Serviço de detetive particular: quais os maiores mitos?

Serviço de detetive particular quais os maiores mitos

Devido aos filmes, séries e livros sobre o tema, detetives como Poirot e Sherlock Holmes oferecem uma imagem distorcida dessa profissão. Isso gera crenças e mitos sobre o serviço de detetive particular. Afinal, as pessoas que não trabalham na área de investigação particular costumam ter muita curiosidade e dúvidas, mas tendem a entender a profissão na forma como filmografias ou romances a descrevem. 

Confira os 5 maiores mitos sobre o serviço de detetive particular

Embora seja verdade que às vezes elas podem estar próximas da realidade, a maioria das obras audiovisuais e literárias não costuma oferecer um perfil realista sobre o trabalho desses investigadores. No entanto, é importante que realmente saibamos até que ponto os mitos sobre o serviço de detetive particular são reais ou não, sobretudo para não criar falsas expectativas na hora de contratar um profissional.

Detetives usam sobretudo e chapéu

Um dos mitos mais notórios em torno da figura do detetive particular é o guarda-roupa que eles usam para realizar as investigações. Afinal, é comum ver em séries e filmes o detetive usar sobretudo, chapéu e ter sempre um charuto ou jornal na mão, talvez pela aparência misteriosa que causam.

Mas a realidade é que os detetives particulares devem usar roupas que lhes permitam passar despercebidos, dependendo do local onde a investigação está sendo realizada.

É uma profissão não regulamentada

Esse é outro mito bastante comum sobre o serviço de detetive particular. No entanto, a profissão é sim regulamentada por lei, especificamente a lei nº 13.432 de 11 de abril de 2017. Seus artigos dispõem sobre o exercício da profissão, criando normas, limitando o alcance da atuação e fincando os direitos e deveres do detetive.

São contratados apenas para descobrir casos de infidelidade

Embora também possam conduzir investigações conjugais, os detetives particulares são contratados por muitas razões diferentes. Inclusive, existem muitos casos em que esses profissionais são contratados para realizar investigações empresariais e familiares, por exemplo.

Servico-de-detetive-particular-quais-os-maiores-mitos

Podem acessar informações privadas

Ao contrário da crença popular, os detetives particulares não têm autorização e não podem acessar informações confidenciais. Contudo, eles são altamente treinados para usar a informação pública a seu favor. Assim, eles sabem quais informações estão disponíveis ao público e são muito hábeis em peneirar cuidadosamente essas informações para encontrar o que precisam. 

Aqui, vale ressaltar também que o detetive particular não pode grampear telefones ou gravar conversas sem o consentimento da pessoa. Também não pode invadir propriedade privada sem permissão, embora isso seja comum de se ver em filmes e séries.

Seus dias são repletos de ação

Muitas vezes, as pessoas imaginam detetives particulares em perseguições de carro e outras situações perigosas, correndo de uma emoção para outra. No entanto, esses profissionais passam muito tempo em um escritório, coletando informações online, pesquisando, revisando anotações e conectando os pontos em seus casos. Quando necessário, eles normalmente seguem discretamente as pessoas e conduzem entrevistas.

Conte com a Elite Detetives!

A verdade é que tudo o que romances e filmes dizem sobre detetives particulares, na maioria das vezes, parece tentador. Mas isso não é a realidade e é importante conhecer os mitos sobre o serviço de detetive particular, para que haja uma distinção entre os dois mundos. 

Assim, se estiver desconfiado de algo e quiser descobrir o que está acontecendo, você pode contar com uma agência de detetives particulares. Na Elite Detetives temos profissionais qualificados e treinados para desenvolver diferentes tipos de investigação particular, de acordo com as necessidades de nossos clientes. Não hesite, entre em contato agora mesmo!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp