Investigação Particular x Investigação Policial: Até onde pode ir o trabalho de um detetive?

Investigação Particular x Investigação Policial

Os serviços do detetive consistem em realizar as investigações necessárias para obter e fornecer informações e provas sobre diversas áreas da vida pessoal, profissional ou social. Contudo, uma dúvida bastante comum é em relação à investigação particular x investigação policial. Isto é, quais os limites e até onde pode ir o trabalho de um detetive particular?

Quais as diferenças entre investigação particular x investigação policial

Muitas pessoas acreditam que investigação particular x investigação policial são basicamente sinônimos. Essa crença geralmente vem de livros e filmes, mas na realidade não é bem assim, conforme você confere a seguir:

Investigação particular e o papel do detetive particular

No caso da investigação particular, como o próprio nome sugere, todos os casos são de nível privado. Isso significa que o detetive particular, profissional responsável por realizar esse tipo de processo investigativo aceita casos que não têm nada a ver com violações da lei. Desse modo, ele não pode, por exemplo, solicitar ou cumprir um mandado de busca ou prisão.

De igual forma, também não tem poderes especiais ou acesso a informações que não estão disponíveis para qualquer outro cidadão. A diferença é que o detetive particular sabe onde e como encontrar as informações que precisa.

O seu trabalho, portanto, consiste em investigações como de infidelidade no casamento, fraudes corporativas, localização de pessoas, etc. Assim, qualquer pessoa pode contratar um detetive particular, como advogados, companhias de seguros, empresas e clientes particulares, se tiver dúvidas ou suspeitas sobre algo ou alguém. 

Contudo, por se tratar de uma investigação particular, o detetive é pago pela pessoa que contratou seus serviços e, às vezes, pode rejeitar casos que não quer ou não acha viável.

Investigação policial

Por sua vez, a investigação policial consiste em investigar casos que estão diretamente ligados à aplicação da lei. Para isso, ela é realizada por investigadores que trabalham para os governos municipal, estadual e federal e pertencem a uma força policial. E, como tal, são encarregados de fazer cumprir as leis. Portanto, estão sujeitos aos procedimentos constitucionais de busca e apreensão, interrogatório, devido processo legal, etc.

Além de atuar em casos mais complexos, os policiais não podem escolher os casos que atendem ou não. Pelo contrário, já que têm o dever de ajudar a população durante o seu trabalho. Eles, ao contrário dos detetives particulares, podem executar mandados de prisão, busca e apreensão por violações criminais ou administrativas. 

Investigacao-Particular-x-Investigacao-Policial

Quando contratar um detetive particular?

Como mencionado anteriormente, os detetives particulares trabalham com investigações não criminais. Portanto, eles podem ser contratados em casos de animais perdidos, desconfiança conjugal, suspeitas de fraudes, entre outros. Contudo, caso descubram algum ato ilegal durante o processo investigativo, o contratante e as autoridades devem ser notificados.

Vale ressaltar ainda que, em alguns casos, os detetives particulares podem sim fornecer auxílio em casos criminais, desde que autorizados pelo delegado responsável.

Procurando detetive particular? Conte com a Elite Detetives!

A Elite Detetives possui uma vasta experiência em investigação particular. Por isso, agora que você já sabe a diferença para a investigação policial, entre em contato e saiba como nossos detetives particulares profissionais podem te ajudar!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp