Quando chamar um detetive particular para investigar o desaparecimento de pessoas?

detetive particular para encontrar pessoas desaparecidas

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, de 2007 a 2017, em um período de 10 anos, o número de pessoas desaparecidas chegou a 786 mil no Brasil. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, só em 2018, foram 82.094 casos. Dessa forma, é estimado que pelo menos oito pessoas desaparecem por hora no país. Este é um fato assustador, afinal significa que tem gente desaparecendo o tempo todo. Nestes casos, apesar da polícia ter um papel fundamental, contratar um detetive particular para realizar uma investigação pode ser decisivo para que a pessoa seja encontrada mais rapidamente.

Fazer esse serviço por conta própria não é recomendado, pois pode ser um período muito estressante e parecer uma tarefa longa e quase impossível. Por isso, as investigações de pessoas desaparecidas e de localização conduzidas pelo detetive são uma excelente alternativa para encontrar alguém, localizar seu paradeiro ou simplesmente descobrir as suas informações de contato.

O que é uma pessoa desaparecida?

Uma pessoa desaparecida é alguém que desapareceu por um período de tempo, geralmente por razões desconhecidas. Um mal-entendido comum é que uma pessoa deve estar desaparecida por 72 horas antes de ser legalmente classificada como uma “pessoa desaparecida”. Além disso, graças aos filmes de Hollywood, muita gente acredita que é preciso aguardar 48 horas antes de registrar o boletim de ocorrência.

No entanto, na realidade não funciona dessa forma. O boletim deve ser realizado imediatamente após a identificação do sumiço. No caso de crianças e adolescentes, a Lei nº 11.259/2005 ainda garante que uma investigação deve começar imediatamente. A urgência em contatar as autoridades e um detetive particular é extremamente importante para iniciar uma investigação imediatamente. As primeiras horas do desaparecimento de alguém são críticas e o momento decisivo para que as pistas sejam identificadas mais facilmente e a pessoa seja encontrada.

O que fazer quando uma pessoa desaparece?

Como mencionado acima, o primeiro passo que deve ser tomado ao verificar o desaparecimento de alguém é procurar pela polícia e registrar o boletim de ocorrência. Neste momento, você precisará descrever tudo o que puder sobre a pessoa e sobre quando a viu pela última vez. Nestes casos, é muito importante que você leve também fotos da pessoa desaparecida.

Se alguém próximo desapareceu, outra opção é ir diretamente para a delegacia especializada na localização de pessoas desaparecidas da sua cidade. No caso de São Paulo, a Delegacia de Pessoas Desaparecidas está situada no bairro de Perdizes. Lá, você exibirá o nome ao atendente para que ele possa inserir a pessoa desaparecida no Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas.

Além de registrar o desaparecimento, existem muitas outras atitudes que podem ser tomadas para tentar ajudar a localizar a pessoa desaparecida. No entanto, elas obviamente vão variar, pois cada caso tem circunstâncias únicas e as pessoas possuem estilos de vida diferentes. De forma geral, no entanto, é possível:

  • Entrar em contato com familiares e amigos;
  • Verificar as últimas atualizações nas redes sociais;
  • Verificar os locais que a pessoa desaparecida costuma frequentar;
  • Contratar um detetive particular.

detetive particular para encontrar pessoas desaparecidas

Por que e em que momento procurar um detetive particular para encontrar pessoas desaparecidas?

Em casos de pessoas desaparecidas, fica a cargo da polícia intervir. Isso porque ela é treinada para lidar com qualquer tipo de caso emergencial, desde uma situação violenta até um sequestro, pois possuem o conhecimento e a experiência para conduzir uma investigação. No entanto, as autoridades policiais contam com algumas restrições e recursos do departamento. Além disso, com tantos casos, a polícia às vezes pode não conseguir atender a grande demanda de desaparecimentos.

Dessa forma, é possível recorrer aos serviços de um detetive particular, que estará pronto para direcionar toda a sua atenção para o caso de cada cliente, realizando uma investigação completa para encontrar a pessoa desaparecida. Outro ponto diferencial, é que o detetive particular pode se infiltrar em diferentes ambientes sem chamar a atenção.

Quando alguém recorre a um detetive, geralmente é porque se esgotaram todas as outras opções disponíveis. Contudo, quanto antes o processo investigativo começar, em alguns casos há mais chances de achar quem está sendo procurado, além de ser muito mais rápido. Por isso, é importante saber que rastrear e encontrar uma pessoa desaparecida é um dos tipos de investigação realizadas por um detetive particular.

Como um detetive atua nos casos de desaparecimento

O ponto de partida de um detetive particular para encontrar uma pessoa desaparecida é o levantamento de informações básicas, tais como nome completo, fotos atuais, endereço residencial e/ou comercial, telefone e endereço de amigos e outros familiares próximos, locais que o desaparecido costumava frequentar e a hora e o lugar em que a pessoa foi vista pela última vez. Além disso, outras informações também podem ser solicitadas, como por exemplo:

  • Detalhes sobre quais roupas a pessoa usava quando foi vista pela última vez;
  • Qualquer apelido ou nome alternativo usado pelo parente;
  • Um resumo da situação em torno do desaparecimento;
  • O desaparecido possuía bens no momento do desaparecimento?
  • O parente tem tatuagens ou marcas de nascença?
  • Informações sobre seus hábitos.

Esses detalhes com certeza serão muito úteis para que o detetive possa iniciar as buscas e conseguir o máximo de pistas possível sobre o paradeiro da pessoa. A partir disso, este profissional poderá usar uma combinação de aparelhos tecnológicos de ponta e diversas técnicas de investigação, incluindo pesquisa, entrevistas com amigos e familiares, verificação de bancos de dados, entre outras. Afinal, o detetive é altamente treinado, com várias táticas muito úteis para encontrar seu ente querido.

O detetive particular substitui o trabalho policial?

A resposta para essa pergunta pode parecer bastante óbvia para algumas pessoas, mas ainda assim tem gente que fica com dúvidas sobre isso. E não, o trabalho do detetive particular não substitui de forma nenhuma o da polícia. Ao notar o desaparecimento de um ente querido, a primeira ação a ser tomada é entrar em contato com a polícia, que será responsável por fornecer as orientações iniciais. Independente se optar pela contratação de um detetive particular ou não, o serviço policial ainda é extremamente importante.

As investigações conduzidas por um detetive particular, principalmente quando se trata de uma investigação de emergência para pessoas desaparecidas, devem ser complementares. Este profissional desempenhará um trabalho crucial de reforço junto à polícia, oferecendo dados ou pistas adicionais para que o caso seja solucionado.

detetive particular para encontrar pessoas desaparecidas

O detetive particular pode te ajudar também em casos que não são uma emergência

Além de casos de sequestro ou outras emergências, existem também muitas outras situações que podem envolver a ajuda de um detetive particular. Por exemplo, as pessoas que desaparecem intencionalmente por diversos motivos, como evitar o pagamento da pensão alimentícia ou fugir de um mandado de prisão. Ou então a pessoa desaparecida pode estar se escondendo de gente perigosa. Há, ainda, os casos em que as pessoas se perdem. Isso pode incluir alguém que tenha alguma doença mental ou relacionada à idade, como Alzheimer.

Outras possibilidades ainda são de reencontrar algum amigo antigo com quem se perdeu contato; e casos de encontrar pessoas que aplicaram golpes, calotes, estelionatos, cheques sem fundo, roubo ou furto.

Escolhendo o detetive particular certo

Para lidar com casos de pessoas desaparecidas, é fundamental encontrar uma empresa de detetives particulares que tenha experiência no assunto e saiba o quanto é importante agir rapidamente para tentar localizar o membro da família desaparecido. Dessa forma, as chances de descobrir onde está uma pessoa desaparecida são maiores. Além disso, um bom detetive ou agência de investigação particular saberá quais as medidas a serem tomadas para levar adiante o caso.

Portanto, quando você contrata um detetive particular, ele dedicará o tempo necessário para trabalhar com eficiência no caso. Para isso, é preciso contar com um profissional de confiança e que entende desse tipo de investigação.

Precisando de um detetive particular?

Seja um ente querido em situações suspeitas e emergenciais, uma pessoa com quem você perdeu contato ou até mesmo alguém que precise ser rastreado por causa de dívidas, herança ou obrigações comerciais, não importa o caso, não saber o que aconteceu com alguém de quem você gosta pode ser muito frustrante. Pensando nisso, a Elite Detetives está sempre pronta para conduzir qualquer tipo de investigação.

Com investimento constante em equipamentos de ponta e processos investigativos pautados pela ética, a Elite Detetives vem se consolidando como referência no segmento há mais de 20 anos. Nossa equipe de detetives particulares possui anos de experiência especializada nesse campo de pessoas desaparecidas, sendo capacitados para lidar com os mais variados casos de localização de pessoas e investigação particular.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp