificarem o pessoal a ser censurado, bem como as políticas ou procedimentos que precisam de remediação.

Uma investigação interna também pode colocar uma empresa em posição de avaliar com precisão a suposta irregularidade e considerar o início de negociações de acordo com os prejudicados ou, uma investigação pode fornecer suporte para a posição de que nenhuma irregularidade ocorreu.

Além disso, ao conduzir uma investigação, a empresa demonstra que está levando o suposto delito a sério e a remediação subsequente demonstra que espera que seus funcionários cumpram padrões mais elevados ao seguir todas as leis e políticas da empresa.

Riscos de uma má investigação ou falta de investigação na empresa

Deixar de investigar pode levar a uma maior atenção por investigadores do governo e fortalecerá a determinação do governo e a base para impor penalidades civis e criminais. 

Além disso, pode enviar uma mensagem negativa aos funcionários e ao público, essencialmente significando que a empresa se preocupa pouco com a conformidade interna ou irregularidades. 

Talvez o mais importante seja a responsabilidade civil e criminal que pode recair sobre a empresa e seu pessoal se a alegada má conduta continuar sem remediação.

Uma investigação mal conduzida traz seu próprio conjunto de riscos.

Além de ter mais prática em evitar essas armadilhas, um conselheiro experiente terá mais credibilidade para alavancar se ou quando a empresa decidir divulgar suas descobertas.

Como funciona uma investigação empresarial interna de qualidade

Embora as técnicas necessárias para conduzir uma investigação interna de qualidade variem com as circunstâncias, uma investigação de qualidade geralmente segue estas práticas:

1. Permanece justo e objetiva

Não prejulgue o resultado, mas considere a investigação uma operação de apuração dos fatos. Os fatos serão seguidos aonde forem levados e as evidências serão ponderadas com imparcialidade.  Conduza todas as entrevistas e analise todos os documentos relevantes antes de tirar conclusões.

2. Mantém a sensibilidade aos conflitos de interesse reais ou percebidos

Uma boa investigação evita o aparecimento de preconceitos e parcialidade.

3. Registra e documenta com responsabilidade as evidências críticas 

Ao saber de uma política potencial ou violação legal, faça um plano de entrevista que inclua todas as testemunhas-chave e a coleção de todos os documentos relevantes para revisão. 

A proximidade é crítica para coletar testemunhos enquanto as memórias estão frescas.

4. Considera as implicações mais amplas da investigação

Como a investigação afetará a empresa? O quadro? A indústria? Isso terá consequências para os negócios? Existe risco de exposição civil ou criminal para a empresa ou seus diretores? Essas considerações e outras devem ser avaliadas.

Faça sua investigação empresarial com a Elite Detetives e dê credibilidade à posição de sua empresa!

Quando uma empresa toma conhecimento de uma investigação governamental ou de um problema interno que exige uma investigação, ela deve realizar uma investigação independente com a ajuda de um advogado externo experiente. 

Se realizada de maneira inadequada, a investigação pode ser cara e perturbadora para os negócios, os privilégios podem ser inadvertidamente renunciados e a imagem pública pode ser comprometida.

No entanto, uma investigação bem administrada pode dar credibilidade à posição da empresa, auxiliar no desenvolvimento de fatos, mitigar penalidades financeiras ou criminais e funcionar como uma resposta de relações públicas.

Os detetives particulares empresariais da Elite Detetives são extremamente profissionais e discretos. Entre em contato já, e peça um orçamento.

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