Home Office – Como Saber se meu Funcionário não está Trabalhando para Outra Empresa?

Home Office - Como Saber se meu Funcionário não está Trabalhando para Outra Empresa

O home office é um modelo de trabalho que se popularizou muito nos últimos anos, principalmente como resultado da pandemia de COVID-19. Muitas organizações, com isso, perceberam as vantagens de permitir que os seus colaboradores trabalhem de casa. No entanto, algumas estão enfrentando problemas de produtividade como consequência. Desse modo, uma dúvida bastante comum que está surgindo nos últimos tempos é como saber se um funcionário está trabalhando para outra empresa.

Como saber se um funcionário está trabalhando para outra empresa no home office?

Quando a pandemia libertou os funcionários de se reportarem ao escritório, alguns viram uma oportunidade de dobrar seu salário às escondidas. Assim, um novo fenômeno em que os trabalhadores assumem dois empregos em tempo integral e fazem os dois simultaneamente está surgindo. E não, eles não trabalham o dobro de horas semanais para atender às demandas de ambos os empregos. 

Pelo contrário, eles dividem o horário normal de expediente entre os dois cargos, de modo que possam fazer o mínimo possível para passarem despercebidos e não serem demitidos. Como alguns conseguem esconder tão bem a segunda ocupação, você pode estar se perguntando como saber se um funcionário está trabalhando para outra empresa.

Bom, em primeiro lugar você pode observar alguns sinais, como, por exemplo, se o seu funcionário:

Falta a muitas reuniões

Se faltar às reuniões está se tornando um hábito, isso pode ser motivo de preocupação. Afinal, para muitas equipes, as reuniões são extremamente importantes para fazer o trabalho, decidir juntos uma solução para um problema ou até mesmo demonstrar novos recursos. 

Sendo assim, não entrar em uma call pode afetar seriamente a capacidade de um trabalhador de fazer um bom trabalho. No entanto, entre pessoas com vários empregos, é uma necessidade. 

Não responde as mensagens

Aplicativos como o Slack e até o próprio WhatsApp geralmente são utilizados para comunicar informações ou fazer perguntas que precisam de respostas imediatas. Se suas perguntas ficam constantemente sem resposta por horas a fio, isso pode ser motivo de preocupação. 

Entrega trabalho abaixo da média com atraso 

É importante não tirar conclusões precipitadas. Seu funcionário pode estar enfrentando problemas pessoais, portanto, ser sensível é fundamental. Mas, se ele está constantemente entregando um trabalho abaixo da média, você pode começar a se perguntar o motivo, especialmente se ele teve um bom prazo para realizá-lo.

E, se a tendência continuar e for acompanhada por alguns dos outros sinais deste artigo, você pode muito bem ter descoberto um colaborador trabalhando em dois empregos.

Home Office - Como Saber se meu Funcionário não está Trabalhando para Outra Empresa1

Frequentemente apresenta atestado médico 

Este é outro sinal que, por si só, não significa muito. Seu funcionário pode estar genuinamente doente e isso é tudo. Se ele estiver entregando as suas demandas conforme o esperado no resto do tempo, não há motivo para preocupação. 

Porém, começar a apresentar muitos atestados médicos de repente e com frequência pode ser um sinal, sobretudo se vier acompanhado de baixo desempenho no trabalho e ele nem mesmo tentar se comunicar com o restante da equipe. 

Mudou repentinamente a qualidade do seu trabalho

Se o colaborador anteriormente de alto desempenho teve uma mudança completa na ética de trabalho, é hora de ter algumas conversas abertas e honestas sobre o que está acontecendo. 

É possível contratar um detetive particular nestes casos?

Ao gerenciar equipes remotas, é muito difícil verificar se sua equipe está trabalhando quando deveria. Mas, se você notar uma perda de excelência ou produtividade, pode ser uma boa ideia contratar um detetive particular.

Esse profissional irá utilizar tecnologia de ponta e técnicas investigativas modernas para descobrir se o seu funcionário está trabalhando em dois empregos. Tudo, é claro, seguindo as legislações vigentes e o código de ética da profissão, para não invadir a privacidade do colaborador e nem colocar em risco as provas adquiridas durante a investigação empresarial.

Conte com a Elite Detetives!

A principal dica de como saber se um funcionário está trabalhando para outra empresa é sempre observar os sinais e procurar por padrões de comportamento estranhos e repentinos. Além disso, é claro, contratar uma agência de detetives particulares experiente, como a Elite. Entre em contato conosco agora mesmo e saiba como nós podemos te ajudar!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp