Confira essas dicas para evitar fraudes e roubos na sua empresa

Mesmo quando você pensa que sua equipe tem os interesses do seu negócio em mente, nem sempre isso é verdade. Embora as empresas possam sofrer furtos de clientes, fornecedores e outras fontes, infelizmente os funcionários são responsáveis ​​pelas maiores perdas. Justamente por isso, saber como evitar fraudes e roubos na sua empresa é uma preocupação constante.

Os crimes podem ser tão simples como roubar suprimentos ou tão complexos quanto fraudes financeiras sofisticadas, mas são ocorrências muito mais comuns do que as pessoas imaginam. 

Como proprietário do negócio, você ainda tem controle sobre o que acontece em sua empresa e pode administrá-la para minimizar os problemas envolvendo roubos e fraudes. Portanto, continue a leitura e confira algumas dicas para evitar essas situações e descubra como um detetive particular pode te ajudar!

Siga essas 8 dicas para evitar fraudes e roubos na sua empresa

Não existe um método simples para evitar fraudes e roubos na sua empresa. Mas há várias ações que você pode tomar e, quando usadas em conjunto, diminuirão drasticamente a quantidade de fraudes cometidas por sua própria equipe.

Dito isso, confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar na prevenção de roubos:

Verificar antecedentes antes da contratação 

É quase impossível saber quais funcionários em potencial serão desonestos, mas estabeleça um programa de triagem pré-contratação. A devida diligência ao contratar um novo funcionário deve ser feita, com verificação de antecedentes e referências em contato.

Afinal, o ditado que “é melhor prevenir do que remediar” é bastante válido aqui. Portanto, verifique uma, duas ou quantas vezes forem necessárias. Sim, é isso mesmo, uma das primeiras coisas que você pode fazer é verificar o histórico de cada uma das pessoas entrevistadas antes de serem contratadas. Isso pode parecer uma tarefa difícil, mas não precisa ser um processo complicado.

Uma rápida olhada no histórico de cada contratado em potencial pode ajudá-lo a eliminar aquelas pessoas que poderiam trazer problemas mais tarde. E, embora isso não garanta total segurança, você pode ficar mais tranquilo sabendo que fez sua diligência e começou o processo de contratação com o pé direito.

Conheça os seus funcionários

Conhecer os seus funcionários pode ser primordial por diversos motivos, incluindo para evitar fraudes e roubos na sua empresa. Dessa forma, você pode ficar alerta para alguns sinais, como devoção repentina e aparente ao trabalho, abuso de drogas e álcool, reclamações injustificadas ou se o funcionário tem um estilo de vida pessoal que não corresponde ao salário.

Além disso, é importante ficar de olho se ele começou a fazer um horário de trabalho incomum, apresenta mau desempenho de repente, recusa entregar tarefas para outras pessoas, fica na defensiva ao relatar sobre o trabalho ou desenvolveu um relacionamento próximo inexplicável com um fornecedor ou cliente.

Realize auditorias com frequência

Auditorias não anunciadas são mais eficazes do que as agendadas regularmente para identificar as vulnerabilidades e descobrir como está a segurança da sua empresa contra roubos e fraudes. Isso também torna possível que os infratores se preocupem com a possibilidade de serem pegos cometendo qualquer ato ilícito.

Investigue todos os incidentes

Se você suspeita que já ocorreu alguma fraude ou roubo, não importa o tamanho, certifique-se de que uma investigação completa seja realizada para verificar se realmente aconteceu ou se houve alguma violação de política ou procedimento. 

Caso a sua suspeita se confirme, tome as devidas providências legais junto com uma assessoria jurídica e o setor de Recursos Humanos. Isso irá mitigar suas perdas e evitar novos casos de fraudes e roubos na sua empresa.

Não deixe as transações financeiras sob responsabilidade de apenas um funcionário

Certifique-se de que nenhum funcionário tenha controle total sobre as partes de uma transação financeira. Ou seja, organize responsabilidades e funções de forma que qualquer atividade relacionada ao setor de finanças seja supervisionada por mais de um funcionário. 

Além disso, você também pode organizar o fluxo de trabalho para garantir que um funcionário verifique o trabalho de outro.

Tenha um sistema de denúncias anônimas

Forneça uma maneira para que os funcionários relatem violações de procedimentos e políticas, bem como furtos ou fraudes cometidos por colegas de trabalho. Isso deve ser feito com cuidado para evitar sinais de que você não confia nos funcionários. 

No entanto, é uma decisão que pode ser altamente eficaz. Para tanto, sempre que possível, incentive e promova o uso do sistema de denúncias e certifique-se de levar as denúncias a sério.

Promova um ambiente de trabalho honesto

Para cultivar uma atmosfera de trabalho que promova um comportamento honesto e ético, é importante que todos os funcionários tenham um entendimento claro do código de conduta da sua empresa.

Além disso, é válido também informar seus funcionários sobre seus controles internos para deter e detectar fraudes, os procedimentos e políticas em vigor e o que é considerado comportamento fraudulento.

Isso pode ser feito por meio da realização de seminários e treinamentos.

Contrate um detetive particular

Apesar da capacidade de um negócio florescer em qualquer economia, todas as empresas ainda estão vulneráveis ​​à possibilidade de roubo ou fraude por funcionário. Quando uma situação assim acontece, um detetive particular pode ser contratado para conduzir uma investigação empresarial e, assim, identificar todos os perpetradores.

No entanto, também há muitos benefícios em ser proativo para que você possa detectar um problema logo no início. Assim, esse profissional pode ser um importante aliado para evitar fraudes e roubos na sua empresa. Isso economiza dinheiro e tempo, prevenindo que se torne um caso ainda mais grave.

Vale ressaltar, ainda, que um detetive particular pode te ajudar a colocar em ação praticamente todas as outras dicas mencionadas acima, fazendo com que o seu trabalho se torne muito mais prático. 

Conte com a Elite Detetives!

Se você suspeita que algum funcionário está prejudicando o seu negócio ou simplesmente quer evitar fraudes e roubos na sua empresa, a contratação de uma agência de detetives particulares é altamente indicada. 

A Elite Detetives atua há mais de 20 anos com investigações empresariais, utilizando equipamentos de ponta e diversas técnicas, incluindo vigilância, verificação de antecedentes, investigações de ativos ocultos, entrevistas e vários outros serviços. Para saber mais, entre em contato agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp