Funcionário Suspeito? Faça Uma Investigação Empresarial

Funcionário Suspeito? Faça Uma Investigação Empresarial

O seu time de RH fez um processo seletivo minucioso, estudou o perfil profissional dos candidatos e realizou dinâmicas para escolher quem melhor se encaixava na vaga. Mas, após algum tempo, o funcionário contratado começou a apresentar atitudes suspeitas. O que fazer nesse caso? Uma investigação empresarial, conduzida por um detetive particular especializado, pode ser a solução que você procura para garantir que o seu quadro de funcionários fique livre de pessoas de caráter duvidoso e condutas inadequadas.

Investigação empresarial: o que é e por que fazer?

Uma investigação empresarial tem como objetivo identificar ações de má-fé praticadas, por exemplo, por funcionários tentando tirar proveito do contratante, ou então, pessoas infiltradas na sua empresa visando espionar o seu negócio em nome dos concorrentes.

De modo geral, a investigação empresarial é praticada de forma legal e consiste em investigar informações sobre o funcionário suspeito, entender qual é a rotina e quais são os hábitos dessa pessoa, com quem ela se relaciona e, claro, levantar provas substanciais.

Isso porque não basta ter uma suspeita. As provas são importantes para justificar, por exemplo, uma demissão por justa causa, ou então, para ingressar com um processo judicial visando as devidas punições em caso de espionagem, extorsão e ameaças.

Como é conduzida uma investigação empresarial?

Como é conduzida uma investigação empresarial?

Em uma investigação empresarial, o objetivo é levantar provas que possam justificar uma acusação de fraude, espionagem industrial, roubo/furto e extorsão, por exemplo. E para que isso seja possível, o investigador (detetive particular) utiliza diferentes recursos.

Análise de documentos

Os documentos da sua empresa dizem muito sobre o trabalho da equipe e, em muitos casos, podem indicar possíveis fraudes. Sendo assim, analisá-los é um dos recursos utilizados em uma investigação empresarial para levantar provas.

Instalação de câmeras de segurança

Se a sua empresa ainda não possui, saiba que as câmeras de segurança são praticamente indispensáveis para, primeiramente, coibir ações fraudulentas e, em último caso, ajudar a identificar o funcionário responsável e provar a má conduta.

Entrevista com a equipe da empresa

Conversar diretamente com os funcionários também faz parte de uma investigação. Em alguns casos, o detetive pode, até mesmo, se infiltrar na empresa e, fingindo ser um novo funcionário, levantar informações importantes para compor a investigação empresarial.

Investigação do funcionário suspeito

A partir do momento em que já se tem um suspeito definido, investigar a vida dessa pessoa também é necessário para comprovar que, de fato, a sua empresa está sendo vítima de golpes. E não se preocupe, pois tudo é realizado de forma segura e dentro da lei.

Uma investigação pode trazer ótimos resultados, mas é primordial garantir que seja efetuada por um detetive particular especializado e confiável.

Faça investigação empresarial com a Elite Detetives

Se você suspeita de algum funcionário e quer ter provas, a melhor forma de fazê-lo de forma eficiente é através de investigação. E a Elite Detetives é especializada nesse tipo de serviço. Consulte nossas condições e não fique em dúvida.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp