O papel das Investigações na Prevenção da Violência no local de trabalho

O papel das investigações na prevenção da violência no local de trabalho

A violência no local de trabalho está aumentando. Esse é um problema que pode afetar potencialmente todos os negócios, independentemente do tamanho ou do número de funcionários. Basta um colaborador insatisfeito para que isso aconteça. E, infelizmente, a agressão e o abuso não prejudicam apenas as vítimas, mas também trazem preocupações sobre a saúde física e psicológica de outras pessoas que trabalham ali.

Neste contexto, garantir a segurança de todos e reduzir o risco de incidentes é primordial. Contratar um detetive particular para conduzir uma investigação empresarial, então, pode ser muito útil para obter respostas sobre ocorrências atuais e prevenir situações futuras.

O que é violência no local de trabalho?

A violência no local de trabalho decorre da interação de três fatores: a pessoa que comete a violência, o evento desencadeante que motiva a pessoa e um local de trabalho propício para permitir que a violência aconteça. O ato violento em si pode variar de abuso verbal a agressão física e homicídio. Também abrange ações como danificar propriedades, ocultar ou usar uma arma, intimidar ou perseguir outras pessoas e fazer ameaças.

Certas ocupações são mais vulneráveis​, incluindo:

  • Cuidados de saúde;
  • Ocupações de serviço social; 
  • Funcionários do governo; 
  • Educação;
  • Negócios que incluem interação com o público, abrem à noite e/ou servem bebidas alcoólicas.

Todas essas ações podem ser prejudiciais para a vítima e outros, não apenas no momento, mas por meses ou anos depois. Dependendo da gravidade do incidente, a vítima pode faltar ao trabalho e sofrer danos psicológicos. Testemunhas também podem sofrer com isso.

Quais são os tipos de violência no local de trabalho?

Quando se fala sobre violência no local de trabalho, a primeira coisa que vem na cabeça é sobre quando um funcionário se torna violento com seu colega. Esses casos, muitas vezes, são o resultado de muitos pequenos aborrecimentos que se acumularam ao longo do tempo, fazendo com que o indivíduo violento perca o controle.

Contudo, deve-se ter em mente que nem sempre os incidentes ocorrem de um funcionário para outro. Pelo contrário, um cliente pode se tornar violento com a pessoa que o atende. Existem situações, ainda, em que incidentes de violência doméstica que se espalham para o local de trabalho da vítima. O perpetrador da violência não trabalha para a empresa, mas entra no escritório para agredir, ameaçar ou agir violentamente em relação à vítima.

Sem contar os casos de intenção criminal. Isto é, em que um indivíduo está cometendo um crime separado que acaba se tornando violento. Um exemplo comum é um assalto em que o funcionário se recusa a cooperar e a situação se torna violenta.

O-papel-das-investigacoes-na-prevencao-da-violencia-no-local-de-trabalho1

Como prevenir a violência no local de trabalho?

Prevenir, neutralizar e investigar a violência no local de trabalho deve ser uma prioridade para todas as empresas. Dito isso, as ocorrências de má conduta, agressividade, etc, quase sempre têm indicadores pré-incidentes que, se identificados, podem ser abordados de forma proativa para reduzir o risco e mitigar o impacto.

Portanto, sim, existem medidas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir uma incidência. Por exemplo, os empregadores precisam implementar políticas escritas fortes que incluam medidas de segurança. Também é importante conduzir avaliações periódicas de risco nas quais ameaças potenciais são avaliadas.

Além disso, é uma excelente ideia utilizar sistemas de entrada de cartão de acesso e cartões de identificação para funcionários e visitantes. Ademais, considere investir em vigilância por vídeo dentro e fora do prédio e em uma boa iluminação nos jardins e estacionamentos.

Outra forma de prevenir incidentes é realizar verificações de antecedentes em todos os funcionários e novos contratados. Bem como treinar os funcionários para reconhecer os sinais de alerta e dar-lhes um canal de denúncia anônima. É aqui que as investigações empresariais desempenham um papel muito importante

Por que contratar um Detetive Particular e de que forma uma investigação empresarial pode ajudar?

Alguém que acabou de vivenciar ou presenciar um evento violento já está chateado e precisa ser ouvido. Por isso, relatar um incidente não deve ser um dever oneroso. Deve ser fácil e levar imediatamente a uma investigação. Portanto, quando receber alguma reclamação, nunca ignore. Uma vez relatado, você tem a obrigação legal e moral de fazer o acompanhamento.

Assim, os empregadores devem sempre levar todas as reclamações a sério e investigá-las em tempo hábil, sejam elas grandes ou pequenas, verbais ou por escrito. Afinal, funcionários insatisfeitos, bullying, assédio, insinuações sexuais, abuso de substâncias, ameaças e discriminação frequentemente são gatilhos para incidentes de violência no local de trabalho.

No entanto, pode ser difícil descobrir o que aconteceu, quem estava envolvido e onde, quando, por que e como aconteceu. Provavelmente haverá dois lados diferentes da história, e a pessoa violenta pode acreditar que suas ações foram justificadas.

Em casos como esse, contratar um detetive particular pode ser uma excelente decisão. Afinal, uma investigação empresarial completa deve ser feita sempre que houver qualquer reclamação. Esse é um passo crucial nos esforços de prevenção. 

O detetive irá utilizar diversas técnicas durante o processo investigativo. Por exemplo, ele pode coletar arquivos e informações relativas ao incidente violento. Também pode conduzir entrevistas com as vítimas, as pessoas que estão sendo acusadas de violência no local de trabalho e com as testemunhas.

O-papel-das-investigacoes-na-prevencao-da-violencia-no-local-de-trabalho

Conte com a Elite Detetives!

A prevenção da violência no local de trabalho pode ser a ação mais importante que você pode tomar para seus funcionários e sua empresa. Por isso, contrate os serviços de investigação empresarial de uma agência profissional de detetives particulares. Entre em contato agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp