Como descobrir se sua Empresa está sendo Espionada?

Como descobrir se sua empresa está sendo espionada

A espionagem é uma prática criminosa que consiste em obter informações e dados sigilosos sobre empresas, governos, organizações e pessoas físicas sem autorização prévia. O objetivo é obter vantagens política, econômica, corporativa ou social. 

Por exemplo, a espionagem empresarial é quando uma empresa investiga outra para obter vantagem comercial. A prática pode ser cometida por um funcionário que entrou na empresa especificamente para espioná-la, que esteja insatisfeito ou em busca de vingança. 

Mas, como descobrir se sua empresa está sendo espionada? Contratando o serviço especializado em investigação empresarial para fazer uma contraespionagem. 

Desvende a espionagem na sua empresa com Investigação Empresarial

As empresas que suspeitam de uma possível espionagem industrial precisam de provas para tomar as medidas legais cabíveis. Dessa forma, uma das melhores alternativas é contratar um detetive particular que possa fazer uma investigação rigorosa. 

É a chamada contraespionagem, ou investigação empresarial, na qual o detetive utiliza técnicas para identificar irregularidades que possam prejudicar o negócio e, além disso, os responsáveis por ela. De modo geral, esse tipo de serviço envolve:

  • Levantamento/perfil sobre os funcionários da empresa;
  • Mapeamento do sistema eletrônico da empresa (computadores, telefones);
  • Busca por monitoramento ilegal (escutas clandestinas, câmeras de vídeo ocultas).

Todas essas etapas têm como objetivo identificar atitudes ilícitas e possíveis suspeitos de espionagem na sua empresa. Para que isso seja possível, é muito comum que o detetive particular se passe por mais um funcionário da empresa, para facilitar a investigação. 

Em alguns casos, o detetive pode dispor de alguns recursos extras, tais como disfarces para monitorar os suspeitos e acompanhar a rotina da empresa, e escutas telefônicas e câmeras fotográficas e de imagem, por exemplo, para fazer uma investigação mais precisa.

Investigação empresarial é legal?

Uma dúvida muito frequente quando se fala em contraespionagem e investigação empresarial está relacionada a legalidade dessas ações. Afinal, é permitido investigar uma empresa utilizando esses tipos de recurso para identificar casos de espionagem?

E a resposta é simples. Sim, é seu direito se defender contra casos de espionagem industrial, todos os métodos investigativos utilizados nesse tipo de serviço são legais e as provas obtidas podem ser utilizadas posteriormente para que os culpados sejam punidos. 

Como-descobrir-se-sua-empresa-esta-sendo-espionada

Lembre-se que um funcionário mal-intencionado pode vazar informações sigilosas sobre o desenvolvimento de produtos e serviços, métodos de trabalho e atendimento ao cliente que, utilizadas de má-fé, podem trazer importantes prejuízos financeiros e corporativos. 

Por essa razão, se você suspeita que a sua empresa possa estar sendo espionada internamente, ou então, através de recursos tecnológicos, como aparelhos hackeados e escutas, por exemplo, não perca tempo e tome uma atitude o quanto antes. 

Espionagem na sua empresa? A Elite Detetives descobre

A equipe da Elite Detetives tem mais de 20 anos de experiência em investigações particulares e empresariais. Nossos detetives são qualificados para auxiliar cada caso de forma personalizada e resolver, inclusive, casos de espionagem. Entre em contato e saiba como.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp