Roubo de Propriedade Intelectual, como se proteger?

Roubo de Propriedade Intelectual como se proteger

Com o espaço online cada vez mais cheio, a computação em nuvem se tornando tão popular e quase tudo estando localizado na internet, crimes como o roubo de propriedade intelectual estão mais fáceis do que nunca. Por esse motivo, muitas pessoas e empresas têm dúvidas sobre como se proteger e proteger o seu patrimônio. 

Se esse é o seu caso, para te ajudar, no artigo de hoje da Elite Detetives, falaremos sobre esse assunto. Portanto, continue a leitura!

O que é roubo de propriedade intelectual?

O roubo de propriedade intelectual é aquele em que uma ideia, expressão criativa ou invenção de um indivíduo ou empresa é roubada. Assim, pode se referir a alguém roubando patentes, direitos autorais, marcas registradas ou segredos comerciais, por exemplo. Isso inclui, entre outras coisas, nomes, logotipos, símbolos, invenções, listas de clientes, até filmes, músicas, conteúdos da web, processos de negócios, softwares e muito mais. 

Esse tipo de prática criminosa é relativamente comum e pode ocorrer de diversas formas, como:

Erro humano

Erros acontecem, mas deve-se ter cuidado. Afinal, o roubo de propriedade intelectual pode ocorrer de maneira fácil e rápida sempre que um funcionário bem intencionado:

  • perde um dispositivo com dados da empresa;
  • envia acidentalmente arquivos contendo segredos comerciais para fora da rede corporativa;
  • compartilha inadvertidamente dados confidenciais com terceiros não autorizados.

Hacker

Hackers usam diversas técnicas, inclusive de phishing, para entrar nas redes de diversas empresas. Dessa forma, conseguem roubar grandes volumes de propriedade intelectual e outras informações e tecnologias confidenciais.

Exploração de acesso

Ao explorar seu acesso a arquivos confidenciais, funcionários descontentes podem roubar segredos comerciais e compartilhá-los com concorrentes ou criminosos.

E como se proteger contra esse crime?

Qualquer que seja o caso, o roubo de propriedade intelectual pode resultar em sérios danos econômicos, perda de vantagem competitiva e diminuição do crescimento dos negócios. Por isso, a sua empresa precisa estar preparada para prevenir esse crime, além de estar preparada para investigar caso haja suspeitas:

Identifique e localize as suas propriedades intelectuais

Se você não sabe o que é e onde a sua propriedade intelectual está armazenada, você não pode protegê-la implementando políticas e procedimentos adequados. Por isso, localize e identifique esses ativos importantes.

Lembre-se ainda que todos em uma organização podem trabalhar para proteger a propriedade intelectual se entenderem exatamente o que precisa ser protegido e de quem. Portanto, garanta que a liderança corporativa esteja se comunicando regularmente com departamentos como RH, marketing, vendas, jurídico, produto e outros para proteger adequadamente a propriedade intelectual.

Realize uma análise de risco

Descreva todos os ativos de sua organização para determinar qual perda de propriedade intelectual causaria mais danos e quais desses ativos correm maior risco de serem roubados. Ao avaliar esses dois fatores juntos, as organizações podem priorizar e identificar objetivamente onde gastar seus esforços de proteção e capital.

Eduque os funcionários

As pessoas, mesmo quando bem intencionadas, costumam ser o elo mais fraco da cadeia de segurança. Priorize a educação de todos os funcionários para que compreendam completamente como podem expor a propriedade intelectual, mesmo sem querer. 

Em particular, certifique-se de que eles entendam os riscos de violações acidentais como resultado do uso de plataformas externas de e-mail, serviços de compartilhamento de arquivos, ferramentas de colaboração como Google Docs, e recursos de nuvem e aplicativos de conversa como Slack ou WhatsApp.

Identifique as lacunas de segurança

Pensar como um invasor geralmente é a maneira mais produtiva de proteger a propriedade intelectual. Por exemplo, depois de assumir o ponto de vista de um hacker, talvez seja descoberto que segurança adicional precisa ser aplicada a componentes tradicionalmente ignorados.

Roubo de Propriedade Intelectual como se proteger1

Contrate um detetive particular

Para ficar à frente do risco sempre presente de roubo de propriedade intelectual, as organizações podem contratar um detetive particular. Esse profissional será muito útil para:

  • prevenção, pois conduzirá a investigação empresarial com o objetivo de revelar lacunas de segurança até mesmo ocultas ou imprevistas;
  • descobrir o que aconteceu se o roubo de propriedade intelectual já tiver ocorrido, a fim de conseguir provas não só do crime, mas também de quem são os infratores, para que as medidas legais possam ser tomadas.

Conte com a Elite Detetives!

Com o alto risco de roubo de propriedade intelectual para empresas de todos os tamanhos e setores, é importante proteger os ativos críticos e a saúde dos negócios a longo prazo. Por isso, entre em contato agora mesmo e descubra como os detetives particulares da Elite podem te ajudar!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp