Descubra que cuidados tomar na hora de contratar funcionários

Descubra que cuidados tomar na hora de contratar funcionários

Pronto para obter ajuda adicional, mas não sabe exatamente como deve fazê-lo? Bom, isso é normal, afinal, recrutar novas pessoas para fazer parte da sua equipe é uma tarefa que exige tempo e dedicação. A escolha do profissional errado pode custar muito alto para as empresas. Logo, é preciso evitar qualquer tipo de erro e, para tanto, você pode tomar alguns cuidados na hora de contratar funcionários

Confira alguns cuidados na hora de contratar funcionários

O recrutamento é uma das principais atividades da empresa. Não à toa, hoje é uma das grandes preocupações dentro de qualquer negócio. Isso porque, uma vez admitida a pessoa errada, não há gestão de desempenho, análise de potencial ou desenvolvimento que ajude.

Para descomplicar essa tarefa, existem alguns cuidados na hora de contratar funcionários que você pode tomar. Dessa forma, é possível garantir o detalhamento e perseverança necessários para que todo o processo seja frutífero e gere um impacto positivo na organização. Confira a seguir alguns desses cuidados:

Seja claro sobre o perfil que você está procurando

Se não sabe o que procura dificilmente o encontrará. Por esse motivo, é fundamental definir o perfil profissional que procura. Faça, portanto, um levantamento adequado e isso ajudará a garantir que os currículos que chegam são condizentes com o que se busca.

Como resultado, você terá à sua disposição um número maior de candidatos ideais. Não esqueça, contudo, que o candidato não deve apenas se enquadrar no cargo, mas também na filosofia da organização.

Definir bem os objetivos irá assegurar que o recrutamento de recursos humanos seja realizado de forma otimizada.

Publique a vaga com o máximo de honestidade e sinceridade

A proposta apresentada pela sua organização é fundamental no processo de seleção. Logo, deixe claro quais são as condições de contratação. Mas lembre-se também de falar sobre como a sua empresa incentiva a retenção de talentos, se respeita o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, se tem políticas de remuneração inovadoras, etc.

Depois de publicada a vaga, não altere, pois isso pode indicar falta de seriedade por parte da empresa, prejudicando sua imagem. Evite informar uma faixa salarial que não será respeitada posteriormente ou quaisquer informações que não sejam verdadeiras.

Escolha a forma de recrutamento

Definido o perfil e o que é oferecido, é necessário escolher como o candidato será procurado. A busca por profissionais pode ser realizada internamente, por meio de comunicados aos funcionários, ou externamente, por meio de publicações em diversos veículos, como na internet.

O recrutamento interno consiste em olhar para dentro da organização a partir do perfil elaborado, o externo é aquele que convoca pessoas de fora da empresa.

A diferença entre os dois tipos reside no conhecimento que o candidato ao recrutamento interno possui. O primeiro permite melhorar o ambiente de trabalho e tem um custo menor para a organização, enquanto o segundo tem a vantagem de incorporar pessoas com outras experiências.

Faça uma lista restrita de candidatos

Uma vez recebido o histórico pessoal e profissional dos candidatos, a melhor coisa a fazer é pré-selecionar aqueles que parecem mais qualificados para o cargo. Esse exercício ajudará a economizar tempo nas entrevistas e permitirá que você descubra se as expectativas dos candidatos são congruentes com as da empresa e se a pessoa se encaixará com o resto do pessoal.

Conduza uma entrevista agradável e cordial

O tratamento na entrevista é essencial e deve ser agradável e cordial. Os candidatos tendem a se lembrar claramente das empresas em que foram bem tratados e nas quais o tratamento não foi o melhor. 

Além disso, você deve tentar fazer com que pelo menos alguns funcionários entrevistem os candidatos, se possível. Cada pessoa que trabalha na sua empresa abordará a entrevista com objetivos diferentes, proporcionando uma avaliação mais equilibrada.

Contrate um detetive particular  

O processo de contratação é difícil. Muito tempo, treinamento e dinheiro são gastos para trazer um novo funcionário. Pensando nisso, um dos cuidados na hora de contratar funcionários é justamente procurar por um detetive particular, a fim de conhecer melhor os candidatos e entender mais sobre a situação profissional de cada um.

Afinal, algumas pessoas não têm problemas em adicionar experiência anterior de trabalho em empresas onde nunca trabalharam. Já outras gostam de fazer parecer que cumpriram promessas impossíveis. 

Embora muitas vezes seja fácil dizer se alguém está mentindo ou não em uma entrevista de emprego, às vezes não é. É por esse motivo que os empregadores devem verificar os antecedentes dos funcionários em potencial. 

Isso envolve examinar mais detalhadamente o histórico de empregos do candidato, verificar se eles têm ou não antecedentes criminais e investigar seu passado educacional. Dessa forma, fica um pouco mais fácil garantir que o candidato certo seja contratado para o cargo.

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Contar com um detetive particular para fazer verificações de antecedentes em possíveis contratações economizará tempo, aborrecimentos e pode ajudar a garantir que você contrate alguém que será um ativo valioso para o seu negócio. Por isso, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives e descubra mais sobre as inúmeras possibilidades de serviços dentro das investigações empresariais!

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