Mulheres detetives? Conheça essas investigadoras da ficção

Mulheres detetives? Conheça essas investigadoras da ficção

Há uma longa história de personagens masculinos sendo celebrados como verdadeiros investigadores. Assim, quando se trata de detetives da ficção, muito se fala sobre Hercule Poirot, Inspetor Clouseau e, é claro, Sherlock Holmes. Obviamente, esses personagens são bastante interessantes e estão sempre rodeados de bons mistérios. No entanto, por que não falar também sobre as mulheres detetives?

As personagens femininas costumam ser ainda mais especiais, seja pela sua astúcia, experiências pessoais ou apenas pela sua capacidade de parecer inocente, quando na verdade são mestres da investigação. Sem contar na representatividade que uma detetive feminina traz para meninas e mulheres de todas as gerações que adoram uma boa história de investigação.

E, mesmo fora das obras ficcionais, sejam literárias ou audiovisuais, existem boas detetives particulares que realizam o seu trabalho com maestria, conduzindo investigações conjugais, empresariais, familiares e muitas outras.

Conheça algumas das melhores mulheres detetives particulares da ficção

As mulheres detetives da ficção lutam contra o sexismo desenfreado, sendo subestimadas, excluídas e perseguidas, além de combater os mistérios que estão no centro de seus casos. Elas também trazem uma sensibilidade diferente para seu trabalho e resolvem crimes de uma forma única. 

Assim como qualquer protagonista digna, essas mulheres têm a coragem, as habilidades e a inteligência para superar os vários desafios e resolver os casos. Fortes, corajosas e ambiciosas, elas nos levam do mundo competitivo e difícil que conhecemos para o lado sombrio e sinistro do crime, onde elas precisam estar sempre um passo à frente para sobreviver. 

Em reconhecimento a essas inteligentes mulheres, de detetives adolescentes a investigadoras veteranas, aqui está uma lista de nossas detetives fictícias preferidas de todos os tempos:

Miss Marple

A escritora Agatha Christie é considerada a rainha da ficção policial. Brilhantemente, ela deu vida em seus livros a Miss Marple, uma investigadora incomparável e uma das mulheres detetives mais amadas da ficção.

A personagem é muito educada, tem boas maneiras e, embora não seja membro da nobreza, sente-se bastante confortável na companhia deles. Mesmo que não seja tão jovem quanto outras mulheres detetives da ficção, a inteligência perspicaz de Miss Marple e sua visão da natureza humana não devem ser subestimadas.

Astuta, inflexível e destemida, essa personagem é uma doce mulher mais velha com uma inteligência afiada e a habilidade fantástica de resolver todos os mistérios que encontra. Não à toa, ela é capaz de solucionar crimes que deixam até mesmo a polícia perplexa. 

Nancy Drew

Criada por Edward Stratemeyer e escrita por vários autores sob o pseudônimo Carolyn Keene, Nancy Drew é provavelmente a detetive particular feminina mais antiga da ficção. Ela apareceu pela primeira vez em 1930 em uma série de romances de mistério. Desde então, foi reformulada várias vezes para tudo, em livros, filmes e em seus próprios programas de TV.

Nancy é uma ótima detetive, que muitas vezes descobre objetos roubados ou pessoas desaparecidas com a ajuda de seus amigos Bess e George, seu namorado Ned ou seu pai, Carson. Ela é teimosa, inteligente e uma importante detetive, o que a torna um modelo ideal para meninas.

Não à toa, influenciou muitas crianças na leitura de histórias de detetive e na mentalidade de que os papéis de gênero devem ser desafiados. Embora a personagem tenha passado por muitas transformações devido às mudanças em cada obra e representação, ela ainda é uma das mulheres detetives mais queridas de todos os tempos.

Velma Dinkley

Impossível não falar sobre representatividade e mulheres detetives sem citar uma das principais investigadoras de animação (e live action) que existe. Entre sua intelectualidade astuta e habilidades de dedução, embora muitas vezes perca os óculos, Velma Dinkley é tudo menos esquecida. 

Assim, ela frequentemente encontra o culpado e resolve os casos, sendo parte integrante da solução dos crimes e resolvendo muitos mistérios.

Algumas características e detalhes de seu personagem mudam dependendo de qual adaptação de Scooby-Doo estamos falando, mas Velma é quase sempre a mais inteligente. Não à toa, ela é vista como o cérebro do grupo. 

Clarice Starling

A detetive Clarice Starling foi criada originalmente pelo autor Thomas Harris em seus livros “O Silêncio dos Inocentes” e “Hannibal”, que foram transformados em filmes com o mesmo nome. 

Vinda de um passado trágico, cheia de dor e perda, ela se recusa a ser destruída por seu passado. Pelo contrário, mesmo com a sua vida problemática, Clarice é uma estudante do FBI Academy com formação em psicologia e criminologia pela Universidade da Virgínia. 

Ela é assertiva, controlada e forte, usa suas habilidades para solucionar crimes e desvendar uma das mentes mais sombrias da ficção. Quando Starling conhece Hannibal Lecter pela primeira vez, a dupla desenvolve um respeito mútuo enquanto ela continua a visitá-lo em uma instituição mental para tentar obter informações sobre um assassino em série.

Ao obter as informações de que precisa com Lecter, ela usa as pistas para descobrir a identidade de Buffalo Bill e se revela uma detetive de primeira linha no FBI. 

Veronica Mars

Falar de detetives adolescentes e não citar Veronica Mars é praticamente impossível. Veronica é uma personagem sarcástica, engenhosa e superinteligente, o que a torna não apenas uma grande detetive, mas uma figura que a maioria das pessoas, sobretudo as meninas mais novas, conseguem se identificar e adoraria imitar.

Criada por Rob Thomas, a personagem ganhou uma série com 5 temporadas ao todo e um filme. Além disso, Thomas passou a escrever dois romances com a detetive, publicados em 2014 e 2015, respectivamente. Tanto na série quanto no filme, foi interpretada pela atriz Kristen Bell. 

Veronica usa os recursos da empresa de seu pai para investigar crimes em sua escola, que vão desde bens roubados até sua própria agressão sexual e o assassinato de sua melhor amiga. Constantemente se metendo em situações complicadas em busca da verdade, ela quase sempre prova ser inteligente o suficiente para encontrar uma saída antes mesmo do público ter tempo de ficar preocupado.

Conte com a Elite Detetives!

As obras de ficção, de forma geral, criaram no imaginário popular uma ideia do detetive particular que não condiz exatamente com a realidade. Longe de ter um charuto e uma lupa sempre nas mãos, poder invadir prédios e etc, os homens e as mulheres detetives da vida real são discretos e precisam conduzir as suas investigações seguindo as leis vigentes e o código de ética da profissão.

Dessa forma, muitas vezes, essa é uma profissão bem mais complexa do que parece nas obras ficcionais. Por esse motivo, se você precisa de uma investigação particular completa e eficiente, é importante recorrer a profissionais que tenham vasta experiência para solucionar casos de investigação conjugal, familiar, empresarial, entre outras.

A Elite Detetives é uma agência de detetives particulares que há mais de 20 anos realiza um trabalho completo quando o assunto é investigação particular. Entre em contato agora mesmo e saiba mais!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp