Quais são as funções do detetive particular em uma investigação empresarial?

Quais são as funções do detetive particular em uma investigação empresarial?

Detetives particulares na sua empresa? No Brasil, eles estão começando a ser usados ​​cada vez mais. Sabotagem, espionagem e fraudes trabalhistas são apenas alguns dos motivos mais comuns para isso. Esses profissionais não têm nada a ver com o clichê que os filmes de Hollywood criaram. Contudo, ainda existem dúvidas sobre as funções do detetive particular em uma investigação empresarial.

Confira as funções do detetive particular em uma investigação empresarial

Existem diversas funções do detetive particular em uma investigação empresarial. Algumas precisam do apoio de equipamentos de última geração, enquanto outras apenas da técnica de detetives particulares profissionais. Mas todas elas podem ser exercidas individualmente ou combinadas de acordo com as necessidades de cada caso:

Investigação prévia

Um dos ativos mais importantes de qualquer organização são os recursos humanos. Por esse motivo, a seleção das pessoas adequadas para integrar o quadro de funcionários é um elemento vital para o funcionamento da empresa.

Neste contexto, uma investigação prévia pode ser realizada pelo detetive particular para que, dessa forma, a contratação seja mais assertiva. Para tanto, isso pode incluir até mesmo uma análise de currículos e a verificação de antecedentes trabalhistas.

Afinal, às vezes, as informações encontradas nos currículos de pessoas que se candidatam a uma vaga não são verdadeiras. Portanto, os detetives devem corroborar.

Contra inteligência

Uma das principais funções do detetive particular em uma investigação empresarial, a contra inteligência é uma tarefa que consiste em evitar que os concorrentes obtenham informações confidenciais. 

Para isso, esse serviço é realizado de forma a detectar e combater a espionagem dentro das empresas. Garantindo, então, a proteção de dados, conhecimento, infraestruturas críticas e outros ativos sensíveis de um negócio.

Análise das gravações do circuito de câmeras

Muitas empresas possuem um sistema de segurança que conta com um circuito de câmeras. Isso é extremamente importante para evitar invasão de propriedade, furto e roubo de pessoas externas. Contudo, também pode ser bastante útil para prevenir fraudes internas, concorrência desleal, roubo de informações sigilosas e etc.

Justamente por isso, em uma investigação empresarial realizada por detetives particulares, esses profissionais podem analisar o material gerado nas gravações de vídeo. O objetivo é tentar identificar algum comportamento estranho de um funcionário ou até mesmo de um sócio, ou ainda se um deles está se dirigindo para uma reunião suspeita.

Confira as funções do detetive particular em uma investigação empresarial

Averiguação dos canais de comunicação

Essa também é uma das funções do detetive particular em uma investigação empresarial. Sim, os canais de comunicação de uma empresa podem ser verificados pelo detetive e, caso haja necessidade, usados como provas.

Portanto, sejam históricos de conversas pela internet ou conversas telefônicas gravadas, realizadas através de equipamentos da empresa ou utilizando canais de comunicação dela, o detetive pode fazer uma verificação completa. Tudo, é claro, a fim de captar a existência de algum diálogo incriminador, onde se menciona a prática da ação ilegal.

Vigilância

Entre as funções do detetive particular em uma investigação empresarial, é impossível não citar também a vigilância. Essa tarefa faz parte do dia a dia dos detetives e inclui esperar, assistir, ouvir e trabalhar disfarçado para obter evidências em foto ou vídeo.

Por que as empresas contratam detetives particulares?

Atualmente, as empresas exigem os serviços de detetives particulares com mais frequência. Isso ocorre por diversos motivos, mas um dos principais é justamente porque elas desejam manter a confidencialidade e a discrição ao investigar e resolver certos casos.

Afinal, alguns negócios e setores estão sempre sob os olhos do público. Assim, qualquer vazamento de informações pode arruinar a sua reputação. Além disso, não dá para deixar que a concorrência ou até mesmo um funcionário cause ou continue causando prejuízos financeiros e colocando em risco as receitas da organização.

Consequentemente, a busca por profissionais que realizem investigações empresariais de forma ética e dentro das leis tem crescido cada vez mais.

Conte com a Elite Detetives!

Agora que você já sabe as funções do detetive particular em uma investigação empresarial, por que não contar com a experiência de uma agência profissional? Conheça a Elite Detetives que atua há mais de 20 anos com diversos tipos de investigação. Entre em contato para saber mais sobre a nossa empresa ou até mesmo solicitar um orçamento!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp