Qual é a diferença entre investigação policial e particular?

Qual é a diferença entre investigação policial e particular?

Embora o Brasil tenha regulamentado a profissão de investigador particular, algumas pessoas confundem esse serviço com investigações policiais. Porém, é importante enfatizar que são trabalhos diferentes. Portanto, separamos alguns pontos para esclarecer a diferença entre detetives e policiais, para que você saiba a quem ligar em cada situação.

Detetive particular x policial: essenciais para a sociedade de formas diferentes

Apesar de serem muito importantes para a sociedade, esses dois profissionais possuem diferenças. Saiba mais sobre essas e outras diferenças entre esses tipos de detetives em nosso artigo, confira:

O que faz detetive particular

Vale ressaltar que, de acordo com a Lei nº 13.432 de 2017, os investigadores particulares possuem certas restrições à apuração de fatos. Ao contrário de um investigador da polícia, ele não pode investigar nenhum caso criminal. 

Os serviços mais populares entre os detetives particulares incluem: família, casamento e pesquisa, traições, uso de drogas e desaparecimentos.

No processo de coleta de informações, ele pode: rastrear, tirar fotos, fazer filmes e gravar áudio. Em suma, o investigador particular é o responsável pela descoberta dos casos particulares e, portanto, é pago pela pessoa que contratou seus serviços.

O que faz detetive policial

Ao passo que os detetives particulares trabalham em áreas privadas, os policiais servem ao país como membros da polícia civil. Além de atuar em casos mais complexos, ele também tem o direito de executar mandados de prisão, busca e apreensão por violações criminais ou administrativas. Homicídio e tráfico de drogas são apenas alguns exemplos. 

Esses investigadores são obrigados a ajudar o público durante o seu trabalho, por isso não podem escolher entre aceitar ou rejeitar o caso apresentado. Todos devem ser vistos e investigados, diferente do particular que pode escolher os casos que atende ou não. 

Esses investigadores podem trabalhar juntos?

Percebe-se que as ações dos investigadores particulares são mais concentradas, voltadas inteiramente para as investigações não criminais. Essa é a principal diferença entre os dois, afinal, não é tarefa do investigador particular solucionar crimes, nem que ele não possa chamar o delegado na hora de fazer investigações extraconjugais, certo? 

Acontece que em alguns casos os dois podem trabalhar juntos. Em primeiro lugar, se um ato ilegal for confirmado durante a investigação, o investigador particular deve notificar a pessoa que o contratou e as autoridades de políciais. Portanto, como as operações anteriores já estão em andamento, eles podem eventualmente investigar juntos, desde que autorizado pelo delegado responsável.

Elite detetives pode te ajudar

Somos uma agência de detetives particulares com grande tempo de atuação.

A Elite Detetives é uma empresa que atua no segmento há mais de 20 anos, realizando os mais diversos tipos de investigação particular e ajudando a solucionar muitos casos de clientes. 

Com equipamentos de ponta, nossa equipe de detetives está sempre pronta para realizar uma completa investigação, visando sobretudo a saúde da sua família e proteção aos direitos da criança. Conte com quem entende do assunto, entre em contato conosco!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp