O que fazer diante do desaparecimento de uma pessoa?

O desaparecimento de uma pessoa é sempre uma angústia para toda a família e, muitas vezes, as autoridades locais podem não estar conseguindo conciliar o caso com sua rotina atribulada de ocorrências. Por isso, um detetive particular pode ser de grande ajuda. O detetive particular é o profissional especializado em desvendar diferentes casos, como traição, desaparecimento, fraudes bancárias, entre outros. Esse profissional consegue dedicar seu tempo integralmente para resolver a ocorrência pela qual foi contratado. Existem alguns procedimentos legais que devem ser feitos nos casos de desaparecimentos, a fim de que as investigações também sejam coordenadas pela polícia.

O que fazer em casos de desaparecimento?

O primeiro passo a ser seguido diante de um caso de desaparecimento é manter a calma e mobilizar o maior número possível de pessoas (parentes, amigos e vizinhos), a fim de realizar uma primeira busca pela pessoa. Nesta etapa, também se torna necessário ligar para hospitais, delegacias, local de trabalho, escola frequentada, casas de amigos ou conhecidos, abrigos, postos de saúde etc. Outra questão importante é definir uma pessoa que ficará responsável por registrar o boletim de ocorrência de desaparecimento na delegacia mais próxima imediatamente. É disseminada a informação de que nestes casos existe um prazo de 24 horas para registrar a ocorrência com as autoridades locais, porém, este é um dado equivocado, já que a denúncia deve ser feita o mais rápido possível. É necessário também ligar para o Disque Denúncia para que outras delegacias e centros de autoridades sejam informados sobre o caso, além de jornais, revistas, e outros meios de comunicação, se for possível. Para cada faixa etária de indivíduo desaparecido, existem recomendações específicas a serem seguidas conforme orientação da polícia.

Desaparecimento de pessoas adultas

Para os casos de adultos desaparecidos, os familiares devem entrar em contato com outros parentes, amigos, namorado(a), colegas de trabalho etc, para obter informações sobre o último paradeiro da pessoa. Depois de coletadas estas informações, a ocorrência deve ser registada na delegacia mais próxima para que a polícia possa iniciar as buscas.

Desaparecimento de crianças ou adolescentes

Casos de crianças ou adolescentes desaparecidos são bem delicados e, por isso, devem ser imediatamente comunicados às autoridades locais que estejam em postos em algum local mais próximo de onde a pessoa foi vista pela última vez. Nestas situações, o quanto antes a polícia for informada, maiores serão as chances de se obter informações concretas e identificar possíveis testemunhas.

Desaparecimento de pessoas idosas

No caso de desaparecimento de pessoas idosas, além dos procedimentos padrões citados para procurar indivíduos mais jovens, torna-se necessário o cancelamento da aposentadoria ou benefícios que o desaparecido(a) recebe. Para fazer isto, basta ir à agência bancária onde o idoso tem cadastro e apresentar o boletim de ocorrência. Assim, em situações de tentativas de saques, o gerente da agência deverá comunicar a polícia imediatamente.

Qual é o momento de buscar um detetive particular?

Muitas vezes, as autoridades locais não conseguem conciliar o grande número de ocorrências que devem atender e o caso pode ficar para segundo plano. Isso não quer dizer, porém, que elas não estejam se empenhando em suas funções. Nessas situações, um detetive particular pode se tornar uma excelente opção para dar atenção total ao caso e conseguir localizar a pessoa desaparecida o quanto antes. Este profissional, quando contratado, utilizará técnicas e habilidades específicas para tentar encontrar o indivíduo desaparecido, se dedicando integralmente ao trabalho. Sua missão consiste em tentar reproduzir todos os passos da pessoa desde a última vez em que ela foi vista, tanto pela família quanto por amigos, vizinhos, namorado(a), colegas de trabalho e pessoas que frequentam os mesmos lugares que ela. Além disso, os detetives particulares dispõem de habilidades próprias para levantar possíveis suspeitos que possam estar envolvidos no caso, utilizando métodos de rastreio e coleta de depoimentos avançados. Eles também se movimentarão para cidades próximas, ou distantes, caso haja parentes nestes locais, a fim de encontrar o desaparecido. É importante ressaltar que, tanto para o trabalho da polícia quanto para o do detetive ser realizado com sucesso, é necessária a apresentação de uma foto recente da pessoa. Com a foto, ambos podem abordar pessoas em locais estratégicos, como hospitais, escolas, rodoviárias, postos de saúde, lanchonetes, restaurantes, banheiros públicos etc, para levantar maiores informações.

Conclusão

Em casos de desaparecimentos, o importante para os familiares é manter a calma e buscar o maior número de meios possíveis que auxiliem na procura desta pessoa. O detetive particular é importantíssimo para estes casos porque consegue dedicar-se em tempo integral para realizar as buscas e pode chegar a encontrar a pessoa desaparecida de forma mais rápida.

Related Post

Nós te Ligamos Mande um Whatsapp