Você gosta de resolver mistérios? Então assista a esses filmes sobre investigação

Você gosta de resolver mistérios? Então assista a esses filmes sobre investigação

Talvez todos nós tenhamos um detetive em potencial dentro de nós. É irresistível observar, analisar e deduzir uma teoria que revela a verdade no final. Por esse motivo, é bem provável que você seja uma daquelas pessoas que gosta de enredos bem elaborados, incertezas e do gênero mistério. Consequentemente, certamente terá interesse por filmes sobre investigação e detetives particulares

Pensando nisso, no artigo de hoje da Elite Detetives, você vai conferir uma lista com algumas obras da sétima arte. Pegue a pipoca e prepare-se para resolver bons mistérios!

Filmes sobre investigação: muito além de Sherlock Holmes, confira 6 obras audiovisuais para assistir

Quando se fala em filmes sobre investigação, há alguns que, além de grandes histórias, nos deram grandes personagens. São detetives particulares da ficção que conseguiram transcender por uma série de motivos, incluindo suas personalidades e peculiaridades, e criar no imaginário popular estereótipos sobre essa profissão. Como não lembrar, por exemplo, de Sherlock Holmes com seu sobretudo, chapéu e cachimbo?

Além de vários outros personagens que intrigam os telespectadores e os fazem querer entrar na história para ajudar a descobrir quem é o responsável por um crime. Isso os leva a desfrutar de narrativas capturadas nas telas, criando um enredo que convida cada um a usar a sua inteligência para desvendar o mistério.

Tudo bem, é verdade que muitos dos filmes sobre investigação representam pouco ou quase nada das atividades cotidianas de uma agência de detetives particulares. No entanto, é um gênero em que as habilidades de observação policial de quem está assistindo são postas à prova.

Por isso, dos clássicos noir aos filmes atuais, será que você consegue resolver as pistas antes dos detetives das obras a seguir?

Zodíaco

Dirigido por David Fincher, é um filme sobre a investigação do famoso caso de um serial killer, conhecido como Zodiac, que aterrorizou e matou inúmeras pessoas em São Francisco entre 1966 e 1978, enquanto enviava cartas cifradas e desafiadoras para a polícia e imprensa com pistas sobre os crimes que pretendia perpetrar. 

A ação em Zodíaco centra-se nas longas investigações de dois detetives que tentaram caçá-lo e no trabalho de dois jornalistas que tentaram descobrir a sua identidade.

Donnie Brasco

Filme norte-americano lançado em 1997, Donnie Brasco foi dirigido por Mike Newell e estrelado por Al Pacino, Michael Madsen e Johnny Depp. Trazendo os gêneros drama e policial, o enredo conta a história de um agente do FBI que se infiltrou em uma família da máfia italiana em Nova York, mas cujas amizades e conexões lá dentro pode colocar em risco toda a operação e virar os seus ideais de cabeça para baixo.

O roteiro é uma obra-prima, assim como as interpretações dos protagonistas. Um filme de detetive diferente, mas com muita qualidade, que  concorreu ao Oscar de melhor roteiro adaptado em 1998.

Entre Facas e Segredos

O diretor Rian Johnson e seu elenco de estrelas, incluindo Jamie Lee Curtis, Chris Evans e Daniel Craig, trazem para as telas um filme que mistura brilhantemente humor e mistério. No enredo, o renomado romancista Harlan Thrombey convida sua extensa família rica, porém disfuncional, para sua mansão em seu 85º aniversário, na esperança de reunir todo mundo. 

Porém, quando ele é encontrado morto de forma violenta, o detetive Benoit Blanc é misteriosamente recrutado para investigar o assunto. Ele se moverá por uma rede de mentiras e pistas falsas, onde milhões de dólares estão em jogo e todos são suspeitos, para tentar descobrir a verdade após a morte do escritor.

filmes investigação

Seven: Os Sete Crimes Capitais

Assim como Zodíaco, Seven: Os Sete Crimes Capitais também foi dirigido por David Fincher. Aqui, porém, Morgan Freeman e Brad Pitt dão vida para os protagonistas: William Somerset, um detetive que está prestes a se aposentar e será substituído pelo ambicioso e impulsivo detetive David Mills. 

Ambos terão que colaborar na resolução de uma série de assassinatos, cometidos por um psicopata com base nos sete pecados capitais: gula, preguiça, orgulho, ganância, inveja, luxúria e raiva. 

Os corpos das vítimas rapidamente se tornam um enigma para os detetives que deverão viajar ao mais absoluto horror e barbárie. Essa é uma história de crime sombria, brutal e emocionante.

Os 7 Suspeitos

Baseado no jogo Detetive, Os 7 Suspeitos é um filme norte-americano de 1985. Juntando comédia e suspense policial, a obra foi dirigida por Jonathan Lynn. Na trama, em uma grande e isolada mansão, vários personagens se reúnem para jantar após receberem um misterioso convite de um anfitrião desconhecido. Todos eles têm algo a esconder e são chantageados por isso. 

Após uma queda momentânea de energia, o anfitrião é encontrado assassinado na sala de estar. Agora, eles devem descobrir quem é o culpado. Tarefa muito complicada, considerando que todos tinham motivos para cometer o crime. O mais interessante é que o filme possui três finais alternativos, apontando diferentes assassinos.

Assassinato no Expresso do Oriente

Nesta adaptação premiada do romance de Agatha Christie, o detetive Hercules Poirot está de volta em casa quando um rico empresário americano é assassinado a bordo de seu trem. Parado no caminho por uma tempestade de neve com um assassino desconhecido à vista de todos, cada passageiro é um suspeito e Poirot deve resolver o mistério.

Se você quiser assistir a esse filme sobre investigação, as versões mais famosas são a britânica, produzida em 1974 com direção de Sidney Lumet; e a americana, de 2017 e dirigida por Kenneth Branagh.

Em ambas as adaptações, você provavelmente irá querer procurar pistas e resolver o mistério antes mesmo do detetive Poirot.

Procurando detetives fora da ficção?

Embora seja muito bom assistir filmes sobre investigação e tentar desvendar os segredos e mistérios da história, às vezes é preciso contratar um detetive particular na vida real. Seja para conduzir investigações conjugais, familiares, empresariais ou de localização de pessoas, a Elite Detetives conta com uma equipe altamente profissional e experiente. 

Dessa forma, estamos sempre preparados para oferecer serviços pautados pelo código de ética da profissão e pelas leis vigentes. Para saber mais, entre em contato agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp