Principais motivos para realizar uma Investigação Corporativa

Principais motivos para realizar uma investigação corporativa

Se engana quem pensa que um detetive particular deve ser contratado apenas para resolver questões familiares ou conjugais. Obviamente, na área industrial ou empresarial, nenhum profissional ou gestor, independentemente do setor, deseja contratar esse profissional. Na realidade, contudo, às vezes isso se torna fundamental para resolver determinadas situações ou confirmar suspeitas. Mas você sabe quais são os principais motivos para realizar uma investigação corporativa?

Motivos para realizar uma investigação corporativa: descubra quais são e por que contratar um detetive particular

O objetivo de uma investigação empresarial é tentar evitar fraudes e alcançar o sucesso. Não à toa, um detetive particular pode ajudar na detecção de sabotagem, espionagem ou fraude, bem como na verificação de todos os tipos de contratos comerciais, de franquia, distribuição, etc.

Dito isso, confira a seguir 3 motivos para realizar uma investigação corporativa:

Concorrência desleal

O setor empresarial é um dos setores mais competitivos do mercado e a concorrência desleal é comum. Engloba uma série de práticas usadas para obter uma vantagem desonesta, aumentando a sua participação no mercado ou até mesmo eliminando a concorrência. As práticas mais comuns são a utilização de informação confidencial por ex-colaboradores em seu benefício, desvio de clientela, publicidade enganosa, entre muitos outros.

Se você tem uma empresa e suspeita de que algo assim está acontecendo, a melhor maneira de seguir é recorrer a um detetive particular. Dessa forma, será possível obter provas que confirmar e expor as práticas ilícitas de concorrência desleal.

Vazamento de informações

Caso uma empresa não disponha de um sistema de proteção de dados confidenciais, pode ser que haja vazamento de informações, e elas cheguem a pessoas não autorizadas e que podem utilizá-las de forma imprudente. Como resultado, é possível que haja consequências muito prejudiciais para a reputação corporativa de um negócio, como diminuição da credibilidade, sanções financeiras ou administrativas, e perda de participações de mercado.

Dito isso, o vazamento de informações pode ocorrer por diversos motivos, como, por exemplo:

  • Devido à intervenção de pessoas de fora da empresa ou dos próprios funcionários;
  • Uma falha nos protocolos ou medidas de segurança estabelecidos pela empresa;
  • Falta de treinamento dos funcionários que tratam dessas informações.

É aqui que os detetives particulares desempenham um papel fundamental na condução das investigações empresariais. Afinal, na maioria dos casos, esses vazamentos de informações confidenciais provêm dos próprios funcionários ou de espionagem industrial.

Atestados falsos

Outro motivo pelo qual é muito comum contratar um detetive particular para realizar uma investigação empresarial é investigar se certos funcionários estão apresentando atestados médicos falsos à empresa, fingindo estar doentes ou terem sofrido um acidente de trabalho. 

O dinheiro é a principal razão para que esse tipo de fraude aconteça, pois muitos funcionários esperam conseguir uma licença médica e continuar recebendo os seus respectivos salários. São lesões fictícias que são muito fáceis de inventar, como no caso das lesões no pescoço ou nas costas. 

Existem casos, ainda, em que o funcionário exagera na gravidade de uma lesão menor ocorrida no local de trabalho para poder cobrar um acidente de trabalho.

Conte com a Elite Detetives!

Os detetives particulares costumam oferecer estratégias muito bem elaboradas para poder atuar dentro de empresas, de forma que possam se infiltrar e investigar se há alguma pessoa suspeita no quadro de funcionários. Com técnicas de ponta, esses profissionais conduzem investigações empresariais com a máxima discrição e sigilo. Por isso, agora que você já sabe alguns dos principais motivos para realizar uma investigação corporativa, entre em contato para saber mais sobre esse tipo de serviço!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp