Investigação Contra Inteligência Empresarial: A Solução para Evitar Fraudes Cibernéticas

Investigação Contra Inteligência Empresarial

Recentemente, a pandemia de COVID-19 impulsionou a digitalização e o uso de novas tecnologias nas empresas. Esse avanço tecnológico dentro de tantas organizações foi uma mudança bastante vantajosa, tanto em termos de agilizar as operações quanto para garantir a integração de diferentes canais de comunicação e divulgação. Dessa forma, tornou possível melhorar os processos internos e oferecer um atendimento mais personalizado aos clientes. 

No entanto, os casos de fraudes cibernéticas também aumentaram. Reconhecer que elas colocam em risco os ativos e valores da empresa é o primeiro passo para estabelecer um sistema capaz de preveni-las. A partir disso, cresceu a procura por serviços de investigação contra inteligência empresarial. Cada vez mais empresários, gestores e diretores estão vendo os benefícios de contratar uma agência de detetives particulares.

O que são fraudes cibernéticas?

Antes de mais nada, é importante entender o que são as fraudes cibernéticas. Bem, são tentativas criminosas de violar os sistemas de segurança das diferentes interfaces que são usadas no dia a dia de uma organização. É o caso, por exemplo, de bancos, e-mail, bancos de dados, nuvem, etc.

Da mesma forma, outros tipos de esquemas que podem ser considerados fraudes cibernéticas são: roubo de identidade, roubo de domínio de sites, roubo de informações para espionagem corporativa, desvio de fundos, contratação de empresas de fachada, entre outros. 

Tudo isso se traduz em perdas econômicas, ativos valiosos e até na confiança de clientes e parceiros. No entanto, embora muitas empresas tenham sido vítimas de tais crimes, a maioria ainda não possui medidas efetivas para preveni-los, comprometendo não apenas seu capital intelectual e monetário, mas também sua reputação e credibilidade.

Os principais tipos de fraude cibernética que mais afetam as empresas são:

Phishing

Esse método envolve usuários se passando por pessoas ou empresas confiáveis, principalmente por e-mail ou mensagens em redes sociais, para que as vítimas revelem dados pessoais e criptografados, como dados bancários, códigos de acesso, senhas etc. 

Também pode ocorrer com o envio de mensagens aparentemente inofensivas, mas com anexos maliciosos, links ou redirecionamentos que infectam computadores ou dispositivos móveis com malware que espionam suas ações enquanto descriptografa dados confidenciais.

Ataques de ransomware

São ataques complexos que comprometem a segurança dos servidores e terminais mais importantes de uma empresa para criptografá-los. Assim, seu sistema operacional fica bloqueado e impede qualquer acesso aos arquivos armazenados neles. O objetivo aqui é exigir um resgate para que os usuários afetados possam recuperar o controle.

As organizações que possuem grandes bancos de dados são os principais alvos desse tipo de ataque. Afinal, ao não conseguir acessar as informações essenciais para suas operações, ela fica neutralizada e, provavelmente, pagaria o resgate exigido.

Hacker

Aqui incluímos atividades promovidas por cibercriminosos para violar programas, aplicativos, computadores, dispositivos móveis e até bancos de dados para ganho financeiro ou espionagem. 

Esse tipo de fraude cibernética aumentou nos últimos anos, pois os sistemas de segurança digital não são capazes de proteger computadores fora da infraestrutura corporativa devido ao home office.

Roubo de identidade

Consiste em roubar a identidade de um cliente ou funcionário para se infiltrar na rede, programas ou software da empresa e obter dados confidenciais, bem como realizar transações bancárias e comerciais em benefício do criminoso.

Além de causar prejuízos financeiros, isso pode prejudicar seriamente a reputação da empresa, pois afeta diretamente clientes, parceiros e fornecedores.

Investigação contra inteligência empresarial: para que serve esse tipo de serviço?

Muitas vezes, as empresas, independentemente do porte e do segmento, podem suspeitar que a concorrência está espionando e roubando informações. Tudo bem, isso pode ser simplesmente paranóia que não vai a lugar nenhum e não é real. Mas e se for verdade? 

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, está cada vez mais fácil espionar outros negócios. As informações podem ser roubadas até mesmo através da internet.

As consequências para uma organização que é vítima das fraudes cibernéticas podem ser muito negativas. Por exemplo, imagine que a empresa que você tanto luta para superar está à frente daquele produto que você lançaria em pouco tempo. Isso supõe um desequilíbrio significativo no negócio, um descompasso no planejamento e na estratégia. Sem falar nas consequências econômicas que isso acarreta. 

Por isso é importante contratar uma investigação contra inteligência empresarial. Esse é um serviço que visa descobrir e prevenir a espionagem decorrente ou não de fraudes cibernéticas, e garante que a concorrência não obtenha dados relevantes da empresa de forma ilegal.

Dessa forma, você pode descobrir de onde as informações estão vazando ou encontrar brechas de segurança que devem ser melhoradas para evitar fraudes. Para tanto, será feita uma investigação completa de todos os processos e departamentos que podem ser espionados. 

Caso seja descoberto qualquer tipo de ação criminosa, o processo investigativo será conduzido de forma a encontrar os responsáveis pelas fraudes cibernéticas e pela espionagem industrial ou comercial. 

Com as provas do esquema coletadas em mãos, você poderá então tomar todas as medidas cabíveis legalmente junto ao setor de Recursos Humanos do seu negócio e com apoio de uma equipe jurídica.

Por que contratar um detetive particular?

Em um mundo tão competitivo como o atual, a verdade é que hoje a espionagem é até que bastante frequente no mundo corporativo. E uma das formas de espionar a concorrência é justamente através das fraudes cibernéticas. 

Como resultado, o roubo de informações tornou-se uma forma muito comum de concorrência desleal em termos comerciais. Contudo, sabemos que marcas, patentes e dados sensíveis são um ativo muito importante a ser cuidado. 

Para driblar esse problema, algumas empresas contam com o auxílio do departamento de Recursos Humanos para investigar internamente se os próprios funcionários fazem parte de algum esquema criminoso. Porém, é hora de pensar em ajuda profissional, como a que os detetives particulares podem fornecer. 

Essa é a solução mais indicada para acabar com qualquer suspeita e realizar uma investigação contra inteligência empresarial para conseguir provas que serão aceitas legalmente, caso seja necessário. 

Portanto, a contração de um detetive particular é um elemento que não deve ser descartado para proteger essas informações confidenciais, ainda mais em um momento em que as comunicações eletrônicas, portáteis e de internet, facilitam o roubo do mesmo.

Conte com a Elite Detetives!

Quando houver suspeitas de que a concorrência esteja realizando práticas de espionagem, ao lançar um produto no mercado antecipadamente ou realizar uma operação que foi dada como certa, é um bom momento para contratar os serviços da Elite Detetives.

Nossa equipe é formada por detetives particulares especializados e com vasta experiência não só em investigação conjugal e familiar, mas também em investigação contra inteligência empresarial. Portanto, entre em contato agora mesmo conosco!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp