O detetive particular pode ter acesso a quebra de sigilo telefônico?

A profissão de detetive particular tem um código de ética que deve ser seguido, assim como qualquer outra. Mas, além disso, existe também a legislação que deve ser respeitada. Por isso, ao procurar um detetive para realizar uma investigação particular, com o objetivo de solicitar a quebra de sigilo telefônico, é importante entender o que a lei diz sobre isso. Dessa forma, é possível evitar qualquer problema, inclusive consequências judiciais.

 

Antes de mais nada, é preciso entender que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a quebra do sigilo telefônico é diferente de grampos telefônicos. Ou seja, não permite conhecer o conteúdo das chamadas realizadas, mas sim as informações discriminadas em uma conta telefônica, como as ligações feitas e recebidas, data e horário de cada uma, duração e até mesmo os custos.

 

Um detetive particular pode quebrar o sigilo telefônico de um investigado?

Sabendo do que se trata a quebra de sigilo telefônico, agora é importante entender que, no Brasil, a regulamentação sobre esse assunto é igual tanto para o detetive particular quanto para as outras pessoas. Dessa forma, esse profissional não pode realizar a quebra de sigilo telefônico, pois essa possibilidade é limitada apenas ao Judiciário e aos órgãos públicos de investigação.

 

As leis do país especificam que esse tipo de recurso pode ser utilizado em investigações criminais e quando for realizado pela polícia ou pelo Ministério Público, mediante autorização judicial. 

 

De forma geral, o detetive não é autorizado a conduzir investigações de caráter criminal. Contudo, existe uma exceção, quando há a autorização do delegado responsável pelo caso. Portanto, para que o detetive particular tenha acesso à quebra de sigilo telefônico, ele deve estar relacionado ao caso, mas se comprometendo a manter o sigilo das informações descobertas no processo, sem permissão para divulgá-las para terceiros.

 

É válido ressaltar ainda que, como a quebra de sigilo telefônico deve ser feita com o objetivo de identificar informações de cunho criminal, as informações das chamadas interceptadas não podem ser usados para outros fins, apenas para o processo em que a quebra foi autorizada.

 

A quebra de sigilo telefônico em uma investigação particular é proibida?

De modo geral, não é possível contar com esse recurso em casos de investigação conjugal, familiar, empresarial e outros. Contudo, o sigilo telefônico pode ser solicitado junto à companhia telefônica pelo titular da conta. Ou seja, se o cliente for proprietário da linha telefônica, ele pode solicitar essas informações e passar para o detetive particular, para que elas possam contribuir nas investigações.

 

Isso é possível inclusive em planos particulares, como um plano de celular familiar ou empresarial. No entanto, somente o titular pode solicitar os dados, mas isso permite que ele tenha acesso até mesmo às informações das outras pessoas que estejam incluídas no plano, como filhos e cônjuge, ou funcionários.

Por que é importante contar com um detetive particular de confiança?

É muito importante que o detetive particular ao realizar uma investigação siga o código de ética da profissão e a legislação vigente. Caso ocorra a violação das leis, tanto o profissional quanto o cliente que contratou seus serviços podem sofrer consequências judiciais, como multas ou até mesmo penalidades mais graves, dependendo da gravidade do caso.

 

Dessa forma, é extremamente importante contar com um detetive de confiança, para que a investigação particular seja realizada dentro dos parâmetros legais. Por isso, caso queira contratar um profissional, questione sobre os métodos utilizados na investigação. Certifique-se que nenhum deles implica e saiba que é um risco a contratação se ele afirmar que faz a quebra de sigilo telefônico.

 

Conte com os serviços de detetives particulares de qualidade

A Elite Detetives está há mais de 20 anos no mercado realizando serviços de investigação particular. Seguindo o código de ética da profissão e sempre agindo dentro da lei, nossos detetives têm uma vasta experiência para atender aos mais diversos casos. Entre em contato agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp