O que fazer em caso de fraude no controle de ponto da empresa?

O que fazer em caso de fraude no controle de ponto da empresa?

A maioria das pessoas entende que as fraudes podem custar caro, sobretudo para as pequenas e médias empresas. No entanto, poucas delas percebem de quantas maneiras diferentes os funcionários podem roubar de uma empresa, e que algumas dessas práticas são até que bastante comuns no local de trabalho. É o caso, por exemplo, da fraude no controle de ponto da empresa.

Nestes casos, um detetive particular pode ser contratado, a fim de realizar uma completa investigação empresarial. Dessa forma, tornando possível descobrir os funcionários que estão causando prejuízos para a empresa e ter provas, obtidas de maneira legal, para poder tomar as medidas cabíveis.

O que é a fraude no controle de ponto da empresa?

A confiança está no centro de todas as relações entre patrão e empregado. O patrão, normalmente, deve confiar em seu pessoal para fazer o seu trabalho. Em contrapartida, eles confiam no chefe para compensá-los por isso. Na maioria das vezes, funciona. No entanto, há sempre a pessoa que quer quebrar as regras ou ganhar mesmo sem trabalhar.

É justamente sobre isso que diz respeito à fraude no controle de ponto da empresa. É quando um colaborador diz que exerceu a sua função mais tempo do que realmente o fez e, em seguida, recebe um pagamento por isso. Ou seja, significa que ele é pago pelo trabalho que não realizou ou pelo tempo que não dedicou realmente ao trabalho.

A fraude no controle de ponto da empresa pode se dar de muitas formas. Inclusive quando um funcionário não comparece no horário de serviço, mas pede para outro, geralmente um amigo próximo que trabalha na mesma empresa, dar entrada por ele, burlando assim a planilha de horas.

Além disso, existem várias outras maneiras dos colaboradores receberem pagamento por não trabalharem. Como, por exemplo, quando eles:

  • Entram tarde ou saem cedo sem pedir permissão, bater ponto ou assinar o seu turno;
  • Fazem longas e frequentes pausas;
  • Trabalham horas extras não autorizadas previamente;
  • Lidam com atividades pessoais durante o horário de trabalho.

Como combater esse tipo de fraude empresarial?

O combate à fraude no controle de ponto da empresa começa com uma política interna forte. É sempre importante que os funcionários entendam o que você espera deles para obedecerem. 

Assim, muitas empresas não têm uma política de controle de ponto estabelecida, mas elas devem criar uma e distribuí-la a todos os membros da equipe. A política deve incluir o que é considerado fraude no controle de ponto da empresa, por que essa prática é prejudicial para os negócios e que medidas serão tomadas para disciplinar os funcionários se eles forem pegos.

Além disso, caso você suspeite que algum de seus colaboradores está fraudando o controle de ponto, uma investigação empresarial, realizada por um detetive particular, é ideal para obter evidências que comprovem ou refutem a sua suspeita.

Utilizando tecnologia de ponta, o detetive particular é um profissional altamente treinado e qualificado, com experiência em diversas técnicas de investigação para resolver uma ampla variedade de casos de fraude. 

A investigação empresarial é realizada discretamente, causando o mínimo de barulho e perturbação para seus negócios. Dessa forma, fazendo com que os colaboradores não saibam o que está acontecendo e, consequentemente, não tentem se livrar das provas de seus atos fraudulentos.

Conte com a Elite Detetives!

A Elite Detetives é uma empresa com mais de 20 anos de experiência na área, oferecendo diversos tipos de investigação particular, como investigação empresarial, familiar, conjugal e outras. 

A nossa equipe de detetives particulares conhecem as técnicas certas e utilizam tecnologia de ponta para investigar ações fraudulentas e descobrir provas de que um funcionário está cometendo fraude no controle de ponto da empresa.

Após a conclusão da investigação empresarial, todas as evidências encontradas são documentadas em um relatório, e poderão ser utilizadas em qualquer processo disciplinar ou judicial.

Por isso, se você suspeitar que um membro da equipe está cometendo fraude no controle de ponto da empresa, entre em contato conosco!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp