Minha empresa está crescendo, mas meu retorno é o mesmo, o que fazer?

Investigação Empresarial | Elite Detetives

É comum se deparar todos os dias com notícias sobre casos de fraudes em empresas, tanto públicas quanto privadas. Contudo, muitas pessoas acabam sendo pegas de surpresa quando passam a suspeitar que isso está acontecendo dentro de sua própria organização e não sabem como reagir. Nestes casos, o que fazer? Uma solução bastante recomendada é contratar uma investigação empresarial.

Por exemplo, imagine este cenário: uma empresa está tendo um crescimento constante, atraindo investidores e conquistando um público cada vez maior. Ao mesmo tempo, não vê o retorno financeiro acompanhar esse crescimento. Suspeito, não é? Por isso, a indicação de contar com detetive particular é fundamental, pois esse profissional poderá realizar uma investigação completa, utilizando técnicas e equipamentos de ponta.

Quando a empresa precisa recorrer a uma investigação empresarial?

Uma empresa de investigações americana divulgou um levantamento de que, somente no ano de 2017, 74% das organizações brasileiras sofreram com fraudes empresariais. Esse cenário é muito preocupante e significa um problema sério de gestão, podendo consumir até 5% do faturamento.

Tendo isso em mente, é extremamente importante um trabalho constante de prevenção e também de investigação, caso haja alguma suspeita. Qualquer desconfiança que existir precisa ser avaliada e investigada por um profissional especializado no assunto, como o detetive particular. Isso porque a fraude pode acontecer de diversas maneiras, não somente pelo desvio de caixa. Repasse de informações estratégicas e/ou sigilosas, roubo para pagar gastos pessoais e até mesmo o fechamento de negócios paralelos são casos que precisam ser investigados.

A investigação empresarial, então, é destinada para empresas que estão enfrentando quaisquer problemas ou irregularidades dentro do ambiente de trabalho, como por exemplo:

Fraudes em geral

Uma das situações mais comuns enfrentadas pelas empresas, sem dúvidas, são as fraudes. Normalmente, elas envolvem um dos sócios ou até mesmo um funcionário com um cargo alto que pode estar com alguma insatisfação ou simplesmente quer se aproveitar de alguma vantagem, mas isso não é uma regra.

Contudo, se esse for o caso, o trabalho do detetive particular precisa ser realizado com extrema cautela, para que o fraudador não descubra que a investigação empresarial está sendo conduzida e apague ou oculte todas as evidências.

Roubo ou vazamento de informações

Além das fraudes empresariais internas, as empresas ainda estão suscetíveis a lidar com crimes virtuais, tais como invasão e roubo de dados confidenciais. Essa questão é muito séria e pode ser extremamente prejudicial para as empresas, sejam de pequeno, médio ou grande porte, pois atrapalha sua competitividade no mercado.

Até mesmo o Facebook, por exemplo, que tem uma blindagem, não conseguiu evitar um golpe que repassou informações sigilosas de 4 milhões de usuários do mundo todo.

O vazamento de informações para os concorrentes também pode ser investigado, como quando suas ideias parecem chegar na concorrência primeiro, o que pode não ser uma mera coincidência.

Roubo de dados

Roubo de dados | Elite Detetives

Furto e roubo de bens

O furto ou desvio de produtos é um dos tipos de fraude mais comuns em muitas empresas, pois é um delito relativamente fácil de ser cometido, a partir do momento em que existe a oportunidade. O crescimento do número de roubos e furtos de bens é proporcional ao crescimento do mercado informal abastecido com mercadorias roubadas.

Além de prejuízo, isso também causa um impacto bastante negativo para a empresa, e os funcionários podem ser alertados sobre os riscos da má conduta e sobre como a perda com furtos pode influenciar nos resultados da empresa. Afinal, uma empresa sem lucros não tem como pagar salários, por exemplo.

Corrupção

A corrupção é um problema endêmico no Brasil, que pode levar uma empresa a falir. Para combater à corrupção, é necessário implementar um setor de compliance para lidar com os desafios de regulamentação e conformidade.

Assim, os profissionais desse segmento vão se dedicar ao controle e a vigilância interna, garantindo a adesão aos princípios éticos.

Favorecimento

Assim como no meio político e no funcionalismo público, nas empresas também pode ocorrer a contratação de pessoas que não são qualificadas, por ser parente, amigo ou uma troca de favores. Isso também vale para a hora de escolher fornecedores, algo que pode ser pautado por interesses pessoais.

Em ambos os casos, o compliance é igualmente recomendado para fazer o controle do cumprimento de normas contra práticas indevidas de favorecimento.

Outros casos

Existem ainda outros casos que podem ser descobertos ao longo da investigação do detetive particular, como por exemplo:

  • Concorrência desleal: se sua empresa está sendo difamada pelos concorrentes ou se eles possuem vantagens ilegais e subornos para ganhar vantagem;
  • Abuso de poder: funcionários que abusam do poder podem fazer com que sua empresa receba processos de danos morais, assédio e outros;
  • Extorsão: ameaças dentro de uma empresa também são crimes e podem se tornar alvos de uma investigação policial;
  • Violação de patentes: se você é o criador de algum invento que foi patenteado, só a sua empresa pode usá-lo.

Em qualquer um desses casos, uma investigação empresarial bem realizada por um detetive particular experiente pode trazer à tona as evidências que comprovem a sua suspeita de fraude. Mas, além disso, a investigação empresarial também pode ser realizada para resolver litígios trabalhistas, localizar bens ou pessoas para a recuperação de ativos, entre outros.

Como evitar fraudes empresariais?

As fraudes empresariais podem ser ocasionadas pela ausência de orientações normativas, a falta de ferramentas preventivas, falhas na gestão, entre outros. A melhor forma de combater e evitar esses casos, então, é com medidas preventivas e implementando um setor de compliance, com profissionais dedicados a zelar pela transparência e boas práticas empresariais.

Além disso, algumas atitudes que podem ajudar a evitar fraudes são:

  • Tenha o controle: todos os processos, tais como recebimentos, vendas, folhas de pagamento e outros, devem ser registrados e acompanhados regularmente;
  • Distribua as informações: não deixe todas as informações vitais sobre a empresa nas mãos de uma só pessoa;
  • Limite o poder: não permita que apenas um sócio ou funcionário possa assinar em nome da empresa;
  • Contrate um detetive particular: uma investigação empresarial pode ajudar a identificar fraudes e conseguir provas, além de permitir que o comportamento de funcionários seja avaliado, incluindo se houver um aumento repentino de poder aquisitivo.

 

Impactos da fraude empresarial

Impactos da fraude empresarial | Elite Detetives

Quais são os principais impactos da fraude empresarial?

Fraudes empresariais podem trazer diversos impactos imensuráveis, principalmente quando chegam ao conhecimento da opinião pública. Um exemplo disso bastante recente são as construtoras que foram implicadas em escândalos de corrupção junto ao governo federal. Algumas delas tiveram suas ações desvalorizadas, o que fez elas se endividarem.

Dessa forma, é bastante evidente o quanto uma fraude empresarial pode gerar grandes estragos e se tornar um problema enorme para a empresa, que passa a necessitar de um gerenciamento de crises.

Por esse motivo, é fundamental contratar os serviços de investigação empresarial de um detetive particular. Ele é o profissional que fará um estudo aprofundado dos funcionários e da estrutura da empresa, garantindo que todo o processo investigativo esteja de acordo com a lei, sem causar danos morais a terceiros ou comprometer a imagem empresarial.

Como funciona uma investigação empresarial?

A investigação empresarial é um serviço oferecido para empresas que enfrentam problemas de fraudes, quedas de produção, falta de retorno financeiro mesmo com o crescimento empresarial, desvios de conduta de funcionários, roubo de mercadorias, entre outros.

Obviamente, em cada caso o detetive conduzirá a investigação de uma forma diferente. De forma geral, no entanto, é possível dizer que todo esse processo pode se dar de dois modos:

Investigação empresarial com monitoria

Normalmente, a monitoria acontece quando existe alguma suspeita de que um ou mais funcionários estão praticando atos fraudulentos, identificando os focos irregulares. Assim, toda a comunicação interna e externa da empresa passa a ser rastreada e analisada, com o objetivo de descobrir quem está envolvido na fraude e reunir provas.

Para esse tipo de investigação, são utilizados diversos equipamentos e softwares de alta tecnologia, que permitem capturar e documentar todas as informações levantadas.

Investigação empresarial com infiltração

Já nestes casos, o detetive particular literalmente se infiltra na empresa ou equipe investigada para mapear e analisar comportamentos, situações e transações suspeitas. Esse tipo de investigação empresarial é bastante usado principalmente quando a monitoria não é o bastante para obter provas concretas. Dessa forma, o detetive particular pode traçar perfis e identificar se existe mesmo algum esquema fraudulento.

É um método um pouco mais complexo de investigação e que exige bastante cautela para não levantar desconfianças. Em alguns casos, é amparado pelo setor de Recursos Humanos que finge até uma seleção de candidatos para que todos acreditem em uma contratação verídica, preservando a naturalidade da rotina de uma empresa.

O que é contrainteligência?

Em alguns casos, como quando há a suspeita de que a concorrência, algum funcionário ou sócio está sendo desonesto e utilizando serviços de espionagem para obter informações sigilosas, o recomendado é que o detetive particular realize o serviço de contrainteligência.

Também chamada de contra espionagem, é um procedimento muito útil para qualquer empresa, especialmente que trabalhe com o desenvolvimento de projetos, manutenção de segredos e outros.

O detetive fará uma busca para descobrir e eliminar equipamentos de espionagem, como câmeras e escutas.

A investigação empresarial deve contar com uma assessoria jurídica

Os detetives particulares da Elite Detetives conduzem as suas investigações seguindo os parâmetros legais. Além disso, a investigação deve ser sigilosa, para manter a privacidade do cliente. Contudo, a empresa também precisa seguir alguns cuidados, por isso é essencial contar com uma assessoria jurídica.

Por isso, independente de qual motivo levou à contratação de um detetive particular e de qual o método adotado para a realização de uma investigação empresarial, é muito importante que ter o auxílio de uma assessoria jurídica. Isso garantirá que os processos sejam acompanhados de perto, chegando a uma solução com danos mínimos para a empresa, assegurando a privacidade e orientando como reunir provas legítimas e abordar os suspeitos.

O que fazer após a investigação empresarial?

Após a conclusão da investigação empresarial, o detetive particular entregará para o cliente um relatório contendo todas as evidências coletadas e o resultado final. A partir disso, a empresa poderá averiguar junto ao departamento jurídico e de Recursos Humanos o que pode ser feito, procedendo com a demissão dos funcionários envolvidos nas fraudes e até mesmo ingressar com um processo judicial.

Geralmente quais são as principais pistas encontradas em um caso de investigação empresarial?

Geralmente, o detetive particular é procurado para realizar uma investigação empresarial quando uma empresa está tendo desvios de alguma forma. As pistas encontradas podem variar em cada caso, dependendo de alguns aspectos, como o cargo do funcionário envolvido na fraude.

Por exemplo, ao investigar a rotina desse funcionário, o que chama atenção é o estilo de vida incompatível com a remuneração, atividades em endereços de concorrentes e reuniões com pessoas estranhas.

Tudo é investigado com detalhes, a fim de encontrar provas que possam comprovar ou refutar as suspeitas de fraude empresarial.

Quanto custa em média uma investigação empresarial e quando tempo dura?

Em média, uma investigação empresarial custa entre R$ 5.000 a R$ 20.000. Contudo, os serviços de investigação particular realizados por um detetive particular não segue uma tabela de preços fixa. Isso porque existem muitos fatores diferentes em cada caso e que interferem nesse valor. Alguns aspectos como tempo, informações disponibilizadas pelo cliente, complexidade, entre outros.

Outros fatores que podem influenciar nos custos de uma investigação empresarial são a quantidade de profissionais envolvidos, os gastos do detetive durante o processo investigativo e o tempo de duração da investigação.

Dessa forma, é interessante saber que uma investigação empresarial dura, em média, de 05 a 90 dias.

Contrate um detetive particular da Elite Detetives

Como dito anteriormente, o detetive particular é o profissional que pode te ajudar a descobrir se de fato existe alguma fraude ocorrendo dentro de sua empresa. Também é uma excelente opção caso você já tenha identificado algum desvio, mas precise descobrir quem está por trás disso e ter evidências que o comprovem. Dessa forma, o trabalho realizado pelo detetive nestes casos acaba ajudando a gerar valor ao negócio e garantir a sobrevivência da empresa.

A Elite Detetives atende casos de muita relevância, tendo uma sólida experiência em investigações empresariais. Com uma equipe composta por detetives particulares altamente qualificados, são mais de 20 anos trabalhando com investigação empresarial, familiar, conjugal e outras. Entre em contato e faça já seu orçamento!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp