Como encontrar pessoas desaparecidas

Como encontrar pessoas desaparecidas

O detetive particular é um profissional quase sempre associado à descoberta de casos extraconjugais ou de fraudes empresariais. Contudo, a investigação particular também pode ser útil para localizar pessoas desaparecidas.

Familiares, amigos ou colegas que, de uma hora para outra, desaparecem sem notícias causam muita angústia e aflição, pois não se sabe o que pode ter acontecido. A localização de pessoas também é útil em casos de pessoas que, propositalmente, se afastaram sem deixar vestígios, como é o caso de indivíduos que não desejam assumir a paternidade dos filhos, ou mesmo de golpistas – pessoas que recebem adiantamentos antes de prestar algum serviço e simplesmente desaparecem, podendo causar grandes prejuízos financeiros a pessoas ou corporações.

Como o detetive particular age nos casos de pessoas desaparecidas?

Da mesma forma que esse profissional procura provas para confirmar traições, por exemplo, ele também se utiliza das tecnologias das quais dispõe para obter pistas que indiquem os porquês desse desaparecimento e qual é o atual paradeiro do indivíduo.

No caso de amigos ou familiares, o profissional precisa coletar, com a família e com os amigos, os dados pessoais, hábitos, locais frequentados e possíveis motivos que levariam o indivíduo a desaparecer. A suspeita de sequestros é forte na maioria dos casos, especialmente nas cidades de maior porte e grande quantidade de habitantes.

Informações a serem obtidas

Nome completo, telefones e endereço são os primeiros dados a serem levantados. Além disso, o detetive também precisa de descrições físicas, de preferência com fotografias (recentes, se possível) ou vídeos com o indivíduo desaparecido, para que seja mais fácil de encontrá-lo. Os últimos locais em que a pessoa foi vista podem ser informações valiosas, pois servem como ponto de partida para as investigações.

Esperanças

Em linhas gerais, vale a já conhecida informação de que as primeiras 48 horas são decisivas no processo investigativo. Por isso, contatar o detetive particular o quanto antes é essencial. O velho ditado de que “a esperança é a última que morre” é válido nos casos de desaparecimento de pessoas. No entanto, se faz necessário ressaltar que nem sempre os finais são felizes, ou seja, a pessoa pode ser localizada já sem vida.

Quanto à duração do processo investigativo, também é difícil especificar um prazo definido. Cada caso é um caso, e as circunstâncias podem diferir bastante. Há casos que podem ser solucionados em menos de 24 horas, mas há outros bem mais demorados. Quanto mais cedo a ajuda profissional for solicitada e quanto mais informações forem disponibilizadas ao detetive particular, maiores são as chances de reencontrar o indivíduo num prazo mais curto.

Contrato

É essencial que seja contratado um profissional de confiança, com experiência e toda a infraestrutura necessária para conduzir o processo investigativo. Para assegurar a confiabilidade do profissional, é necessário que seja realizado um contrato, oficializando a prestação de serviços. O cliente acompanha todo o processo de forma transparente. Ao localizar a pessoa desaparecida, o trabalho do detetive particular é encerrado, e todas as pessoas envolvidas estão livres para esclarecerem tudo aquilo que ficou pendente.

As principais causas do desaparecimento de pessoas

Não se tem muitos registros conclusivos em órgãos públicos que apontem para as principais causas do desaparecimento de pessoas, na grande maioria dos casos em que o desaparecido é encontrado, a família acaba por não voltar nem mesmo para cancelar a ocorrência. No entanto, o que dificulta para o desenvolvimento de técnicas para a localização de pessoas.

O Ministério da Justiça publicou em seu site, na seção direitos humanos classificou os casos mais comuns registrados nas delegacias. A grande maioria dos casos é de desaparecimento de crianças. A maior causa de desaparecimentos de crianças e adolescentes hoje em dia é a fuga do conflito familiar, em que a criança ou adolescente não consegue se adaptar ao convívio com madrasta, padrasto, ou sente rejeição por parte da família. Em tais casos se faz necessário todo um processo de investigação familiar.

A segunda maior causa é a de conflito de guarda ou subtração de incapaz, em que um responsável, sem guarda legal do menor, leva o menor para local desconhecido, que em muitos casos é estrangeiro.

Em se tratando de adultos a maior parte dos casos de investigação de desaparecimento trata-se de pessoas que possuem algum tipo de deficiências ou transtorno mental, ou são idosos que se perdem. Nesses casos é necessário se fazer todo um trabalho de investigação nas proximidades do local de desaparecimento, os familiares podem fazer cartazes de divulgarem as fotos na internet.

O que se pode fazer?

O que normalmente se faz é comunicar às autoridades e torcer para que se encontre, o que na maioria das vezes leva meses e até mesmo anos. Mas a solução mais eficaz nesses casos é contratar um detetive particular para localizar uma pessoa, lembre-se, na hora de se localizar uma pessoa desaparecida quanto mais rápido agir maiores são as chances de se encontrar a pessoa. O detetive particular, através de sua vasta experiência, e equipamentos apropriados, pode encontrar uma pessoa, muitas vezes, em questão de dias.

Conte com a Elite Detetives

Não perca tempo esperando, entre contato com a Elite Detetives e consulte o nosso serviço de Investigação Familiar e Localização de Pessoas. Nós localizamos pessoas com informações como RG, CPF, telefones, etc. Além de localizar pessoas também investigamos casos de adolescente que estejam possivelmente usando drogas.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp