Como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no Home Office?

Como-saber-se-meu-funcionario-realmente-esta-trabalhando-no-home-office

Já faz um tempo que as empresas estão percebendo os benefícios de adotar um regime de trabalho remoto ou híbrido. E isso se intensificou ainda mais a partir do começo de 2020, com a pandemia de COVID-19, que trouxe uma série de medidas de restrição. Como resultado, atualmente, muitas pessoas ainda estão trabalhando no conforto de suas casas, sem precisar se deslocar para um espaço de trabalho físico. Se este é o caso da sua empresa, provavelmente você já se perguntou: como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?

Essa é uma dúvida bastante comum. Afinal, você quer saber se os seus funcionários são disciplinados o suficiente, se estão usando o horário de trabalho adequadamente e se são produtivos trabalhando em casa.

Como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office: confira essas dicas

A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a avaliar se o trabalho remoto é uma boa opção mesmo para a sua empresa e se os seus funcionários realmente estão trabalhando no home office:

Avalie a produção sobre o trabalho feito

Em primeiro lugar, as organizações precisam perceber que a principal razão pela qual os funcionários preferem trabalhar remotamente é para que possam trabalhar em seu próprio ritmo. Dito isso, se a sua equipe está em home office, é melhor não enfatizar o rastreamento de horas dos funcionários. 

Não importa o quanto você tente, você não pode controlar como seus funcionários usam seu tempo e não pode saber com certeza quanto trabalho eles dedicaram. Em vez disso, acompanhe o trabalho realizado. Ser orientado para resultados mantém todos focados em atingir as metas nos prazos estabelecidos.

Defina e comunique metas com frequência

Por falar em metas, quando você as divide em tarefas menores, elas se tornam mais fáceis de rastrear e menos tediosas para o funcionário. Com a ajuda de métricas, que diferem dependendo da natureza do seu negócio, você obterá o melhor de suas equipes remotas.

Recompense as conquistas

A motivação dos funcionários é provavelmente o fator com o qual a maioria dos gerentes se preocupa ao lidar com funcionários remotos. Portanto, você não precisa apenas definir metas para sua equipe remota, mas também pode recompensá-la. Isso tende a melhorar diretamente a produtividade. 

Avalie o feedback interno

Uma técnica útil para medir a produtividade do trabalhador remoto é implementar um processo de feedback interno. Para fazer isso, você deve orientar os seus funcionários a preencherem breves pesquisas, nas quais eles forneçam opiniões honestas sobre o desempenho e a atitude de seus colegas em relação ao trabalho.

Aqui, você pode criar questionários para perguntar quais são os pontos fortes do funcionário e em quais áreas seu colega pode melhorar.

Utilize a tecnologia a seu favor

Não estamos falando do uso de ferramentas invasivas ou até mesmo ilegais, mas sim sobre softwares de gestão de tarefas, como Trello, Asana, entre outros. Eles são muito úteis e podem ajudá-lo a trabalhar remotamente da maneira mais eficiente possível.

Como-saber-se-meu-funcionario-realmente-esta-trabalhando-no-home-office

Contrate um Detetive Particular, conte com a Elite Detetives!

Como mencionado anteriormente, com a crise da pandemia do coronavírus, muitas empresas tiveram que se adaptar a essa nova forma de trabalhar. Em alguns casos, essa mudança tem sido positiva, fazendo com que grande parte do trabalho seja realizado eletronicamente.

Mas, em outros casos, a impossibilidade de adaptação do emprego remoto levou ao fechamento e perda de empregos. Em todo o caso, podem surgir vários problemas, o que faz você se perguntar “como saber se meu funcionário realmente está trabalhando no home office?”. 

Bom, a melhor forma de obter uma resposta é contratando um detetive particular. Ele irá conduzir uma investigação empresarial completa, seguindo o código de ética da profissão e as leis vigentes, para descobrir qualquer fraude de roubo de tempo ou outros esquemas que podem estar afetando os resultados de sua empresa.

Por isso, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives e saiba mais sobre como nós podemos te ajudar a descobrir se o seu funcionário está trabalhando no home office!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp