O dia a dia de um detetive particular

O campo de investigação particular é algo que sempre desperta muita curiosidade e fascínio. Isso ocorre sobretudo por conta dos filmes, livros e outros produtos do mercado audiovisual e de entretenimento que deixam o público intrigado e atraído pelas façanhas de detetives particulares da ficção. Muitas vezes retratada como emocionante e glamourosa nessas obras, na realidade, essa é uma profissão que envolve muito trabalho e habilidade.

 

Por conta da popularização da imagem do investigador particular, uma dúvida bastante frequente acerca da profissão diz respeito ao dia a dia do detetive particular, as formas de atuação, se há algum envolvimento em disputas, entre outras questões.

 

Como é o dia a dia de um detetive particular?

Um dia do detetive particular nunca é monótono e, definitivamente, nunca é igual a outro. Os horários, por exemplo, podem variar, e o trabalho aos finais de semana e feriados não é incomum. É possível que hoje o tempo seja gasto em reuniões com clientes e na condução de vigilâncias, mas amanhã pode ser completamente diferente. A rotina, de modo geral, depende diretamente do tipo de investigação que está sendo conduzida.

 

Contudo, existem algumas tarefas importantes que podem facilmente fazer parte do dia a dia do detetive particular. Para ter uma ideia do que os detetives particulares fazem na maior parte do tempo, aqui estão algumas delas:

 

Pesquisas

Uma boa parte do tempo no dia a dia do detetive particular é gasta com pesquisa de informações, sobretudo online. Isso envolve a verificação de antecedentes, acesso a redes sociais, pesquisas em bancos de dados e até mesmo buscas no Google.

 

Essa é uma responsabilidade comum dos detetives particulares tanto para preparar para iniciar outras etapas da investigação particular quanto para encontrar evidências de fato que, às vezes, podem estar disponíveis na internet.

 

Vigilância

Observar e esperar é um trabalho típico para os detetives particulares. E isso, certamente, pode fazer parte do dia a dia da profissão. Por esse motivo, não é de se estranhar que eles dediquem um bom tempo para realizar vigilâncias. Essa tarefa inclui esperar, assistir, ouvir e trabalhar disfarçado para obter evidências em foto ou vídeo.

 

Neste contexto, o detetive particular pode, por exemplo, sentar em um carro e ficar observando uma cena de longe. É dessa forma que são obtidas diversas provas importantes para investigações conjugais, empresariais e familiares.

 

Localização de pessoas

A investigação particular nem sempre é sobre crimes ou irregularidades. Parte do dia a dia do detetive particular também pode ser para localizar pessoas. Isso significa lançar diversas estratégias a fim de descobrir o paradeiro de alguém. Como, por exemplo, entrevistar gente que possa ter conhecimento do paradeiro da pessoa ou realizar buscas em bancos de dados e registros públicos.

 

Por meio desse tipo de trabalho, é possível encontrar os pais biológicos de filhos adotivos, entes queridos que desapareceram, pessoas que estão devendo dinheiro e etc.

 

Organização de evidências

Para resolver os casos, normalmente os detetives particulares precisam reunir uma série de evidências. Com isso, uma parte do dia a dia do detetive particular pode ser dedicada a organizar as provas, para assim poder descobrir as próximas etapas necessárias e reunir todos os detalhes necessários para poder encerrar a investigação.

 

Conte com a Elite Detetives

O dia a dia do detetive particular nem sempre é muito previsível, mas sem dúvidas é bastante emocionante e gratificante. E com mais de 20 anos de experiência, a Elite Detetives é uma agência de detetives particulares com um histórico e currículo bastante extensos. Não à toa, vem se tornado cada vez mais uma referência no segmento de investigação particular.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp