Quais as principais técnicas de uma investigação empresarial?

Técnicas de investigação empresarial | Elite Detetives

Quem está no comando de uma empresa sempre precisa pensar nos riscos que o negócio pode correr. Além dos desafios cotidianos, é preciso ficar atento às suspeitas de que funcionários ou sócios estão agindo de maneira prejudicial, ou até mesmo se há concorrentes praticando espionagem. Uma investigação empresarial é a melhor maneira de tirar essas dúvidas.

Na condução de uma investigação empresarial, o detetive particular tem por objetivo conseguir provas da existência de fraudes, desvio de verbas, sonegações, vendas de informação, chantagem e outras atividades ilegais do setor corporativo.

É uma tarefa que precisa ser executada por um profissional, afinal, é um processo que exige cautela e sigilo. Um detetive foi treinado para saber como agir durante uma investigação empresarial, e sempre manterá a postura adequada.

Como se inicia uma investigação empresarial?

Um detetive particular já sabe que técnicas precisa usar para descobrir a verdade. Aplicando essas medidas, ele estará buscando evidências que tenham sido deixadas pelo infrator e que vão comprovar de maneira concreta a ocorrência do crime.

Antes de tudo, o detetive deverá fazer uma levantamento de todos os funcionários daquela empresa. Conforme o perfil de cada um, é possível traçar quais são os principais suspeitos da atividade ilícita. Antecedentes dos trabalhadores também são levantados, como informações cível e criminal, crédito, localização e experiências em empresas anteriores.

Na sequência, serão adotadas algumas atitudes para checagem das operações da empresa, sempre mantendo a investigação empresarial com integridade e discrição.

Como o detetive particular prossegue com a investigação empresarial?

É preciso que seja realizada uma verificação de todos os canais de comunicação da empresa. Sejam históricos de conversas pela internet ou conversações por telefones gravadas. Desse modo, é possível captar a existência de algum diálogo incriminador, onde se menciona a prática da ação ilegal.

As empresas também possuem sistema de câmeras, e o material gerado nas gravações de vídeo também é analisado pelo detetive, já que pode entregar um funcionário ou sócio agindo de maneira estranha ou dirigindo-se para uma reunião suspeita.

Enquanto observa comportamentos suspeitos, o detetive pode vir a fazer fotos e vídeos dos indivíduos que estão agindo dessa forma. Para estar presente no ambiente da empresa sem que ninguém desconfie, o detetive é “contratado” como um funcionário normal. Assim, terá a proximidade necessária para observar os trabalhadores na convivência do dia a dia.

Conte com os serviços de detetives particulares de qualidade!

Deixe a Elite Detetives investigar para você. Temos uma equipe de profissionais altamente capacidade para resolver casos de investigação empresarial, além de uma tecnologia de ponta que auxilia na aplicação da metodologia do nosso trabalho. Entre já em contato e faça o seu orçamento!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp