Como saber se meu filho está usando droga

Boa parte dos casos de investigação familiar que aparecem nos escritórios do detetive particular se referem à suspeita dos pais de que o filho adolescente ou jovem esteja envolvido com drogas. São mais do que conhecidos os efeitos que o uso prolongado dessas substâncias têm na saúde das pessoas. Além disso, há as preocupações de ordem social, como envolvimento com criminosos, vício, dívidas e isolamento social.

Essa é uma das maiores preocupações vivenciadas pelos pais nos dias de hoje. Por isso, a contratação do detetive particular tem o objetivo de confirmar ou refutar as suspeitas, por meio de provas concretas. A partir daí, cabe aos pais decidirem como irão proceder para ajudar o filho nessas circunstâncias.

 

Quais sinais indicam que meu filho esteja envolvido com substâncias ilícitas?

Ainda no âmbito das suspeitas, há alguns sinais que indicam que, possivelmente, o jovem esteja envolvido com substâncias ilícitas. Confira:

Gostos e preferências alterados

É comum que, durante a infância e a adolescência, as pessoas desenvolvam alguns hobbies, ou seja, algumas atividades que lhe deem prazer durante as horas livres. Isso pode incluir a prática de algum esporte, tocar algum instrumento musical, jogar algum jogo virtual, entre outros. Quando o indivíduo passa a usar drogas, pode acontecer de a substância se tornar uma fonte mais intensa de prazer do que as atividades de que costumava gostar. Por isso, o jovem pode deixar essas atividades de lado, o que pode acontecer de uma hora para outra, sem razão aparente.

Desempenho ruim nos estudos

Seja na escola, no cursinho ou na faculdade, um dos principais sinais do uso de drogas entre os jovens é a queda no rendimento nos estudos. Isso acontece porque o adolescente deixa de estudar, fazer trabalhos e até mesmo de comparecer às aulas para usar drogas em outros lugares. Além disso, os efeitos do uso dessas substâncias prejudicam consideravelmente a capacidade que o indivíduo tem de se concentrar e absorver novas informações, o que impacta negativamente em seu processo de aprendizagem. A consequência natural é o declínio nas notas.

Oscilações de Humor

Qualquer adolescente passa por períodos de oscilação de humor, como uma resposta à atividade hormonal intensa e às próprias mudanças típicas que vivencia neste período. No entanto, o uso de drogas pode acentuar esse comportamento, não só como um efeito da substância no organismo. Os pais, diante das suspeitas, tendem a “fechar o cerco” ao jovem. Em contrapartida, ao tentar esconder que usa drogas, o jovem pode adquirir uma postura defensiva, que inclui hostilidade e agressividade.

Como saber se meu filho está usando droga

Como saber se meu filho está usando droga | Elite Detetives

Mudanças nos grupos sociais

É característica da juventude criar laços de amizade não só por frequentar os mesmos lugares (como a escola, o curso, o clube ou a academia), mas também por compartilhar interesses em comum, como algum esporte, música ou outro tema. Por isso, mudanças nos grupos sociais de convívio podem indicar mudanças de interesses. É claro que isso nem sempre significa que o jovem está usando drogas, mas é uma possibilidade. Por isso, a dica para os pais é tentar se aproximar dos filhos e conhecer seus amigos, trazendo-os para perto de casa ou indo buscar o filho na escola ou em outros locais de vez em quando.

Alterações Psicológicas

Há drogas que alteram a percepção que o indivíduo tem da realidade que o cerca, pois interferem nos níveis de determinadas substâncias no cérebro. Isso pode provocar alucinações e delírios, especialmente nos casos de uso de crack e cocaína. Esse comportamento paranoico pode criar também a sensação de que o indivíduo está sendo perseguido. São sintomas graves do uso dessas substâncias ou de possíveis problemas psiquiátricos. Em um ou outro caso, é preciso procurar ajuda especializada.

Gastos e mais gasto

Quando o consumo é mais acentuado, especialmente quando o vício já se instalou, o jovem tende a gastar cada vez mais dinheiro com as drogas. Isso pode comprometer boa parte da remuneração, caso o jovem trabalhe. No entanto, quando não trabalham, pedem cada vez mais dinheiro aos pais. Há casos em que o jovem vende alguns de seus pertences, ou mesmo da família, para sustentar o vício, o que compromete bastante a vida financeira dos familiares. Por isso, diante de gastos inexplicáveis, é importante estar atento.

Mudanças na alimentação

As mudanças alimentares podem ser algo comum durante a adolescência. Em fase acentuada de crescimento ou por conta da prática de exercícios físicos, pode haver um aumento no apetite. Em contrapartida, o desejo de emagrecer pode levar o adolescente a comer menos. É preciso ficar atento, porém, porque o uso de determinadas drogas altera o desejo alimentar. O álcool, por exemplo, tende a reduzir a fome, enquanto a maconha tem efeito inverso, aumentando o apetite.

Alterações no sono

Há drogas que oferecem uma espécie de efeito calmante e relaxante, como a maconha e o próprio álcool, o que tende a aumentar o sono nas pessoas que consumirem essas substâncias. Em compensação, há substâncias estimulantes, como a cocaína e o ecstasy, que tendem a deixar o indivíduo mais ativo. É preciso estar atento a essas alterações. Os psiquiatras, porém, ressaltam que a sonolência excessiva também pode ser sinal de outros problemas que devem ser investigados, como a depressão.

Pupila dilatada

As drogas provocam diferentes reações no organismo, que podem incluir alterações na pressão arterial, na quantidade de batimentos cardíacos por minuto, na musculatura, entre outros. Um sinal que pode indicar o uso de determinadas substâncias é a dilatação na pupila, uma reação química da droga no organismo.

 

Isolamento social

Quando o indivíduo encontra prazer no uso de drogas, pode achar que as outras atividades que antes lhe eram prazerosas perderam a graça, ou não são tão interessantes assim. Além de deixar hobbies de lado, os próprios relacionamentos da pessoa se tornam desinteressantes, provocando um afastamento do jovem de seus amigos ou familiares. Embora a tendência seja de que os pais se preocupem com os filhos que saem muito de casa, a retração e o isolamento também são sinais para prestar atenção.

Conte com a Elite Detetives

A Elite Detetives está no mercado há mais de 20 anos atendendo e solucionando casos de muita relevância, tendo assim uma sólida experiência em investigação particular. Conte conosco para investigar por você. Nossa equipe de detetives particulares irá resolver seu caso, trabalhamos com investigação conjugal, empresarial, familiar, entre outros. Portanto, entre em contato e faça já seu orçamento.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp