Como evitar vazamentos de informações nas empresas?

Como evitar vazamentos de informações nas empresas

Organizações dos mais diferentes portes e segmentos são frequentemente confiadas a dados confidenciais. Manter esses dados a salvo daqueles que abusariam deles é uma grande responsabilidade que fica cada vez mais difícil ao longo do tempo. Por isso, saber como evitar vazamentos de informações nas empresas é fundamental para evitar perdas financeiras, processos e diversos outros problemas.

Então, descubra como evitar vazamentos de informações nas empresas 

Lidar com vazamentos de dados depois que eles acontecem pode ser bastante difícil. Você não apenas tem a tarefa de tentar descobrir onde as coisas deram errado, mas também está lidando com os efeitos financeiros prejudiciais que podem ocorrer. E isso é apenas a ponta do iceberg. Sendo assim, quando se trata de lidar com esse tipo de problema, a prevenção é sempre a melhor estratégia.

Para te ajudar nessa tarefa, a seguir você confere algumas estratégias que podem ser muito úteis para evitar vazamentos de informações nas empresas:

Criptografia

Pode parecer óbvio, mas algumas empresas ainda não empregam criptografia suficiente nos dados, se houver alguma. Contudo, o objetivo da criptografia aqui é justamente proteger a confidencialidade das informações. Isso significa que apenas usuários autorizados com as chaves corretas podem acessar os dados descriptografados.

Dessa forma, se quaisquer materiais confidenciais caírem em mãos erradas, a criptografia se tornará a linha final de defesa contra usuários mal-intencionados. Por esse motivo, pode e deve ser colocada até mesmo em funções e dados baseados no usuário para proteger contra acesso não autorizado e roubo das informações.

Avalie as permissões de segurança

Muitas empresas dão aos funcionários muito mais acesso do que eles precisam. Adotar uma abordagem mais rigorosa para acessar informações ajuda a resolver isso. Como resultado, as pessoas só terão acesso ao que realmente precisam no dia a dia.

Essa abordagem permite limitar a escala de vazamentos e impede que os funcionários acessem dados confidenciais. Você deve revisar as suas permissões de segurança atuais e ver quem tem acesso a quê. Em seguida, crie políticas de acesso que limitem os privilégios de rede dos funcionários apenas ao que eles precisam para o trabalho.

Seu sistema também deve emitir alertas se os funcionários agirem fora do comum. Por exemplo, se eles começarem a acessar um grande número de documentos ou tentarem visualizar informações restritas.

Backups seguros

Fazer backup das informações é uma parte fundamental do negócio. No entanto, deve-se ter cuidado, pois esses backups também podem ser vulneráveis ​​e geralmente são um monte de dados confidenciais.

Portanto, tal como acontece com os arquivos originais, você deve criptografar os seus backups. Também é vital garantir que os servidores de backup não sejam visíveis publicamente, como na internet. Isso torna mais difícil para os invasores tentarem obter acesso ilícito.

Eduque seus funcionários

As empresas geralmente assumem que seus funcionários sabem quais informações são confidenciais e quais não podem ser compartilhadas. Mas os vazamentos de dados nem sempre são maliciosos e um funcionário pode nem perceber que seu comportamento está colocando a empresa em risco.

Assim, é útil educá-los sobre os perigos do vazamento de dados. Você deve incluí-lo como parte de seu processo de integração e deve realizar treinamentos regularmente para garantir que todos estejam cientes dos perigos e atualizados sobre a política da empresa.

Como-evitar-vazamentos-de-informacoes-nas-empresas1

Contrate um detetive particular, conte com a Elite Detetives

A contratação de um detetive particular pode ser essencial para evitar vazamentos de informações nas empresas. Esse profissional utilizará técnicas investigativas de ponta e aparelhos tecnológicos de última geração para identificar quaisquer falhas de segurança e detectar ações suspeitas de clientes, funcionários, concorrentes ou outras pessoas de interesse.

Portanto, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives e descubra como nossos serviços de investigação empresarial podem ajudar a evitar o vazamento de informações na sua empresa!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp