Como é Conduzida Uma Investigação Empresarial?

Como é Conduzida Uma Investigação Empresarial?

Os funcionários que trabalham na sua empresa estão diretamente relacionados ao sucesso ou fracasso do seu negócio. Sendo assim, devem ser selecionados através de bons processos seletivos para reduzir as chances de contratação de pessoas pouco confiáveis. No entanto, isso nem sempre é possível e, ainda que seja, às vezes é impossível garantir 100% a índole da pessoa. Em caso de desconfiança, saiba que é possível agir através, por exemplo, de uma investigação empresarial. Mas, como é a condução do processo?

Quando fazer investigação empresarial

As investigações empresariais são solicitadas quando existe uma desconfiança que recai sobre um ou mais funcionários, ou mesmo contra empresas concorrentes. Mas, o serviço também pode ser contratado antes, com o objetivo de identificar atitudes suspeitas.

Dessa forma, o objetivo da investigação empresarial pode ser: levantar provas que comprovem que um ou mais funcionários cometeram fraude, roubo ou furto e espionagem; identificar atitudes suspeitas que possam colocar em xeque o comportamento do funcionário.

E esse processo, para que seja realmente confiável e dentro da lei, deve ser conduzido por um profissional experiente, capacitado e qualificado, como é o caso do detetive particular.

Investigação empresarial: entenda como funciona

Investigação empresarial: entenda como funciona

Tudo tem início a partir de uma conversa franca com o contratante para entender um pouco da dinâmica da empresa, se ele já possui algum tipo de desconfiança e sobre o quê, assim como alinhar como o serviço será executado. O processo, basicamente, tem quatro etapas.

Inspeção na empresa

Uma empresa que está espionando outra pode utilizar diferentes recursos, inclusive a implantação de câmeras. Por essa razão, uma das etapas de investigação empresarial consiste em inspecionar o local para identificar a presença desse tipo de equipamento.

Trabalhar infiltrado na empresa

Ainda que os demais funcionários suspeitem de um dos colegas, fazer acusações sem provas é complicado. Já o detetive particular pode se passar por um novo funcionário com o objetivo de se aproximar do possível suspeito e levantar informações relevantes para a condução da investigação empresarial com os demais funcionários.

Verificação de equipamentos e sistemas

Caso o funcionário suspeito tenha enviado mensagens e informações sigilosas ou suspeitas utilizando os computadores da empresa, pode ser fácil descobrir. Para que isso seja possível, é necessário verificar os equipamentos e sistemas da empresa.

Análise de contas e documentos

A análise dos documentos sigilosos, das contas a pagar e receber, assim como do balanço contábil geral da empresa, também faz parte da investigação e é imprescindível para identificar movimentações suspeitas e fraudulentas.

Outros recursos podem ser empregados no decorrer da investigação, mas esses são os mais utilizados pelo detetive particular para levantar as informações necessárias.

Elite Detetives – Referência em investigação empresarial

A equipe da Elite Detetives é formada por investigadores com ampla experiência em investigação empresarial. Se você desconfia de algum funcionário e quer garantir a segurança da sua empresa, não pode mais perder tempo. Entre agora em contato e saiba mais sobre como a investigação empresarial pode trazer ótimos resultados.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp