Catfish: Você Está Sendo uma Vítima?

Catfish você está sendo uma vítima

Os dispositivos móveis e a internet são parte integrante da vida da maioria das pessoas. Constantemente, isso é utilizado de maneira bastante positiva, como para aprender coisas novas, comprar produtos, conduzir negócios, conhecer pessoas, iniciar relacionamentos e muito mais. Inclusive, uma das atividades online mais comuns é justamente o namoro virtual. Contudo, essa inclusão digital também pode ser usada de forma criminosa, para aplicar golpes, fraudar documentos e até mesmo conquistar novas vítimas de catfish.

O que é catfish?

A cena do namoro mudou drasticamente na última década, com mais pessoas aderindo ao movimento dos relacionamentos virtuais. Atualmente, inclusive, existem milhares de sites de namoro online em todo o mundo com milhões de usuários. No entanto, o surgimento desse tipo de serviço tornou ainda maiores os perigos associados à mentiras e à desonestidade.

Catfish, por exemplo, é uma das formas mais comuns de golpes de namoro online. Tal termo é usado para descrever uma pessoa que configura uma identidade falsa em redes sociais, sites de namoro, fóruns de discussão e salas de bate papo. 

Esse tipo de criminoso cria perfis falsos e os usa para se comunicar com outras pessoas. O objetivo final deles é fazer com que você envie dinheiro ou informações pessoais que eles possam usar para roubar sua identidade.

Para tanto, ele é muito meticuloso na criação de sua identidade online fictícia, tendo seu próprio conjunto de amigos para exibir na internet, atividade na linha do tempo, postagens regulares e muito mais. Também é hábil em ganhar a confiança de outra pessoa e é especialista em construir relacionamentos enganosos. 

Embora a maioria dos riscos envolvidos no catfish gire em torno de danos emocionais, isso também pode criar perigos reais que vão além das paredes do mundo da internet. Aqueles que são vítimas de impostores online podem ser vítimas de cyberbullying e outros golpes, chegando a perder dinheiro com fraudes. 

Também é possível que sejam vítimas de extorsão, sendo o mais comum as chantagens com fotos privadas e confidenciais. Esse tipo de exploração sexual pode causar constrangimento público, intimidação virtual e até mesmo danos físicos. 

Fique atento aos sinais e aprenda como identificar um perfil de golpista

Casos de catfish tornaram-se mais comuns à medida que a presença nas redes sociais aumentou com o tempo. Frequentemente, atraem vítimas inocentes, custando-lhes tempo, dinheiro e frustração. Para isso, o criminoso irá utilizar uma série de truques diferentes. Aqui estão alguns sinais que você deve prestar atenção ao conhecer alguém novo online:

Avalie o perfil

Em alguns casos, apenas avaliando o perfil da pessoa já é possível saber se é uma conta falsa ou não. Sim, a maioria dos golpistas é fácil de detectar e evitar. Algumas coisas que você deve observar:

  • Perfis com muito pouca informação, informações vagas ou não específicas;
  • Se não tem fotos ou utilizam fotos genéricas;
  • A lista de amigos deles, pois geralmente esses criminosos não têm muitos amigos e os que possuem são claramente falsos também;
  • Se a pessoa parece ser boa demais para ser verdade, deve pelo menos fazer você parar e pensar: “por que ela precisa usar a internet para conhecer gente nova e conseguir um encontro?”. Pessoas que criam perfis falsos geralmente os tornam tão extravagantes quanto desejam, porque estão vivendo em seu mundo de fantasia. 
catfish

Preste atenção à gramática e ortografia

Existem também pistas importantes a serem procuradas na sua comunicação direta e indireta com a pessoa. De modo geral, as suas habilidades de escrita, vocabulário, gíria, entre outros, devem ser consistentes com as características pessoais.

Faça perguntas para determinar se eles são uma pessoa real

Muitas vezes, os golpistas acabam se perdendo nas próprias histórias que inventaram. Informações básicas, como idade, cidade que nasceu, nome de familiares e time que torce, por exemplo, podem se confundir e mudar com o tempo. Por isso, fazer algumas perguntas básicas, ainda que você já as tenha feito antes, pode ser uma boa ideia.

Esteja atento para histórias de azar ou dificuldades

Geralmente, os catfishers sempre contam histórias sobre estarem passando por algum tipo de dificuldade, como: 

  • Precisam arrecadar dinheiro para um familiar que está doente; 
  • Estão em um país estrangeiro e não têm dinheiro para voltar para casa; 
  • Não têm dinheiro suficiente para pagar suas contas.

Desconfie daqueles que se apaixonam rápido demais

Cuidado com quem é rápido em dizer coisas como “estou apaixonado por você”. Os golpistas costumam visar pessoas que identificam como emocionalmente carentes ou insatisfeitas. Então, eles usam essa fraqueza para perpetrar seu esquema, pressionando rapidamente por um relacionamento exclusivo. Para isso, não irão medir esforços e inclusive podem dizer que te amam desde o início do processo.

Desconfie se ele tiver um trabalho diferente ou não quer te encontrar pessoalmente

Um sinal de um catfisher é se ele diz ter um trabalho não tradicional que tornaria difícil manter um relacionamento amoroso. Ou sinal, esse ainda mais comum, é se eles sempre se recusam a ir a um encontro pessoalmente. Ele também pode recusar a se envolver em outros tipos de comunicação que mostrem sua aparência real, como Facetime e chamadas de vídeo.

Por que contratar um detetive particular?

Se você conheceu alguém online e está começando a se perguntar por que ele nunca aceita ir a um encontro, então contratar um detetive particular pode ser uma excelente alternativa. Isso também é verdade mesmo que você apenas tenha o desejo de descobrir com quem realmente está conversando.

Esse profissional pode ajudar a conduzir uma investigação para determinar a identidade real da pessoa do outro lado do computador. Obtendo dados importantes, como endereço, informações de contato e outras informações pessoais. 

Para tanto, é fundamental que você forneça tudo o que sabe, incluindo os detalhes que o catfisher forneceu, como foi feito o primeiro contato, qual o nome de usuário utilizado por ele, etc. A partir disso, o detetive particular poderá recuperar pistas valiosas analisando contas de mídia social e de outros sites. Também poderá realizar uma auditoria cibernética para garantir que o perpetrador não conseguiu obter o controle de sua rede.

Além, é claro, de facilitar a apresentação de um caso ou denúncia criminal às autoridades, caso haja necessidade. 

detetive particular

Conte com a Elite Detetives!

Encontrar o amor verdadeiro é uma questão delicada que requer o máximo de confidencialidade. No entanto, algumas pessoas passaram a usar a internet para atacar usuários desavisados que estão em busca do amor e da felicidade. Reconhecer sinais de que você pode estar sendo vítima de catfish pode ajudar a perceber a necessidade de um detetive particular.

Por isso, se precisar de ajuda profissional para descobrir a verdadeira identidade da pessoa com quem está conversando, entre em contato com a Elite Detetives agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp