Aprenda a reconhecer os sinais de que seu filho é maltratado pela babá

Encontrar uma babá que atenda às necessidades da família e saiba cuidar da criança nem sempre é tarefa fácil. Sem ter conhecimento do perfil da profissional que estão contratando os pais podem acabar colocando os filhos sobre cuidados de uma pessoa que não sabe lidar com a criança, e acaba maltratando-a.

O problema é que nem sempre esses maus tratos ficam claros. Portanto, uma investigação familiar é a melhor maneira de reconhecer maltrato infantil. O detetive particular que ficar responsável pela investigação saberá descobrir as evidências e tirar a história a limpo.

Investigação familiar: saiba quando recorrer

Existem sinais que podem ser observados e que indicam que algo de errado está acontecendo. Quando algum ou mais de um dos itens listados a seguir for uma característica recorrente no comportamento do seu filho, significa que está na hora de buscar um detetive particular para realizar uma investigação familiar.

Hematomas pelo corpo

Ainda que machucados sejam normais em crianças devido a brincadeiras e quedas que podem acabar deixando marcas, alguns hematomas podem ser sinais de que a criança vem sofrendo punições físicas da babá. Tente perceber se marcas surgem pelo corpo com uma frequência maior do que o normal e pergunte a criança se ela se machucou brincando naquele dia. Muitas crianças, por medo, podem não revelar aos pais sobre terem sofrido violência física da babá, no entanto, com outras informações, é possível confirmar melhor as suspeitas.

Ainda que acidentes enquanto a criança está brincando aconteçam, é dever da babá evitar ao máximo que seu filho de machuque nessas situações. Portanto, se tais problemas não vêm sendo evitado, a babá está sendo negligente na hora de vigiar e cuidar.

Perda de apetite

Subitamente a criança não quer mais comer? A perda de apetite pode estar relacionada a traumas psicológicos que se passou recentemente. Caso a babá tenha o hábito de maltratar seu filho quando vai alimentá-lo, o momento de comer ficará gravado na cabeça dele como uma situação desagradável, que inspira medo e intimidação, portanto, seu apetite fica inibido em muitas outras ocasiões.

Sem vontade de brincar

Uma criança que brincava todos os dias e passa a mostrar um desinteresse em brincar e se divertir pode estar deprimida por conta de maus tratos que vem sofrendo. Brincadeiras são saudáveis para o desenvolvimento e a saúde mental da criança. A babá, ao tornar esse momento que deve ser leve e descontraído em algo ruim, irá estimular seu filho a não querer mais brincar.

Mudança repentina de comportamento

Seu filho costuma ser uma criança mais quieta e de repente se tornou mais agitado? Sempre teve um temperamento dócil, mas depois que a babá passou a cuidar dele, se mostra mais agressivo? A mudança do comportamento de forma repentina é uma reação a maus tratos que ela pode estar sofrendo.

Crianças são autênticas aos seus sentimentos, não escondem suas reações da mesma maneira que os assuntos. Mudanças de humor ou de comportamento principalmente na frente da babá são sinais fortes de que talvez seja o momento de avaliar melhor a profissional que cuida do seu próprio filho.

Alterações no sono

Perceba se o seu filho demora mais do que o de costume para dormir, se acorda muitas vezes durante a noite, se tem dificuldades para levantar de manhã ou qualquer outra irregularidade no sono.

Como o detetive particular atua em uma investigação familiar

Assim que se contratar um detetive particular para iniciar o processo de investigação familiar, uma série de passos deverá ser seguida pelo profissional, de acordo com a metodologia adequada para esse tipo de trabalho. Esses passos são o que irão levá-lo a descobrir se os maus tratos realmente estão acontecendo através da verificação de evidências sobre os fatos.

Uma das primeiras verificações a ser feita pelo detetive particular é a de antecedentes criminais, ou seja, se a babá possui ficha limpa na polícia. Uma análise detalhada das redes sociais também precisa ser feita, pois são ambientes que mostram muito da postura e da índole da pessoa. O currículo também é checado, bem como a busca por famílias que já trabalharam com a babá no passado.

Esse último ponto, inclusive, é muito importante numa etapa anterior a contratação. Busque sempre as melhores referências possíveis. Prefira uma babá que já possui experiência e que já tenha trabalhado com pelo menos 2 ou 3 famílias anteriormente. Antes de fazer a contratação, saiba dessas famílias sobre como foi o serviço. Apenas contrate caso todas as famílias recomendarem e garantirem que o trabalho da babá é bom, e que as crianças que ela foi encarregada de cuidar foram tratadas com atenção e carinho.

Técnicas de investigação familiar para descobrir se há maltrato infantil

Dependendo do quão longe for a investigação familiar do caso, é possível que o detetive particular também acabe entrando em contato com pessoas que conhecem a babá fora do âmbito do profissional, ou seja, não apenas os antigos patrões, mas pessoas que fazem parte da vida pessoal dela. Assim, é possível ter um panorama mais completo dos padrões de comportamento que ela apresenta em vários aspectos da sua vida, que vão além do trabalho, mas podem refletir no modo como ela lida com a criança e a maltrata.

Com a devida autorização dos pais, o detetive particular também costuma instalar escutas e câmeras escondidas dentro da casa. Será possível, a partir daí, checar o que acontece quando a babá está sozinha com a criança e obter provas do tratamento precário que está sendo dado a criança.

Boa parte dos crimes e maus tratos, no entanto, ocorrem fora de casa. Nesse caso, o detetive costuma seguir a babá nos momentos de lazer com as crianças, em parques e demais locais públicos. Mantendo o sigilo, sem se deixar ser descoberto, o detetive irá registrar esses momentos com fotos e filmagens para reunir informações que podem esclarecer a verdade.

Conte com os serviços de detetives particulares de qualidade

A Elite Detetives é especialista em realizar serviços de investigação familiar, empresarial e conjugal. Estamos há mais de 20 anos no mercado e nossa experiência é vasta e sólida.  Estamos sempre preparados para atender aos mais diversos casos com todo o sigilo e seguindo o código de ética da profissão. A segurança do nosso cliente é essencial e vem sempre em primeiro lugar.

Também contamos com equipamentos de ponta para auxiliar os detetives em todo o processo de investigação. Entre em contato e saiba mais sobre a investigação familiar!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp