Quais as áreas de atuação de um detetive particular?

Quais as áreas de atuação de um detetive particular

O detetive particular pode trabalhar com diversos casos e utilizar diferentes métodos de investigação. Ou seja, são várias as áreas de atuação possíveis para um detetive. No Brasil, a profissão de detetive particular é regulamentada desde 1957, quando uma lei passou a determinar as condutas e algumas condições para os profissionais. Ainda assim, essa é uma profissão que acaba sendo mais conhecida através da ficção. Isso porque existem muitos filmes, livros e séries que abordam o tema.

Áreas de atuação: como é o trabalho de um detetive particular?

O trabalho de um detetive particular consiste, basicamente, na realização de investigações e todos os processos que são envolvidos nisso. Como, por exemplo, o levantamento de informações, monitoramento e outras atividades relacionadas. Sempre levando em conta a ética profissional e a lei, o detetive deverá seguir as orientações do cliente que o contratou.

Para o exercício da profissão, é imprescindível fazer um curso especializado na área, em uma instituição certificada. É neste curso que o futuro detetive aprenderá a utilizar ferramentas diversas e técnicas profissionais de investigação. Assim, ele poderá trabalhar como detetive e ter sucesso em suas investigações, podendo inclusive transitar entre as diferentes áreas de atuação possíveis.

Quais são as principais áreas de atuação?

Um detetive particular é um profissional muito requisitado, tanto para casos civis quanto particulares. Ele pode ter escritório próprio ou ser contratado por uma empresa, podendo também trabalhar no setor público ou privado. Confira um pouco sobre o mercado de trabalho, as oportunidades e as áreas de atuação:

 

Civis

No campo civil, os detetives particulares podem atuar investigando o desaparecimento de pessoas, a reputação de pessoas ou empresas, adolescentes que podem estar se envolvendo com drogas e outros. Para isso, o profissional conta com equipamentos sofisticados como, por exemplo, câmeras, canetas espiãs, relógios inteligentes. Dessa forma, ele trabalha com o monitoramento de pessoas, rastreamento de bens furtados, levantamento de informações, instalação de equipamentos de espionagem, prevenção de crimes, coleta de provas e outros.

Empresas

Quando se trata de empresas, o leque de opções das áreas de atuação se abre ainda mais. Empresários, donos de comércios, imobiliárias, bancos e outras empresas precisam desse tipo de serviço com finalidades diversas. Normalmente, o detetive particular é contratado quando o empresário quer saber se uma pessoa é de confiança. Por exemplo, quando o funcionário será promovido para um cargo com uma responsabilidade maior. Além disso, dentro de sua área de atuação, o detetive ainda pode trabalhar levantando informações sobre clientes e funcionários que tenham cometido fraude, investigar se há espionagem dentro da organização e outros.

 

Agências

O trabalho de um detetive particular pode acontecer através de um vínculo empregatício ou terceirizado. Ou seja, a agência pode enviar ao detetive um caso, com informações sobre o valor e as circunstâncias da investigação. A vantagem de trabalhar dessa forma, é poder conhecer outros profissionais da área, criando uma rede de contatos.

 

Conte com os serviços de Detetives Particulares de qualidade

A Elite Detetives está no mercado há mais de 20 anos atendendo e solucionando casos de muita relevância, tendo assim uma sólida experiência em investigação particular. Conte conosco para investigar por você. Nossa equipe de detetives particulares irá resolver seu caso, trabalhamos com investigação conjugal, empresarial, familiar, entre outros. Portanto, entre em contato e faça já seu orçamento.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp