INVESTIGAÇÃO EMPRESARIAL: O PERIGO MORA AO LADO

Índice
Investigação empresarial, talvez seja a parte da investigação, que mais contém dinheiro envolvido e muito mais comum do que se imagina. Os motivos podem ser variados, tais como: vingança, prejudicar o concorrente, roubar dados, dentre outros.

Para exemplificar, podemos pegar o exemplo daqueles casos que envolvem pessoas de dentro da empresa ou que já passaram por lá. Segundo pesquisas 80% dos casos com fraudes ou roubos de empresas tem relação ou foram cometidos por quem está dentro da própria instituição. Porém, não podemos dizer que esses números são exclusivamente de funcionários atuais. Muitas vezes, ex-funcionários trabalham com o objetivo de prejudicar a empresa, seja por vingança por ser demitido ou por desavenças pessoais com o antigo patrão. Mas isto, quem poderá apontar será o detetive, através de sua capacidade de localização de pistas e respostas para solucionar o caso. Desmembrando um pouco mais esses 80%, chegamos aos números percentuais de participação de funcionários internos. A mesma pesquisa apresenta que 81% dos casos envolve pelo menos uma pessoa. 36% sofreram com problemas com pessoas do alto escalão, como gerentes seniores ou plenos. Já 45% foram cometidos por trabalhadores de nível júnior. Finalizando, 23% foram realizadas por algum intermediário ou representante.
MOTIVOS QUE LEVAM A FRAUDE DOS FUNCIONÁRIOS
Apresentados os valores em porcentagem, vamos aprofundar um pouco mais nos reais motivos que levam alguém a querer fazer mal para a empresa. Normalmente, esses casos acontecem, quando algum problema não resolvido no dia a dia ou algum estresse ocasionado na empresa é muito mal administrado. É um erro, porque funcionário feliz, o ambiente e o próprio trabalho rendem mais, mas se acontece ao contrário, pode causar sérios problemas a empresa.

Vingança seria um outro ótimo tópico a abordar, porque está intimamente ligada com o primeiro caso. Muitos problemas não resolvidos ou uma demissão mal explicada, podem causar uma ira do funcionário, que resolve agir, apenas com o intuito de causar um prejuízo ou danos ao seu chefe. Acredito que esses dois exemplos, demonstrem bem, como esses casos de fraudes podem ser mais comuns do que se pensa.
FATOS DA VIDA REAL
Costumeiramente, quem assiste televisão ou abre um jornal ou portal para ler, já deve ter percebido que muitos casos de roubos em empresas são resolvidos rapidamente e para a surpresa de todos, o tal roubo ou fraude foi cometido por um funcionário, ou, principalmente, um ex-funcionário. Inúmeros casos, poderíamos citar vários, mas atentemos ao modo como um detetive precisa agir.

Um detetive que cuida da Investigação empresarial, normalmente está preparado para investigar um funcionário ou alguns deles, através de tempo na empresa, busca pelo perfil e estilo do investigado. Tudo com o objetivo de se chegar a algum lugar. Durante a sua investigação, um detetive está muito bem preparado tecnologicamente, de treinamento, afinal sem isso, ele estaria em apuros para resolver e não seria muito procurado para esse tipo de caso, pois como dito anteriormente, pode envolver mais de uma pessoa e precisa ser tudo muito bem feito para não ser descoberto e se chegar a uma conclusão. Coisas bem de filme mesmo, mas um filme da vida real.


Nós estamos no mercado há 18 anos atendendo e solucionando casos de muita relevância no Brasil e até fora dele. Nos diferenciamos de nossos concorrentes, por oferecer aos seus clientes, que vão desde empresários e grandes personalidades, uma sólida experiência na área de Detetive Particular . A preparação e o treinamento de nossos detetives são rigorosos, com duração de dois anos de curso e são realizadas reciclagens constantes de conhecimento. Nossas Principais áreas são:
Detetive Particular
Investigação conjugal
Investigação empresarial
Investigação familiar
Contra Espionagem
Localização de pessoas
Monitoramento de Pessoas
Investigação particular