Investigação Corporativa: Riscos e Fraudes

Investigação Corporativa: Riscos e Fraudes | Elite Detetives

Não importa qual seja a área de atuação, o que há de mais valioso nas empresas se chama conhecimento. A sabedoria das pessoas que trabalham nas corporações é o combustível das ideias que, quando postas em prática, revolucionam o mercado e apontam novos caminhos em tecnologias, produtos ou serviços. É assim que uma empresa cresce e se destaca. No entanto, qualquer organização encontra em seu caminho um ou mais concorrentes – empresas do mesmo ramo, que oferecem soluções semelhantes a públicos semelhantes, que possuem basicamente as mesmas necessidades. Base do sistema capitalista, essa concorrência gera competitividade intensa entre as empresas, podendo se tornar agressiva e, até mesmo, antiética. Entenda agora como funciona a investigação corporativa!

Ambiente corporativo: avanço do compliance 

As pesquisas apontam que as organizações têm se preocupado em estruturar uma prática dedicada ao Compliance, em inglês, significa “agir em sintonia com as regras”, para lidar com os desafios de regulamentação e conformidade, possivelmente como reação aos casos recentes de investigação a supostas iniciativas de corrupção tornadas públicas.

No levantamento, 77% dos respondentes disseram que as empresas que representam possuem uma área dedicada a Compliance. Apesar disso, apenas pouco mais da metade (51%) analisa que suas corporações se consideram organizadas para a gestão estratégica de riscos.

“Esse resultado indica que há um desafio importante para as empresas, que precisam incorporar estruturas organizadas e definidas para a gestão de riscos empresariais, com o objetivo de evitar exposição a ameaças pela falta de preparo nessa área”, explica Ronaldo Fragoso, sócio-líder da área de RiskAdvisory da Deloitte no Brasil para o site Board Place.

Espionagem 

Existem casos em que as empresas instalam dispositivos, como gravadores ou câmeras escondidas para obter informações sigilosas de empresas concorrentes e, possivelmente, implementar ideias roubadas. Até mesmo pessoas infiltradas, se passando por funcionários, clientes ou fornecedores, podem ser úteis para adquirir esse tipo de dados. Ideias, atividades, documentos e ações podem ser adquiridos por empresas concorrentes com o objetivo de prejudicar aquela organização.

Contraespionagem 

Identificando essa ameaça oferecida pelos rivais, muitas empresas se preocupam em proteger seus projetos. Para combater os espiões da concorrência, elas lançam mão da contraespionagem, ou contrainteligência. Esse serviço consiste em uma série de medidas de proteção à empresa e às pessoas que nela trabalham para que não haja vazamento de informações.

Para essa finalidade, o detetive particular é o profissional especializado. Analisando os funcionários ou possíveis clientes da empresa, o investigador pode detectar pessoas que estejam divulgando essas informações em troca de algum benefício. Além disso, esse profissional também executa varreduras na empresa em busca de dispositivos que possam ter sido instalados para obter as informações. Entre estes itens, podem aparecer microfones, câmeras (fotográficas ou filmadoras), escutas e softwares de espionagem. 

Resultados

Os detetives, durante todo o processo investigativo, elaboram relatórios descrevendo as ações tomadas e tudo aquilo que foi descoberto, relacionado à espionagem da concorrência. Todos esses equipamentos são imediatamente desativados. As provas obtidas são entregues ao cliente.

Investigação Corporativa: Riscos e Fraudes | Elite DetetivesEm quais casos a Contra Espionagem
é indicada? 

Sempre que houver a suspeita de que algum concorrente (ou mesmo um sócio desonesto) esteja obtendo ou tentando obter informações sigilosas, possivelmente referentes a produtos, serviços, projetos, ações ou novas tecnologias, o serviço de contraespionagem pode ser contratado.  Especialmente nos setores em que a concorrência é muito alta, como bancos ou partidos políticos, esse serviço é recomendado.

Com o auxílio de um detetive experiente e com toda a tecnologia necessária, é possível acabar com os planos da concorrência de roubar ideias ou sabotar projetos. Dessa forma, fica mais fácil conduzir as atividades da organização com tranquilidade e segurança, sem preocupações com ações desleais de concorrentes. Afinal de contas, esse tipo de atitude pode gerar prejuízos incontáveis, inclusive podendo levar as empresas à falência.

É importante ressaltar que, na hora de contratar um investigador profissional, é preciso verificar se é uma pessoa de confiança, com a experiência e a estrutura que esse tipo de processo investigativo exige.

Contraespionagem dentro da empresa 

Essa prática é importante pois, às vezes, a empresa pode ser vítima até mesmo de seus funcionários – a partir de um suborno, por exemplo. Quando há suspeita de espionagem, é indicada a contratação de um investigador privado para proteger o seu negócio. Como dito antes: imaginamos a contraespionagem como algo dos filmes e seriados de TV, algo distante de nossa realidade. Contudo, diversas situações corporativas podem ser classificadas como espionagem. Sendo assim, a contraespionagem é um serviço que procura revelar esses casos para empresários e CEOs.
Confira os serviços de Contra Espionagem!

Como um detetive pode ajudar nesse caso? 

Diante dessa situação, a principal função do detetive particular é descobrir se existe alguma 

irregularidade acontecendo dentro da empresa, seja acesso à informações sigilosas, venda de dados ou até mesmo comportamento inapropriado dos funcionários. Para isso, ele recorre a ferramentas semelhantes às usadas na investigação tradicional, como:

  • Câmeras fotográficas;
  • Câmeras filmadoras;
  • Escutas;
  • Softwares espiões;
  • Microfones.

Outra prática similar, é a do detetive passar por um funcionário da empresa, para assim, descobrir quais informações estão sendo repassadas pelos colaboradores da empresa lesada. Com essa infiltração, ele consegue ouvir diálogos, realizar conversas sobre temas específicos e até mesmo subornar funcionários para chegar à verdade sobre os fatos.

Além disso, o investigador também pode interpretar um cliente, visitante ou fornecedor, para analisar desvios de conduta e resolver a complicação. Para uma resolução completa, o detetive pode levar alguns dias até semanas de trabalho disfarçado. Isso depende da sabotagem investigada.

Quando devo chamar um detetive particular para o meu caso? 

A contraespionagem de um detetive é recomendada quando os sócios suspeitam de colaboradores, outros sócios, fornecedores ou invasores externos. Dessa forma, o investigador vai ajudar a esclarecer a questão e refutando (ou comprovando) todas as inseguranças. Independentemente do motivo, é preciso contar com um profissional de qualidade, afinal, esse serviço exige muita discrição. Portanto, confie em uma empresa que seja referência no ramo de investigação empresarial. Com mais de 18 anos de atuação, a Elite Detetives é a melhor opção para resolver as suas investigações. A Equipe da Elite trabalha com investigação conjugal, empresarial, familiar, entre outros. Entre em contato e faça já seu orçamento. 

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp