Home Office: Como Monitorar Funcionários sem Infringir as Leis
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Embora possa ser uma questão controversa, o monitoramento do local de trabalho dentro da sede da empresa, desde que não infrinja nenhum princípio constitucional, é um método legítimo e legal que os empregadores podem implementar para proteger seus funcionários e negócios. Contudo, com os trabalhadores exercendo as suas funções de casa, as coisas podem ficar um pouco mais complicadas para os diretores e gestores das organizações. Afinal, como monitorar funcionários em home office sem infringir as leis?
Como monitorar funcionários em home office sem infringir as leis
A pandemia de COVID-19 mudou nossas rotinas e hábitos, exigindo novas adaptações. É o caso do trabalho a distância, em que muitos trabalhadores precisaram trocar o escritório da empresa pelos seus quartos e salas de estar.
Tanto para o empregador quanto para os profissionais contratados, isso trouxe muitos aspectos positivos. Por exemplo, houve uma redução nos custos operacionais das empresas, pois não foi necessário manter a infraestrutura física para a atuação dos times. Do outro lado, houve aumento da flexibilidade, além de eliminar as horas perdidas no deslocamento entre casa e escritório.
No entanto, ao mesmo tempo, surgiu uma nova preocupação para os empregadores sobre como monitorar funcionários em home office sem infringir as leis. Em muitos casos, esse monitoramento é necessário, até porque a empresa tem a obrigação de garantir condições saudáveis de trabalho, evitando que uma pessoa trabalhe mais horas do que deveria ou utilize um dispositivo corporativo para cometer crimes cibernéticos.
Além disso, é uma atividade que permite acompanhar o fluxo de execução das atividades em tempo real, com a finalidade de identificar gargalos e erros mais comuns. Assim, a partir dos dados coletados, os gestores podem elaborar maneiras de aumentar a eficiência dos processos. Sem contar que é uma forma indireta de estimular a equipe a ser mais produtiva.
Porém, qual é o limite desse monitoramento, o que dizem as leis e como monitorar os funcionários em home office de maneira eficiente?
Saiba mais sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
O monitoramento dos empregados no ambiente de trabalho, ainda que em home office, não é ilegal. Contudo, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, sancionada em 2018, define que os empregadores devem informar e justificar a coleta de dados aos colaboradores, além de incluir essas informações no contrato de trabalho.
Obviamente, cabe ao empregador ficar atento para que as informações e as imagens (em caso de monitoramento por vídeo) sejam utilizadas somente para a proteção dos empregados e de seu patrimônio. Logo, não podem ser usados de forma a expor informações pessoais de qualquer que seja o funcionário e o tratamento deles deve ser necessariamente compatível com a sua finalidade.
Em suma, portanto, através da LGPD, a utilização dos dados pessoais precisa ser fundamentada e respeitar a intimidade de cada funcionário, além de ter a autorização do empregado.
Contrate um detetive particular
Embora a LGPD abra brechas para o monitoramento dos funcionários em home office, em nenhum momento é especificado o limite para essa atividade. Por isso, se você deseja monitorar funcionários em home office sem infringir as leis, a melhor solução é contratar os serviços de investigação empresarial de uma agência de detetives particulares.
Durante o processo investigativo, o detetive irá utilizar técnicas e equipamentos de ponta para descobrir qualquer fraude de roubo de tempo ou outros esquemas que seus funcionários podem estar envolvidos no home office.
Para isso, ele seguirá as leis vigentes e o código de ética da profissão, garantindo que as provas obtidas em decorrência da investigação possuam alto valor probatório e possam ser usadas em processos jurídicos.
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