Contra Inteligência

Em um mundo tão competitivo como o de hoje, os dados são claramente um ativo bem importante. Por esse motivo, é preciso levar a sua proteção e segurança muito a sério. A contra inteligência e a investigação industrial, então, são fundamentais para fortalecer a sua empresa e, consequentemente, protegê-la contra uma das grandes ameaças da atualidade: a espionagem industrial.

Neste contexto, os detetives particulares usam habilidades de observação e detecção para obter informações úteis para seus clientes. Sim, é isso mesmo! Esses profissionais, além de atuarem em casos conjugais, familiares e outros de nível particular, também podem ajudar bastante empresas e indústrias que precisem de seus serviços. 

Eles mantêm registros detalhados de suas investigações e redigem relatórios, para que os clientes possam ter todas as evidências necessárias para tomar as suas decisões. Pensando nisso, no artigo de hoje da Elite Detetives, você vai descobrir um pouco mais sobre esses serviços. Portanto, continue a leitura!

Contra inteligência industrial: O que é esse serviço realizado por detetives particulares?

Antes de mais nada, é importante entender do que se trata a contra inteligência industrial. Esse é um serviço realizado por detetives particulares para impedir o vazamento de informações preciosas e salvaguardar o patrimônio empresarial. Isso porque qualquer empresa está sujeita a sofrer espionagem industrial, que pode ser feita de duas maneiras:

Interna

Existem muitos casos de funcionários, gerentes e até sócios que vendem informações sobre novos produtos ou projetos para outras empresas concorrentes. Isso é mais comum do que se imagina, mas pode e deve ser evitado, a fim de evitar maiores prejuízos.

Portanto, nestes casos, o detetive particular deve detectar o ponto exato onde ocorreu o vazamento de informações e obter provas que permitam identificar o culpado.

Externa

A espionagem industrial também pode ser feita por alguém de fora da empresa. Ela pode ocorrer de muitas formas, inclusive por meio de grampeamento telefônico ou da colocação de microfones. 

Em ambos os casos, tratam-se de práticas ilegais, que só poderiam ser realizadas com prévia autorização judicial, porém nem sempre é isso que acontece. Para evitar, é aconselhável contratar um detetive particular para fazer uma varredura periódica em busca de câmeras ou escutas.

Dessa forma, algumas empresas tomam grandes medidas de segurança para evitar que sejam espionadas por seus concorrentes ou vazem informações sobre suas patentes, invenções, projetos de novos produtos ou outros segredos comerciais. A contra inteligência é justamente uma dessas medidas.

E a investigação industrial?

A maioria das organizações obtém seu desenvolvimento, sucesso e alcance de objetivos, em grande parte, graças ao uso do capital humano que possuem. Contudo, é justamente daí que podem surgir grandes prejuízos, sobretudo financeiros, derivados de práticas fraudulentas, roubos materiais ou de dados, entre outros. 

Assim, os detetives particulares conduzem investigações industriais relacionadas ao pessoal da empresa em diferentes níveis, a fim de detectar qualquer ação suspeita e os culpados. Esse trabalho pode ser feito tanto de forma preventiva quanto após existir a desconfiança de uma prática ilegal. 

Para tanto, isso inclui investigações sobre:

  • Falta ao trabalho: quando o funcionário se ausenta com frequência e sem justificativa do trabalho, ou quando apresenta atestado médico, mas há suspeita de que seja falso;
  • Deslealdade: não são incomuns os casos de executivos que montam suas próprias empresas com base nas informações e conhecimentos de mercado que adquirem nas empresas em que prestam seus serviços;
  • Roubos: fornecedores e/ou funcionários que roubam dinheiro ou outras propriedades da empresa;
  • Verificação de currículos: é importante que a empresa avalie a veracidade do currículo da pessoa que irá contratar.
Como funciona o trabalho dos detetives particulares?

Como funciona o trabalho dos detetives particulares?

As ações, técnicas e os equipamentos utilizados pelos detetives particulares variam de acordo com o tipo de informação a ser protegida, o seu grau de sensibilidade e as provas que devem ser levantadas. Mas, de maneira geral, tudo isso gira em torno de pesquisas para a prevenção de espionagem tecnológica, prevenção de espionagem estratégica e comercial e varreduras eletrônicas.

Quando já existe a suspeita de espionagem industrial ou fraude, ao realizar a contra inteligência ou a investigação industrial, o detetive se infiltra para obter as evidências necessárias que você, como empresa, precisa.

Uma vez que todas as evidências necessárias sejam obtidas por profissionais experientes, elas são judicialmente aceitas. 

Contra inteligência e investigação industrial: Por que é importante contratar um detetive particular?

A espionagem industrial e o roubo de dados têm se tornado uma forma muito comum de concorrência desleal em termos comerciais. Por esse motivo, sem dúvidas, os serviços de contra inteligência e investigação industrial, realizados por detetives particulares profissionais, não devem ser descartados. 

Afinal, eles ajudam a proteger as informações confidenciais de uma empresa. Algo que é essencial principalmente nos dias de hoje, em que o avanço tecnológico e da internet facilita práticas fraudulentas.

Dito isso, vale ressaltar que existem muitos motivos que explicam o porquê é importante contratar um detetive particular para uma investigação industrial e contra inteligência. 

A começar pelo desejo das empresas de sigilo e discrição. Essa, provavelmente, é uma das principais razões para a contratação dos serviços de um detetive. Afinal, há interesse em certos casos não transcenderem a opinião pública, pois podem prejudicar a imagem do negócio. 

Em outras situações, o motivo para optar pelo serviço privado é que os processos realizados por autoridades costumam ser muito lentos. Isso não dá segurança aos proprietários das empresas, pois enquanto seu caso é processado os culpados podem continuar causando danos.

Para alguns casos, ainda, pode haver a necessidade do advogado que atua a favor da empresa precisar apresentar evidências que sejam aceitas judicialmente.

Conte com a Elite Detetives!

A melhor coisa de ter um detetive especialista em contra espionagem industrial é que você economizará muito tempo, custos e esforço. Além disso, você não estará cometendo nenhum crime. Portanto, você pode ficar tranquilo investindo em um detetive especializado nisso para obter as evidências de que precisa para acabar com o que está afetando sua empresa.

Uma agência de detetives particulares irá ajudá-lo a resolver e prevenir com sigilo e discrição uma infinidade de situações que, do contrário, poderiam causar enormes prejuízos e manchar a imagem da sua empresa. Por isso, é importante contar com quem entende de contra inteligência e de investigação industrial, e avaliar a experiência da agência e de seus profissionais. Portanto, não perca mais tempo, conheça a Elite Detetives!

Para que servem os serviços de contra inteligência e investigação industrial?

Para que servem os serviços de contra inteligência e investigação industrial?
Em um mundo tão competitivo como o de hoje, os dados são claramente um ativo bem importante. Por esse motivo, é preciso levar a sua proteção e segurança muito a sério. A contra inteligência e a investigação industrial, então, ...
Leia mais...

Detetive Particular: saiba tudo sobre Contra Inteligência

Detetive Particular: saiba tudo sobre Contrainteligência
A Contra Inteligência é a prática da investigação e levantamento de documentos que podem ser importantes na hora de fechar acordos. No entanto, ela também trata da segurança dos dados sigilosos de empresas ou pessoas. Sua finalidade é encontrar informações ...
Leia mais...

CONTRAESPIONAGEM E SUA IMPORTÂNCIA NA CRISE

A importância da cotra Espionagem
Com a crise econômica vigente no Brasil, não é de se surpreender que muitas empresas tenham fechado ou demitido funcionários país afora. De janeiro a junho de 2015, por exemplo, 191 mil firmas encerraram as atividades no Brasil, enquanto ...
Leia mais...

DETETIVE E A FICÇÃO

DETETIVE E A FICÇÃO
As histórias de detetive se consolidaram como gênero literário no século XIX com as famosas obras de Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes, e Agatha Christie com Hercule Poirot. A partir de então muitos personagens se proliferaram ao ...
Leia mais...
Whatsapp
Mande um Whatsapp