Tipos de Traição: Conheça os Tipos e Características

A fidelidade é um dos pilares básicos em que se baseia a relação de um casal e, quando está comprometida, é difícil recuperar a estabilidade e fazer com que o relacionamento funcione como antes. Contudo, embora os resultados e efeitos colaterais sejam os mesmos, nem todas as traições são iguais. Pelo contrário, por mais curioso que isso pareça, na verdade existem diferentes tipos de traição.

15 tipos de traição: conheça quais são e as suas características

Quando o assunto é infidelidade, uma das primeiras coisas que vem na nossa cabeça é o clássico caso em que uma pessoa trai a outra com um beijo ou em um encontro sexual.

No entanto, é necessário ter em mente que existem diversas maneiras de ser infiel aos nossos parceiros, dependendo sempre do acordo que ambas as partes têm. Afinal, a fidelidade é mais do que um compromisso mútuo em que se concorda em não ter relações sexuais com outras pessoas.

É um vínculo baseado no respeito, na intimidade, no reconhecimento pessoal e emocional, na dedicação, no interesse e no cuidado com o outro. São pequenos elos que conferem resistência a essa relação, aí, que às vezes basta que algum aspecto falhe para que os medos e as desconfianças surjam instantaneamente.

Mas, se nem todos os casos de infidelidade são iguais, quais são os tipos de traição que existem? Elas podem ser categorizadas conforme você confere a seguir:

De acordo com sua natureza

Traição sexual

Começaremos esta lista com um dos tipos de traição mais comuns e, ao mesmo tempo, o mais carnal. A infidelidade sexual é um tipo de infidelidade em que há relação sexual, e as pessoas envolvidas não necessariamente experimentam um apego emocional profundo.

Traição emocional

Já um dos tipos de traição mais dramáticos, a infidelidade emocional ocorre quando uma pessoa, mesmo estando em um relacionamento, começa a ter sentimentos e a gerar um vínculo amoroso baseado na cumplicidade, confiança e intimidade com outra pessoa e faz isso de forma escondida. Aqui, não necessariamente precisa ter relação sexual, mas carinho, amor, flerte, uma linguagem amorosa, uma conexão especial e única.

De acordo com sua intenção

Traição direta

A infidelidade direta é aquela em que o infiel tem em mente enganar seu parceiro. Ou seja, antes que a traição realmente ocorra, a pessoa já fez movimentos para poder fazer sexo com outra pessoa. Em última análise, é deliberado e premeditado, em que a ideia é ser infiel desde o primeiro momento e a pessoa executa seu plano.

Traição indireta

Uma infidelidade é indireta quando ocorre o contrário do caso anterior. Neste caso, não há a intenção inicial de ser infiel, mas esse desejo ou pensamento surge de repente. Por exemplo, ocorre quando uma pessoa está em um relacionamento ruim, mas a proximidade com alguém a quem ela conta seus problemas termina em traição.

De acordo com o meio em que ocorre

Traição virtual

A infidelidade virtual é muito comum hoje em dia graças às novas tecnologias, que tornou esse tipo de traição muito confortável e recorrente. Nem sempre envolve um encontro pessoal e físico, porém pode ocorrer, por exemplo, sexo virtual ou o sexting, que é a troca de mensagens e fotos de conteúdo erótico com uma terceira pessoa.

Traição física

A infidelidade física é o oposto da virtual e uma das mais frequentes. Trata-se daquele tipo de traição que não é cometida online e está claramente relacionado à atração física. Por exemplo, as pessoas podem se encontrar em um restaurante e, depois de estabelecerem um relacionamento secretamente, acabam consumando o ato. A infidelidade física

De acordo com suas implicações emocionais

Traição com envolvimento emocional

A traição com envolvimento emocional é aquela em que a pessoa que tem um parceiro “sente algo” por outro homem ou mulher. Aqui, pode ou não haver sexo, mas esse tipo de infidelidade costuma gerar muitas dúvidas, pois não é tão explícito quanto os outros.

Traição por impulso

Entre os tipos de traição, esse também é relativamente comum. Acontece simplesmente para satisfazer desejos físicos ou de outro tipo, sem estabelecer vínculos emocionais.

De acordo com os motivos que a originam

Traição por uso ou excesso de substâncias

Este tipo de infidelidade costuma acontecer com pessoas que são viciadas ou com aquelas que, ao fazerem uso de certas substâncias como drogas ou álcool, não podem controlar seus impulsos, sejam eles sexuais ou não e, em algumas situações, podem ser infiéis, provavelmente, de forma não consciente e nem se recordarão.

Também existem casos de pessoas que não estão satisfeitas em suas relações e, ao consumir alguma substância e diminuir algumas barreiras morais, podem chegar a ser infiéis por seguirem um desejo que não se permitem seguir em seu estado de sobriedade.

Traição por baixa autoestima

Por sua vez, esse tipo de traição é aquela realizada por pessoas com baixa autoestima e que não se sentem amadas em seu relacionamento, por isso buscam na infidelidade o que realmente não têm em seu relacionamento.

Traição como uma maneira de terminar o relacionamento

Às vezes, algumas pessoas querem terminar o relacionamento, mas não sabem como fazê-lo. Assim, ficam tentando arranjar motivos para essa quebra de vínculo com o parceiro. Nestes casos, elas podem usar outra pessoa para ajudá-los a passar por isso e a superar os maus momentos, não se sentindo sozinhos.

Traição substituta

A infidelidade substituta costuma ocorrer quando a pessoa infiel procura na infidelidade algo que está faltando a ela no relacionamento. Pode ser, por exemplo, sexo, amor ou atenção.

Traição hedonista

Dos tipos de traição, aqui a pessoa não age movida por uma carência, mas sim pelo puro desejo. Ou seja, é infiel porque quer ser.

Traição por ninfomania

São infidelidades sexuais em que a única coisa que a pessoa quer é satisfazer sua obsessiva necessidade erótica. O vício sexual se manifesta por um padrão de comportamento sexual descontrolado, alternando com períodos de relativa calma.

Traição por vingança ou rancor

Há pessoas que descobrem que foram traídas e, motivadas por toda essa raiva e frustração, decidem ser infiéis também.

A importância de contratar um detetive para investigar os diferentes tipos de traição

Embora ser infiel não seja algo novo e exista há bastante tempo, é uma situação que não é bem vista pela sociedade. Inclusive, muitas vezes é um assunto ignorado nas conversas entre um casal, porque se entende que essa situação não ocorrerá. Contudo, traições acontecem e sempre aconteceram.

Por isso, se você suspeita do seu parceiro, contratar um detetive particular para realizar uma investigação conjugal pode ser uma boa ideia. Afinal, investigar por conta própria, principalmente nestes casos, não é o ideal, já que envolve um misto muito grande de sentimentos.

O detetive tem amplo conhecimento sobre os diversos tipos de traição que existem, de forma que ele consegue olhar os casos por todos os ângulos para chegar à verdade. Portanto, esse profissional irá conduzir o processo investigativo completo, de maneira imparcial e objetiva, a fim de descobrir se a pessoa que você ama está sendo infiel com você.

Conte com a Elite Detetives!

Agora que você já sabe que não existe apenas um, mas vários tipos de traição, se você deseja saber se está sendo traído(a), entre em contato conosco! A Elite Detetives é uma agência de detetives particulares com ampla experiência em investigação conjugal.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp