Como funciona e qual a importância do sigilo para o detetive particular?

Sigilo do detetive particular

Existem vários motivos que levam as pessoas a buscarem por um detetive particular. O desaparecimento de um ente querido, as desconfianças de uma traição e a suspeita de maus tratos infantis são apenas alguns dos casos que esse profissional recebe. Com isso, os clientes muitas vezes procuram um detetive com casos delicados e que, às vezes, exigem que eles revelem informações confidenciais sobre suas vidas pessoais. Por esse motivo, o sigilo é muito importante para que a relação entre o detetive e o cliente seja adequada e de confiança.

Por que o sigilo é importante para o detetive particular?

O sigilo pode ser definido como a obrigação dos profissionais de não divulgarem confidências, provas ou quaisquer informações que forem obtidas devido à sua profissão, como fotos, vídeos, arquivos de computador ou até mesmo um simples diálogo. Assim, tudo o que for descoberto pelo detetive particular deve ser compartilhado apenas com o cliente, e ninguém deve ficar sabendo das conversas entre ambas as partes.

Isso é muito importante, pois ao realizar investigações particulares, independente se for conjugal, empresarial ou familiar, o detetive irá se deparar com uma série de informações sigilosas. Elas devem ser mantidas em segredo, até mesmo ao final do processo investigativo e após a entrega do relatório final para o cliente. Ou seja, por mais chocante que determinada situação ou informação possa ser para o detetive, principalmente no início de sua carreira, ele não poderá contar essa história para os amigos ou família.

O sigilo do detetive particular, portanto, também é fundamental para que o cliente possa sentir tranquilidade e segurança para conversar abertamente com o detetive, e revelar todas as informações que ele acredita serem relevantes para a resolução do caso. Dessa forma, é possível criar um relacionamento profissional que seja transparente, de confiança e empático, o que proporciona um ambiente de segurança, familiaridade e credibilidade entre as partes.

Existe uma lei que garanta o sigilo do detetive particular?

O sigilo por parte do detetive particular não faz parte apenas do código de ética da profissão. Todo o trabalho deste profissional é orientado pelas cláusulas da Lei 12.432/17, que foi sancionada no mês de abril de 2017. O documento, além de reconhecer a profissão de investigador particular, ainda estabelece as obrigações do detetive dentro da sua atuação. A legislação, então, garante o sigilo do detetive particular e, conforme os artigos 7º e 8º da referida lei, deve estar registrado em contrato.

Isso significa que o detetive particular está proibido de divulgar os resultados de suas investigações na internet, seja em um site pessoal ou nas mídias sociais. Não é possível, portanto, ter a divulgação de um portfólio ou de “cases de sucesso” na área.

Sigilo do detetive particular

O sigilo do cliente também é importante!

O sigilo é essencial não somente para o detetive particular, mas para o cliente também. Afinal, ao contratar um profissional para realizar uma investigação particular, é comum que a pessoa possa ficar ansiosa. No entanto, é necessário saber controlar as emoções e não deixar isso transparecer para quem está sendo alvo da investigação. Isso é extremamente importante, porque se a pessoa investigada descobrir, ela poderá apagar provas da suspeita, mudar sua rotina e atrapalhar todo o processo investigativo.

Para não comprometer a investigação, portanto, evite comentar sobre a contratação do detetive particular, principalmente com amigos em comum com o investigado.

Precisando de um detetive particular?

Se você tiver alguma suspeita e precisar de uma investigação particular, seja familiar, empresarial ou conjugal, é muito importante poder contar com uma agência de detetives particulares experiente e que investe em equipamentos de ponta. É dessa forma que a Elite Detetives vem se consolidando como referência no segmento há mais de 20 anos.

Com processos investigativos pautados pela ética e em conformidade com a legislação vigente, a Elite Detetives é uma empresa altamente capacitada para lidar com os mais variados casos de investigação particular, garantindo o sigilo e discrição do cliente durante e após a realização dos serviços.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp