Não Classificado

Praticamente todo mundo concorda que mentir é um hábito destrutivo que fere você e todos ao seu redor. Quando se trata de relacionamentos amorosos, fica mais complicado ainda, principalmente quando as mentiras e desconfianças vem acompanhadas de traição. Mesmo assim, muitas pessoas pensam que não há nada de errado em contar uma mentirinha aqui e ali, mas você já parou para pensar sobre quais são os efeitos causados pelas mentiras entre um casal e, mais do que isso, como descobrir mentiras no relacionamento?

Quais são os efeitos causados pelas mentiras entre um casal?

A maioria das pessoas que mentem se preocupa com os riscos de ser honesta, mas acaba não se preocupando com o que a desonestidade pode causar. Mas os efeitos causados pelas mentiras no relacionamento devem sim ser levados em consideração, principalmente quando realmente existe amor entre as partes e a vontade de ambos de fazer o relacionamento durar.

A seguir, confira alguns desses efeitos:

Falta de confiança

Descobrir mentiras no relacionamento, ainda que pequenas, pode enfraquecer a relação. Afinal, todo relacionamento é construído com base na confiança mútua. 

E, embora muita gente possa argumentar que a confiança sempre pode ser reconquistada, não é tão simples quanto parece, já que a pessoa que ouviu as mentiras terá tantos bloqueios emocionais que pode ser difícil reconquistar a confiança.

As mentiras no relacionamento, então, acabam destruindo rapidamente essa confiança, prejudicando ambas as partes no processo.

Demonstração falta de respeito e egoísmo

É fato que algumas verdades claramente podem colocar tudo em risco. Contudo, as mentiras no relacionamento tendem a ser ainda mais prejudiciais. Ouvir a verdade, não importa o que seja, confere o sentimento de respeito entre um casal. 

Isso demonstra para uma pessoa que a outra atribui um valor significativo à relação e não é capaz de prejudicá-la ou enganá-la.

Além disso, contar a verdade, mesmo sabendo que vai magoar a outra pessoa, mostra que você está disposto(a) a assumir a responsabilidade pelos seus atos e agir com respeito com quem se ama. 

Por outro lado, quando alguma mentira é contada, a falta de respeito se torna aparente e é possível que surja uma grande tensão no relacionamento. E quem mente está essencialmente colocando seus próprios interesses a frente de tudo. 

Perda da autoestima

As mentiras no relacionamento, infelizmente, podem ser uma armadilha para a autoestima de quem está sendo enganado. Afinal, o momento em que uma pessoa percebe que está mentindo para ela, é altamente desagradável e faz com que, inevitavelmente, ela se sinta tola por nunca ter desconfiado. 

Ser levado a se sentir assim corrói todos os sentimentos positivos que alguém pode ter em relação a outrem. Como resultado, a mágoa, o ressentimento e a decepção fazem com que a visão que você tem sobre o seu parceiro mentiroso mude para sempre pela dor que ele infligiu a você.

Término do relacionamento

As mentiras no relacionamento, por menores que sejam, e a consequente quebra de confiança, podem acabar rapidamente com tudo que foi construído por anos. Dessa forma, levando a brigas, desgaste e até mesmo ao término da relação. 

Como descobrir mentiras no relacionamento: fique atento aos sinais!

Vamos ser sinceros, a convivência entre duas pessoas, por si só, já não é nada fácil. Pelo contrário, é algo que requer muita paciência, conversa e bastante confiança entre as partes se ambos quiserem que a relação seja realmente duradoura.

No entanto, mesmo em relacionamentos longos e firmes, muitas pessoas podem se encontrar em circunstâncias em que sentem, por qualquer motivo, que seu parceiro ou parceira pode não estar sendo completamente honesto(a).

Por isso, se você quer saber como descobrir mentiras no relacionamento, uma coisa muito importante a se fazer é observar atentamente os sinais. Lembre-se, contudo, que alguns deles podem ser facilmente mal interpretados. Portanto, tenha cuidado e fique atento se o seu parceiro ou parceira:

  • Evita contato visual;
  • Olha fixamente para você ou para algum ponto específico quando se contando uma história;
  • Te acusa de mentir ou diz que nunca mente;
  • Usa uma linguagem corporal e faz expressões faciais que não correspondem ao que está sendo dito, como dizer “não”, mas balançar a cabeça para cima e para baixo;
  • Fica hesitante, na defensiva ou nervoso;
  • Cruza braços ou pernas;
  • Apresenta inconsistências quando compartilha algum acontecimento;
  • Encolhe os ombros e mantém uma postura desleixada;
  • Fica brincando com o cabelo;
  • Dá respostas evasivas;
  • Muda o tom de voz;
  • Não chega perto de você durante uma conversa;
  • Se contradiz.

É válido ressaltar que todos esses sinais descritos acima devem ser analisados com base no padrão comportamental de cada pessoa. Afinal, alguns deles podem ser comuns e não sinais de que estão mentindo.

Por que realizar uma investigação conjugal?

Você pode observar certos indícios de que o seu parceiro(a) está mentindo, como os sinais mencionados anteriormente. Contudo, a verdade é que, muitas vezes, eles são insuficientes para culpar a pessoa em questão pela infidelidade. Além disso, identificar um mentiroso não é uma tarefa muito fácil, além de ser desgastante emocional e fisicamente falando. E até mesmo as suas próprias suspeitas podem atrapalhar a descoberta da verdade. 

Justamente por isso, se você quer saber como descobrir mentiras no relacionamento, a contratação de um detetive particular para conduzir uma investigação conjugal de maneira profissional pode ser exatamente o que você precisa. 

Dessa forma, será possível ter evidências concretas e obtidas de forma legal que ajudem a descobrir as mentiras no relacionamento e até mesmo casos de traição. Fazendo, então, com que a pessoa possa confrontar o cônjuge e tomar uma decisão mais assertiva sobre o que fazer com o seu próprio relacionamento.

Entre em contato com a Elite Detetives!

Em qualquer relacionamento, as pessoas não precisam ser um livro aberto. Isto é, elas não precisam contar tudo ao seu parceiro, o tempo todo. Contudo, é importante ter em mente que mentiras podem arruinar uma coisa boa. Dito isso, caso suspeite de que a pessoa que você ama está mentindo para você e quer saber como descobrir mentiras no relacionamento, um detetive particular pode te ajudar!

Mentiras no relacionamento: quais são os efeitos disso e como descobrir

Mentiras no relacionamento
Praticamente todo mundo concorda que mentir é um hábito destrutivo que fere você e todos ao seu redor. Quando se trata de relacionamentos amorosos, fica mais complicado ainda, principalmente quando as mentiras e desconfianças vem acompanhadas de traição. Mesmo ...
Leia mais...

Investigador e Detetive: Qual é a diferença?

Investigador e Detetive: Qual é a diferença?
O detetive particular é um profissional que atua de forma autônoma, em uma agência ou em uma empresa sob demanda para os clientes que os contratam com o objetivo de revelar casos de adultério, encontrar familiares desaparecidos, realizar contra ...
Leia mais...
Whatsapp
Mande um Whatsapp