QUANDO CONTRATAR UM INVESTIGADOR PARTICULAR OU RECORRER À POLÍCIA

Quando Recorrer a um investigador Particular

Aquela impressão que temos de que o investigador particular está apenas dentro dos romances policiais é bem retrograda. Essa é uma profissão ainda em voga, e você deve saber quando contratar um investigador particular ou recorrer à polícia. A profissão de detetive é regulamentada no Brasil. Com certeza se trata de uma função que desperta muita curiosidade. E poucas pessoas sabem que a contratação de profissional pode ser muito útil! Mas é importante entender que o detetive não é um policial, e não pode resolver problemas de raiz criminal. Bom, vamos explicar melhor quando contratar um investigador particular é pertinente, e quando cabe à polícia resolver os eu problema.

QUANDO CONTRATAR UM DETETIVE? ENTENDA COMO ESSE PROFISSIONAL AGE

Por ser uma profissão regulamentada no Brasil, os detetives precisam também seguir uma série de normas. Uma delas diz respeito justamente a atuação desses profissionais em casos criminais. Os detetives não devem jamais atrapalhar ou intervir em um caso que esteja sob investigação policial sem prévia autorização. Eles não podem se responsabilizar por situação de cunho criminal. Um investigador só poderá agir com a polícia quando houver um acordo com o delegado responsável. Nesse caso, serão estipulados os limites para atuação do profissional. Todas essas normas existem para que essa profissão seja ainda mais eficiente, e consiga realmente ajudar quem busca por essas soluções.

QUAIS SÃO OS CASOS EM QUE O DETETIVE PARTICULAR PODE SER CONTRATADO?

Existem algumas situações em que contratar um investigador particular poderá ser pertinente. Esse profissional vai atuar com as pistas que você entregar a ele, e por isso quanto mais informações você tiver, melhor.

1. ENCONTRAR ANIMAIS PERDIDOS

Atualmente é muito comum contratar um investigador particular para encontrar animais que se perderam. Ele conseguirá ter uma ideia do trajeto que foi feito pelo bichinho, e ajudará você a solucionar.

2. FRAUDES NO TRABALHO

Também existem pessoas que procuram por esse serviço quando desconfiam de comportamento inadequado por parte de funcionários, e até mesmo fraudes. Ao contratar um investigador particular, ele poderá, através dos dados da empresa e do monitoramento dos funcionários, identificar qualquer comportamento suspeito que esteja prejudicando o negócio.

3. DESCONFIANÇA CONJUGAL

Outro caso muito comum é o de desconfiança conjugal. Quando um dos parceiros identifica comportamentos esquisitos, que podem significar uma traição, o detetive será de grande ajuda.

COMO O INVESTIGADOR PARTICULAR PODE ATUAR?

Existem diferentes técnicas que um profissional pode usar para realizar o seu trabalho de investigação. A primeira coisa a ser feita e se reunir com o cliente para obter informações básicas sobre o caso. Depois que isso é feito, ele começa a montar uma ação para chegar a um resultado. Nesse caso, ele poderá se valer de diferentes artifícios, tais como:

4. EQUIPAMENTO TECNOLÓGICO

O rastreamento tecnológico é muito comum nesses processos. Ele pode se valer de câmeras fotográficas ou filmadoras que possam captar imagens. Também poderá usar gravador de voz para captar qualquer conversa suspeita.

5. RASTREADOR DE VEÍCULOS

investigador particular poderá se valer de um rastreador de veículos para descobrir onde uma pessoa está indo. Esse tipo de coisa é muito comum, e ajuda a desvendar diversos mistérios. Se perceber que alguma atitude criminosa está sendo tomada, o detetive tem a liberdade de entrar em contato com a polícia para informar o ocorrido.

O QUE CONSIDERAR NA HORA DE CONTRATAR UM PROFISSIONAL DESSE RAMO?

Se você precisar de ajuda de um detetive particular, então poderá contratar um entrando em contato com agências ou profissionais autônomos. É importante analisar se ele possui experiência no ramo, e principalmente conhecer casos de sucesso ou mesmo a conduta ética do profissional. Para isso, realize uma pesquisa e entre em contato com a agência antes de contratar. Conheça todas as cláusulas contratuais e entenda como ele poderá lhe ajudar. Lembre-se de analisar se a situação em questão é realmente o caso de contratar um investigador particular ou se é melhor entrar em contato com a polícia para resolver. Agora que você já sabe como atua e como contratar um investigador particular, não deixe de procurar ajuda se achar necessário.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp