O abuso de idosos pode ser evitado contratando um detetive particular

O abuso de idosos pode ser evitado contratando um detetive particular

Todos os anos, diversas pessoas são abusadas, negligenciadas e exploradas. Infelizmente, essa é uma realidade que pode acontecer com qualquer um, independentemente da idade, sexo, religião e etc. No entanto, casos de abuso de idosos são muito mais comuns do que gostaríamos. 

Muitas pessoas mais velhas, com mais de 60 anos, sofrem com esse crime. Isso porque à medida que os adultos envelhecem, eles costumam se tornar mais frágeis fisicamente, menos capazes de cuidar de si próprios e enfrentar alguém. Além disso, eles podem não ver ou ouvir tão bem ou pensar tão claramente quanto antes, deixando aberturas para que algumas pessoas se aproveitem disso tudo.

Essa é uma situação complicada, que pode ser difícil de comprovar. Afinal, é difícil coletar evidências sem uma investigação adequada. Por esse motivo, contratar um detetive particular é a melhor alternativa para evitar que isso ocorra com um idoso que você conhece.

O que é o abuso de idosos?

Em geral, abuso de idosos é um termo que se refere a qualquer ato consciente, intencional ou negligente por parte de um cuidador ou qualquer outra pessoa que cause danos ou um sério risco de danos a um adulto com mais de 60 anos. Pode ser um ato único ou repetido, ou até mesmo a falta de ação apropriada, sendo resultado de uma negligência intencional ou não. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 15,7% das pessoas com 60 anos ou mais estão sujeitas a abusos. Existe, no entanto, a previsão de que esse número aumente ainda mais a nível mundial, visto que muitos países estão enfrentando um envelhecimento rápido da população.

Existem diversas formas de abuso de idosos

O abuso de idosos pode assumir várias formas, algumas envolvendo intimidação ou ameaças contra os idosos, outras negligência ou golpes financeiros. Os tipos mais comuns são:

Abuso físico de idosos

O uso não acidental de força contra um idoso que resulta em dor física, ferimentos, angústia, deficiência funcional, lesão corporal e morte. Alguns exemplos incluem golpes, espancamentos, empurrões, arranhões, chutes, socos, restrições e confinamento.

Abuso emocional ou psicológico de idosos

Infligir dor ou angústia mental a uma pessoa idosa por meio de atos verbais ou não-verbais, como intimidação por meio de gritos ou ameaças, humilhação, ignorar a pessoa repetidamente e até impedi-la de ver amigos e parentes próximos.

Abuso sexual de idosos

Envolve um cuidador que força um idoso a assistir ou a participar de atos sexuais. Significa tocar, acariciar, ter relações sexuais ou qualquer outra atividade sexual com ele sem o seu consentimento. Mostrar material pornográfico a um idoso, forçá-lo a assistir a atos sexuais ou a se despir também são consideradas uma forma de abuso sexual de idosos.

Negligência

Falha em cumprir uma obrigação de cuidar. Pode ser intencional ou não, com base em fatores como ignorância ou negação de que um idoso precisa de tantos cuidados. Alguns exemplos são deixar de dar medicamentos, não fornecer comida e água, não cuidar da higiene básica ou ainda não fornecer necessidades como aparelhos auditivos ou dentaduras. Tudo isso é considerado negligência e coloca o adulto em questão em risco de lesões.

Outros sinais de negligência incluem uma vítima confinada ao leito sem cuidados, feridas não tratadas ou um indivíduo demente sendo deixado sem supervisão.

Exploração e abuso financeiro

Consiste na obtenção, uso indevido ou ocultação ilegal de fundos, propriedade ou ativos de um idoso para o benefício de outra pessoa. Basicamente, significa o mau uso ou retenção dos recursos de um adulto por outro. Acontece, por exemplo, quando o dinheiro ou pertences são roubados. POde incluir falsificação de documentos, uso de cartões de crédito e contas bancárias sem permissão, mudanças de nomes em testamentos, apólices de seguro e etc.

Por que iniciar uma investigação de abuso de idosos?

Uma investigação de abuso de idosos pode ajudar a proteger vítimas de abuso de várias maneiras. Por meio do processo investigativo realizado por um detetive particular, é possível determinar se o abuso está ocorrendo, identificar o agressor e também coletar e documentar todas as evidências que confirmem essa suspeita. Dessa forma, permitindo que as provas sejam fornecidas para as autoridades quando necessário e/ou usadas em apoio a qualquer litígio civil ou outros procedimentos relacionados. 

A investigação de abuso de idosos também é extremamente importante para conseguir tirar a vítima da situação e do ambiente abusivo em que ela se encontra, protegendo-a para que não passe por isso novamente. Além disso, você também pode recorrer à esse tipo de serviço para fazer uma triagem antes de contratar um cuidador.

Sinais de abuso de idosos: fique de olho e, se desconfiar de algo, contrate um detetive particular

Se você tem um ente querido idoso que está sob os cuidados de outra pessoa, como em uma casa de repouso ou em sua própria residência com um cuidador, seja parente ou não, alguns sinais de alerta podem ser indicativos de que algo errado está acontecendo. Por isso, é importante ficar atento e, ao perceber qualquer coisa estranha, contratar um detetive particular para realizar uma investigação completa. A seguir estão alguns exemplos desses sinais:

  • Hematomas, queimaduras, ossos quebrados e lesões podem ser uma indicação de abuso físico, negligência e maus-tratos;
  • Se os hematomas forem ao redor dos seios ou na área genital, pode ser um caso de abuso sexual;
  • Se o idoso parar de comparecer em atividades que costumava fazer, ter uma mudança repentina de humor e depressão podem ser o resultado de abuso psicológico;
  • Mudanças repentinas na situação financeira podem ser indicadores de abuso financeiro;
  • Higiene precária, perda de peso incomum e necessidades médicas não atendidas são sinais de negligência;
  • Relações tensas e discussões frequentes entre o cuidador e o idoso também podem indicar que algo errado está acontecendo.

É extremamente importante ficar de olho nessas situações e sinais, pois o sofrimento geralmente é em silêncio. Ao notar mudanças na personalidade ou no comportamento do idoso, é fundamental contratar um detetive particular para que você possa entender e ter certeza do que está acontecendo.

Contrate um detetive particular para prevenir o abuso de idosos

Se você está desconfiado de um caso de abuso de idosos, um detetive particular pode te ajudar! Ao contratar os serviços de investigação da Elite Detetives, você tem a certeza de estar contando com um profissional qualificado e experiente que pode ajudar a descobrir as evidências que você precisa.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp