Investigação Empresarial

Pronto para obter ajuda adicional, mas não sabe exatamente como deve fazê-lo? Bom, isso é normal, afinal, recrutar novas pessoas para fazer parte da sua equipe é uma tarefa que exige tempo e dedicação. A escolha do profissional errado pode custar muito alto para as empresas. Logo, é preciso evitar qualquer tipo de erro e, para tanto, você pode tomar alguns cuidados na hora de contratar funcionários

Confira alguns cuidados na hora de contratar funcionários

O recrutamento é uma das principais atividades da empresa. Não à toa, hoje é uma das grandes preocupações dentro de qualquer negócio. Isso porque, uma vez admitida a pessoa errada, não há gestão de desempenho, análise de potencial ou desenvolvimento que ajude.

Para descomplicar essa tarefa, existem alguns cuidados na hora de contratar funcionários que você pode tomar. Dessa forma, é possível garantir o detalhamento e perseverança necessários para que todo o processo seja frutífero e gere um impacto positivo na organização. Confira a seguir alguns desses cuidados:

Seja claro sobre o perfil que você está procurando

Se não sabe o que procura dificilmente o encontrará. Por esse motivo, é fundamental definir o perfil profissional que procura. Faça, portanto, um levantamento adequado e isso ajudará a garantir que os currículos que chegam são condizentes com o que se busca.

Como resultado, você terá à sua disposição um número maior de candidatos ideais. Não esqueça, contudo, que o candidato não deve apenas se enquadrar no cargo, mas também na filosofia da organização.

Definir bem os objetivos irá assegurar que o recrutamento de recursos humanos seja realizado de forma otimizada.

Publique a vaga com o máximo de honestidade e sinceridade

A proposta apresentada pela sua organização é fundamental no processo de seleção. Logo, deixe claro quais são as condições de contratação. Mas lembre-se também de falar sobre como a sua empresa incentiva a retenção de talentos, se respeita o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, se tem políticas de remuneração inovadoras, etc.

Depois de publicada a vaga, não altere, pois isso pode indicar falta de seriedade por parte da empresa, prejudicando sua imagem. Evite informar uma faixa salarial que não será respeitada posteriormente ou quaisquer informações que não sejam verdadeiras.

Escolha a forma de recrutamento

Definido o perfil e o que é oferecido, é necessário escolher como o candidato será procurado. A busca por profissionais pode ser realizada internamente, por meio de comunicados aos funcionários, ou externamente, por meio de publicações em diversos veículos, como na internet.

O recrutamento interno consiste em olhar para dentro da organização a partir do perfil elaborado, o externo é aquele que convoca pessoas de fora da empresa.

A diferença entre os dois tipos reside no conhecimento que o candidato ao recrutamento interno possui. O primeiro permite melhorar o ambiente de trabalho e tem um custo menor para a organização, enquanto o segundo tem a vantagem de incorporar pessoas com outras experiências.

Faça uma lista restrita de candidatos

Uma vez recebido o histórico pessoal e profissional dos candidatos, a melhor coisa a fazer é pré-selecionar aqueles que parecem mais qualificados para o cargo. Esse exercício ajudará a economizar tempo nas entrevistas e permitirá que você descubra se as expectativas dos candidatos são congruentes com as da empresa e se a pessoa se encaixará com o resto do pessoal.

Conduza uma entrevista agradável e cordial

O tratamento na entrevista é essencial e deve ser agradável e cordial. Os candidatos tendem a se lembrar claramente das empresas em que foram bem tratados e nas quais o tratamento não foi o melhor. 

Além disso, você deve tentar fazer com que pelo menos alguns funcionários entrevistem os candidatos, se possível. Cada pessoa que trabalha na sua empresa abordará a entrevista com objetivos diferentes, proporcionando uma avaliação mais equilibrada.

Contrate um detetive particular  

O processo de contratação é difícil. Muito tempo, treinamento e dinheiro são gastos para trazer um novo funcionário. Pensando nisso, um dos cuidados na hora de contratar funcionários é justamente procurar por um detetive particular, a fim de conhecer melhor os candidatos e entender mais sobre a situação profissional de cada um.

Afinal, algumas pessoas não têm problemas em adicionar experiência anterior de trabalho em empresas onde nunca trabalharam. Já outras gostam de fazer parecer que cumpriram promessas impossíveis. 

Embora muitas vezes seja fácil dizer se alguém está mentindo ou não em uma entrevista de emprego, às vezes não é. É por esse motivo que os empregadores devem verificar os antecedentes dos funcionários em potencial. 

Isso envolve examinar mais detalhadamente o histórico de empregos do candidato, verificar se eles têm ou não antecedentes criminais e investigar seu passado educacional. Dessa forma, fica um pouco mais fácil garantir que o candidato certo seja contratado para o cargo.

Conte com a Elite Detetives!

Contar com um detetive particular para fazer verificações de antecedentes em possíveis contratações economizará tempo, aborrecimentos e pode ajudar a garantir que você contrate alguém que será um ativo valioso para o seu negócio. Por isso, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives e descubra mais sobre as inúmeras possibilidades de serviços dentro das investigações empresariais!

Descubra que cuidados tomar na hora de contratar funcionários

Descubra que cuidados tomar na hora de contratar funcionários
Pronto para obter ajuda adicional, mas não sabe exatamente como deve fazê-lo? Bom, isso é normal, afinal, recrutar novas pessoas para fazer parte da sua equipe é uma tarefa que exige tempo e dedicação. A escolha do profissional errado ...
Leia mais...

Principais motivos para realizar uma investigação corporativa

Principais motivos para realizar uma investigação corporativa
Se engana quem pensa que um detetive particular deve ser contratado apenas para resolver questões familiares ou conjugais. Obviamente, na área industrial ou empresarial, nenhum profissional ou gestor, independentemente do setor, deseja contratar esse profissional. Na realidade, contudo, às ...
Leia mais...

Conte com um detetive particular para impedir fraudes na sua empresa

Conte com um detetive particular para impedir fraudes na sua empresa
Dentro do ramo das atividades de um detetive e, mais especificamente de investigações empresariais, os serviços de investigação de fraude são bastante procurados. Isso porque são casos que podem ser difíceis. Afinal, a fraude é um problema generalizado e ...
Leia mais...

Para que servem os serviços de contra inteligência e investigação industrial?

Para que servem os serviços de contra inteligência e investigação industrial?
Em um mundo tão competitivo como o de hoje, os dados são claramente um ativo bem importante. Por esse motivo, é preciso levar a sua proteção e segurança muito a sério. A contra inteligência e a investigação industrial, então, ...
Leia mais...

Quais são as funções do detetive particular em uma investigação empresarial?

Quais são as funções do detetive particular em uma investigação empresarial?
Detetives particulares na sua empresa? No Brasil, eles estão começando a ser usados ​​cada vez mais. Sabotagem, espionagem e fraudes trabalhistas são apenas alguns dos motivos mais comuns para isso. Esses profissionais não têm nada a ver com o ...
Leia mais...

Investigação empresarial no início do ano: quais os benefícios?

investigação-empresarial-elite-detetive
Vivemos em uma era de análise sofisticada e abrangente das empresas ( e seus gerentes) pelo governo, mídia e até pelos próprios funcionários. Muitos negócios lidam regularmente com alegações de denúncias, demandas de acionistas, entre outros. E uma investigação ...
Leia mais...

Qual é a diferença entre investigação policial e particular?

Qual é a diferença entre investigação policial e particular?
Embora o Brasil tenha regulamentado a profissão de investigador particular, algumas pessoas confundem esse serviço com investigações policiais. Porém, é importante enfatizar que são trabalhos diferentes. Portanto, separamos alguns pontos para esclarecer a diferença entre detetives e policiais, para ...
Leia mais...

3 sinais de que seu funcionário pode estar roubando da empresa

3 sinais de que seu funcionário pode estar roubando da empresa
O roubo no local de trabalho é mais comum do que a maioria dos empresários pensam. De acordo com as estatísticas do Statistic Brain Research Institute, cerca de 75% dos funcionários admitem ter roubado de seu empregador pelo menos ...
Leia mais...

Motivos para realizar uma investigação empresarial

Motivos para realizar uma investigação empresarial
Para muitas pessoas, a imagem dos detetives remete ao clichê apresentado em filmes, com um detetive particular escondido em seu carro com um charuto e tirando fotos secretas. Já para outros, ele é alguém que você chamaria apenas em ...
Leia mais...

Saiba como o detetive particular pode ajudar a salvar a sua empresa

O mundo dos negócios é competitivo por natureza, mas como em qualquer outro setor, pode haver traições, corrupção e até mesmo vazamento de informações importantes sobre alguém ou determinado negócio. Com a investigação empresarial e até mesmo a contra ...
Leia mais...
Whatsapp
Mande um Whatsapp