Como ocorre a investigação empresarial?

Muita gente pensa que a contratação de um detetive particular é feita exclusivamente para resolver questões de ordem pessoal, como a investigação de um caso de infidelidade conjugal, localização de pessoas desaparecidas ou investigação de comportamento de filhos adolescentes, por exemplo. No entanto, uma área que também envolve as ações desse profissional é a investigação empresarial.

Por que ocorrem investigações nas empresas?

Em geral, cada empresa conta com seu método de selecionar os profissionais antes de sua contratação. No entanto, essas entrevistas e testes avaliam apenas as capacidades profissionais dessas pessoas. Questões de caráter e integridade só são postas à prova no dia a dia e, então, muitos problemas corporativos podem ocorrer.

A investigação empresarial é muito útil em casos de suspeita de fraudes, chantagens, desvios de mercadorias ou de dinheiro, vazamento de informações sigilosas (espionagem industrial), concorrência desleal, invasão de privacidade, interceptação de mensagens, entre outros. Há, inclusive, casos em que as suspeitas recaem sobre os próprios sócios.

Como é a atuação do detetive particular nesses casos?

O detetive particular é contratado para conduzir uma investigação empresarial, com o objetivo de reunir provas para atestar a culpa ou inocentar os suspeitos. Para isso, o detetive, que sempre age de forma discreta e sigilosa, pode até mesmo se infiltrar na corporação como um funcionário ou colaborador. Essa proximidade facilita a observação de irregularidades.

Além de conversar com os funcionários, o trabalho do detetive pode incluir a instalação de câmeras escondidas, realização de auditorias, monitorias virtuais e análise de dados nos computadores da organização. Por meio das avançadas técnicas de investigação – por conversas ou por ferramentas tecnológicas específicas – o detetive consegue obter provas dos comportamentos considerados inadequados.

Por que a investigação empresarial é importante?

Comprovando aquilo que antes era só uma suspeita, a investigação repõe a verdade e ajuda os envolvidos a tomarem providências, que podem envolver o afastamento de um funcionário ou processos judiciais, nos quais as provas obtidas são extremamente úteis.

Independentemente da área de atuação ou do porte da empresa, o vazamento de possíveis escândalos dentro da corporação pode comprometer a sua imagem perante o público e provocar problemas de desempenho tão graves que podem culminar com a sua falência.

Para quem deseja proteger os negócios; conhecer melhor os funcionários, sócios ou colaboradores, tirar as dúvidas quanto a possíveis suspeitas e garantir a estabilidade empresarial, o detetive particular pode ser muito útil para essa finalidade. A dica é sempre contratar profissionais qualificados e de confiança, com atuação transparente e documentada na condução do processo.

Related Post

  • Nós te Retornamos

    Mande um Whatsapp