Sherlock Holmes: Detetives particulares na ficção

Detetives particulares na ficção

Leia agora sobre Detetives particulares na ficção!
Sherlock Holmes é o detetives particulares na ficção mais famoso do mundo, com seu carisma e audácia, fez do método científico e da lógica dedutiva as melhores armas para suas investigações. Seus livros, filmes e séries fizeram com que o público se apaixonam pelos seus casos e acreditassem que o dia a dia de um detetive particular era exatamente daquele jeito. 

Além disso, ele é uma inspiração para todos nós detetives, mas a nossa rotina não é bem assim, até porque Sherlock é um personagem e suas histórias se passam em 1890. 

Além de termos acesso a tecnologia da qual não existia naquela época, atualmente uma investigação contêm provas mais concretas que as de antigamente como: Fotos, escutas, gravações, vídeos, entre outras. 

Os casos também são diferentes, hoje em dia encontramos mais casos de investigação sobre maridos, esposas, investigação empresarial, ou uma investigação sobre o seu próprio filho. 

Como funciona a profissão de um Detetive Particular

O detetive também não é uma profissão da qual as pessoas simplesmente acham que podem sair investigando. Existe um curso para isso é um especialização para pegar pontos importantes sobre a investigação em que um amador deixaria passar, para um detetive qualquer coisa é um ato suspeito, pois só assim ele realmente vai descobrir o que está se passando com o seu investigado. Lembrando sempre de prezar o sigilo e a integridade dos envolvidos no caso. 

Como os Detetives Particulares são vistos

Devidos aos filmes, livros e programas de TV. As pessoas criaram uma imagem estereotipada de um detetive particular. Grandes nomes de detetives na ficção colaboraram para essa imagem, incluindo Sherlock Holmes e Philip Marlowe.

Embora no dia a dia, os clientes não sejam as mulheres aflitas que aparecem na ficção, os casos que acontecem na dramaturgia também são comuns de se encontrar na vida real. Claro que não é comum casos mirabolantes como nos filmes ou casos em que realmente pertença apenas a polícia de investigar. 

Além disso, as pessoas que querem tornar-se um detetive particular, geralmente já têm alguma experiência em um ramo relacionado. Na maioria dos casos, os indivíduos tornam-se um detetive particular, sendo aprendiz de um detetive experiente no dia a dia. Tanto no trabalho quanto na sala de aula, o futuro detetive aprende sobre: 

  • O planejamento e a coordenação das investigações.
  • Técnicas investigativas e de vigilância.
  • As leis e a ética da prática investigativa.
  • Como lidar com as evidências.
  • Detetive particular é uma profissão como outra qualquer que não infrinja as leis.

Os detetives são extremamente profissionais e respeitam a situação em que o seu cliente se encontra. Podendo solucionar casos amorosos, ajudando famílias com entes desaparecidos, mostrando melhor os pais como que o seus filhos se comportam, entre outras necessidades de nossos clientes.

Detetive e a Ficção

As histórias de detetive se consolidaram como gênero literário no século XIX com as famosas obras de Arthur Conan Doyle, autor de Sherlock Holmes e Agatha Christie com Hercule Poirot. A partir de então, muitos personagens se proliferaram ao redor do globo, ganhando muitos novos leitores até os dias atuais.

É comum buscar por detetive particular nas páginas da internet e se deparar com clicherias, como um local escuro, uma pessoa de chapéu, um cigarro e uma lupa na mão. No entanto, existem mais detetives profissionais atuando nas ruas do que se imagina, e todos eles agem de forma sigilosa e não estereotipada como habitualmente se espera.

Durante a investigação é fator crucial para o investigador utilizar roupas confortáveis, discretas e equipamentos minúsculos. O segredo do bom profissional reside em sua perspicácia, ótima comunicação, atenção e principalmente muita experiência.

Este ofício não é regulamentado, porém reconhecido pelos órgãos federais como prestação de serviço particular. Este silêncio acerca desta profissão que ganha cada vez mais espaço no Brasil faz com que se mistifique o ofício e facilite o surgimento de muitos supostos detetives de má índole. Portanto, para assegurar o êxito das investigações, um contrato é elaborado junto ao cliente antes do início e a partir de então um relatório diário das investigações é elaborado e documentado.

A Elite Detetives se orgulha em falar dos excelentes profissionais que temos com os melhores recursos para atender nossos clientes. Encontre em contato com a nossa equipe será um prazer atendê-lo.

 

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp