Os Sinais de Alerta de Assédio e Discriminação no Local de Trabalho

Os sinais de alerta de assédio e discriminação no local de trabalho

Prestar atenção e ficar de olho em sinais de assédio e discriminação é algo extremamente importante para criar um ambiente de trabalho seguro. Principalmente porque alguns funcionários podem relutar em relatar incidentes, pois nem sempre se sentem à vontade para fazê-lo. Afinal, em muitos casos, o medo de retaliação e de ser apontado por outros funcionários acaba sendo maior que a vontade de denunciar uma prática abusiva dentro da organização.

Como criar um ambiente de trabalho seguro para todos?

A maioria das pessoas espera um ambiente de trabalho no qual possam cumprir suas obrigações profissionais com o apoio de outros membros da equipe e sem estresse excessivo. Infelizmente, nem sempre é isso que elas encontram. 

O assédio no local de trabalho não é apenas um problema de uma grande ou pequena empresa. Ele existe em todos os tipos de locais de trabalho e pode afetar os trabalhadores e dificultar o desempenho esperado.

De intimidação à discriminação direta, esse é um problema que assume várias formas e deve ser combatido. Isso pode significar a:

  • Realização de sessões de treinamento com os funcionários;
  • Definição de uma política interna com diretrizes sobre denúncias e sanções;
  • Identificação dos sinais de assédio e discriminação no local de trabalho;
  • Contratação de um detetive particular para investigar denúncias e obter provas do que está acontecendo.

Essas medidas são necessárias para criar um ambiente de trabalho seguro para todos os seus funcionários, e ajuda a demonstrar o compromisso da administração com as políticas da empresa na prevenção de práticas abusivas. 

Os sinais de alerta de assédio e discriminação no local de trabalho

Conheça os Sinais de Assédio e discriminação no local de trabalho

Como dito anteriormente, para criar um ambiente de trabalho seguro é necessário, entre outras coisas, prestar atenção aos sinais de assédio e discriminação, que incluem:

  • Aumento da taxa de rotatividade de funcionários na empresa. Obviamente, às vezes alguns funcionários saem por motivos pessoais ou por aumento de salário. No entanto, existem alguns casos em que há algo mais profundo que os faz abandonar um emprego em que eram bons e pareciam gostar;
  • Mudanças de comportamento. Em muitos casos, as mudanças comportamentais se desenvolvem como um dos sinais de assédio e discriminação no local de trabalho. Por exemplo, uma pessoa pode se tornar menos amigável e aberta ao se comunicar com os colegas de trabalho;
  • Mudanças de desempenho de trabalho. Frequentemente, uma vítima de assédio ou discriminação apresenta alterações de desempenho. Por exemplo, uma pessoa pode ter problemas para se concentrar ou cumprir prazos. Também pode enviar um trabalho desleixado ou desorganizado, ou deixar de cumprir as metas por completo;
  • Mudanças de frequência. Se um funcionário que antes era pontual e confiável, repentinamente desenvolve o hábito de chegar atrasado ao trabalho, isso também pode ser um dos sinais de assédio e discriminação. Esse sinal pode ser particularmente revelador se acompanhado de sinais físicos de estresse, como dores de cabeça frequentes, dores de estômago e fadiga.

Conte com a Elite Detetives!

Os empregadores são responsáveis ​​por criar um ambiente de trabalho seguro para os seus funcionários. Parte dessa tarefa consiste justamente em aprender a reconhecer os sinais de assédio e discriminação. Mas também pode envolver a contratação de um detetive particular.

Por meio de uma investigação empresarial, você pode obter evidências que comprovem se um funcionário está sendo vítima de assédio ou discriminação. Dessa forma, é possível tomar todas as medidas cabíveis junto com o setor de recursos humanos da empresa.

Portanto, entre em contato agora mesmo e saiba mais sobre os serviços prestados pela Elite Detetives!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp