O que um detetive particular pode descobrir de uma pessoa?

O que um detetive particular pode descobrir de uma pessoa?

O que o detetive particular pode descobrir sobre alguém? E como funciona o processo investigativo? Essas perguntas são frequentes, principalmente por conta de como essa profissão é retratada nas obras de ficção. 

Em livros, filmes, séries e jogos, os detetives particulares são mostrados como se pudessem realizar outros atos que os profissionais da vida real não têm permissão para fazer. É o caso, por exemplo, de entrar em edifícios para obter informações, invadir a privacidade alheia, entre outros.

Justamente por isso, é normal surgirem diversas dúvidas em relação ao trabalho do detetive. Afinal, trata-se de uma profissão que acaba permeando o imaginário de muita gente. 

Mas, longe do glamour e dos holofotes das obras audiovisuais e literárias, os detetives oferecem muitos serviços com base nas necessidades dos clientes. Eles podem realizar investigações conjugais, familiares, empresariais e outros tipos de investigação particular. 

Utilizando equipamentos de última geração e técnicas especiais, esses profissionais são capazes de coletar diversas evidências que comprovam ou refutam a suspeita do cliente. Além disso, eles também podem descobrir muito sobre uma pessoa.

Neste artigo, você vai saber um pouco mais do trabalho desses profissionais, sobre como funciona a investigação e quais informações podem ser obtidas. Portanto, continue a leitura!

A profissão do detetive particular e o avanço da tecnologia 

Esse é um questionamento muito frequente. E a verdade é que o detetive particular pode descobrir muito sobre uma pessoa. Isso se dá, principalmente, com o avanço da tecnologia e, consequentemente, da internet. 

Com mais de 1.300.000 domínios e  bilhões de páginas, a internet hoje está repleta de informações sobre pessoas, negócios e tópicos de interesse.

Logo, com a evolução tecnológica, é possível que o detetive consiga conduzir diversas pesquisas online. Além do mais, o panorama dos processos, técnicas e principalmente da vigilância mudou drasticamente. 

Afinal, sem muita gente nem perceber, a tecnologia se tornou uma grande parte da rotina de quase todo mundo. Seja para fazer compras online ou para manter o contato com velhos amigos nas redes sociais, a maioria das pessoas está conectada agora mais do que nunca.

E, quanto mais tecnologia uma pessoa usa, mais rastros e dados ela deixa online. Tornando, assim, mais profunda a sua “impressão digital”. Isso dá ao detetive particular informações valiosas que podem levar a grandes avanços em suas investigações. 

Dessa forma, permitindo que esse profissional reúna e documente de forma eficaz e eficiente informações importantes que sejam pertinentes ao seu cliente e ao caso.

Como o detetive investiga uma pessoa?

Os detetives particulares são profissionais que são bons em encontrar informações e podem usá-las para ajudar qualquer cliente que precise de mais informações sobre uma pessoa. Obviamente, para isso, devem agir dentro dos limites da lei e seguir o código de ética da profissão, a fim de reunir as informações necessárias. 

Mas, de qualquer forma, eles podem trabalhar em vários tipos diferentes de casos. Isso pode incluir procurar pais biológicos, verificar se um funcionário cometeu fraude, procurar uma pessoa desaparecida ou descobrir se o seu cônjuge está te traindo. 

Durante o processo investigativo, o detetive particular pode realizar diversas tarefas na intenção de obter informações sobre uma pessoa e colher provas. Como é o caso, por exemplo, de observar hábitos do cotidiano, utilizar a tecnologia a seu favor, entre outras.

Fazer vigilância e entrevistar conhecidos, amigos e familiares também são métodos de investigação que podem fornecer diversas informações. Observar, esperar, ouvir e trabalhar disfarçado são coisas típicas no dia a dia do detetive.

Para isso, o profissional ainda pode utilizar muitos aparelhos, que estão cada vez mais modernos e tecnológicos, como GPS, câmeras de foto e vídeo e dispositivos de escuta.

Por outro lado, ao investigar uma pessoa, o detetive particular não tem autoridade para entrar em um local sem permissão. Isto é, ele não pode invadir, arrombar, abrir fechaduras ou usar a força para entrar em casas, edifícios e outras propriedades privadas. Além disso, também não pode grampear celular, desrespeitar as leis ou quebrar o sigilo de seu cliente. 

Detetive particular: o que esse profissional pode descobrir sobre uma pessoa?

Qualquer coisa que seja de registro público, para começar. Atualmente, isso inclui até mesmo os feeds de notícias da rede social da pessoa em questão. Afinal, muitos usuários não definem suas contas como privadas. Dessa forma, as suas publicações, vídeos e fotos estão disponíveis para que qualquer um possa ver.

Além disso, o detetive particular pode obter informações sobre o que um indivíduo fez em público ou o que foi testemunhado. O profissional sabe o que procurar e utiliza técnicas para explorar a internet em busca de informações acessíveis, mas difíceis de encontrar. 

Ele também tem acesso a bancos de dados que as pessoas em geral não têm conhecimento. Ali, podem ser encontrados diversos registros, como antecedentes criminais, casamentos e divórcios, hipoteca e etc. 

A vigilância é uma técnica comum para aprender mais sobre a rotina, os movimentos e o que alguém está fazendo. As entrevistas com diferentes pessoas que conhecem o alvo da investigação ainda são muito importantes para aprender mais sobre a pessoa ou descobrir onde ela pode estar. 

Qualquer uma dessas informações pode ser usada para construir um caso e descobrir o máximo possível sobre quem o detetive particular está observando. Tais informações podem ser reunidas pelo profissional e, em seguida, entregues junto com um relatório para o cliente que o contratou.

Conte com a experiência de uma agência de detetive particular

Ao conduzir as investigações, a nossa equipe de detetives particulares têm um bom conhecimento das leis federais, estaduais e municipais. Além disso, também seguem o código de ética da profissão. 

Dessa forma, coletando evidências de forma adequada, para que, caso haja necessidade, dependendo do caso, elas possam ser usadas legalmente em uma ação judicial.

Na Elite Detetives estamos constantemente nos atualizando com as últimas tendências e tecnologias que nos permitem melhorar os nossos processos investigativos. 

A equipe de detetive particular que atuará no seu caso estará preparada para agir com discrição e manter o sigilo da investigação conduzida. Entre em contato conosco e saiba mais!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Nós te Ligamos Mande um Whatsapp