Investigação por Assédio Moral, Como é Feita? Como posso Contratar?

Investigação por Assédio Moral Como é Feita Como posso Contratar

Todo empregador quer criar um local de trabalho seguro para os seus funcionários. Contudo, em alguns casos, o comportamento típico que se espera de um adulto empregado e responsável, infelizmente, nem sempre está presente. Isso se torna ainda mais complexo quando o colaborador em questão nega a se comportar de forma adequada ou se você tiver dificuldade em provar a sua conduta. Quando esse problema ocorre, uma boa solução é contratar um detetive particular para conduzir uma investigação por assédio moral.

O que é assédio moral?

O assédio moral consiste em qualquer manifestação de comportamento abusivo, onde o assediador persegue, humilha, assedia e isola a vítima. Portanto, trata-se de uma representação da violência muitas vezes sutil que se espalha graças ao exercício de ações hostis contra um trabalhador no seu ambiente de trabalho. 

Isso, geralmente, traz consequências desastrosas para o empregado, o assediador, a empresa e a sociedade, em diferentes formas e intensidades. Por exemplo, afeta profundamente a identidade da vítima, alterando seu funcionamento mental. 

No ambiente organizacional pode causar queda na qualidade e produtividade do trabalho, absenteísmo, doenças e acidentes, perda de trabalhadores qualificados, entre outras coisas. Também pode levar a processos judiciais e impacto negativo na imagem da organização.

Mas, vale lembrar que, para configurar o assédio moral é necessário que essa prática ocorra de forma reiterada. Ou seja, que não aconteça em um evento esporádico, mas sim de maneira frequente. Além disso, é preciso que a conduta do agressor extrapole os limites normalmente esperados de uma relação de emprego. 

Como é feita a investigação por assédio moral?

Toda empresa, não importa quão grande ou pequena, deve investigar imediatamente todas as reclamações que forem feitas, inclusive de assédio moral. Mas, antes de mais nada, cabe ressaltar que a investigação por assédio moral não é substancialmente diferente de investigar qualquer outra reclamação no local de trabalho.

Algumas empresas, inclusive, preferem deixar esse tipo de investigação nas mãos do departamento de Recursos Humanos. Contudo, isso pode gerar grandes dores de cabeça, principalmente porque estamos falando de um crime. Por esse motivo, é indicado contratar um detetive particular.

A função desse profissional será fornecer as provas necessárias para interromper o assédio sofrido pela vítima. Para tanto, ele irá utilizar diversos equipamentos tecnológicos e técnicas investigativas de ponta para descobrir exatamente o que e como aconteceu. 

Entre as etapas da investigação por assédio moral, por exemplo, o detetive irá entrevistar a pessoa que fez a reclamação, seja ela a vítima ou uma testemunha. Ele pode fazer perguntas gerais ou mais específicas para reunir todas as informações necessárias, incluindo a data, a hora, o local, quem está envolvido, os nomes das testemunhas, a natureza completa da reclamação e qualquer outra informação relevante. 

O detetive particular, ainda, irá entrevistar o suposto assediador, para verificar as mesmas informações e entender o que aconteceu. Além disso, ele poderá analisar imagens das câmeras de segurança, o comportamento dos envolvidos (vítima, assediador e testemunhas), postagens públicas em redes sociais, mensagens, documentos, etc.

Todo esse processo resultará do estabelecimento de um sistema de monitoramento e da coleta de depoimentos do meio pessoal e profissional, que assim poderá demonstrar o assédio sofrido.

Investigação por Assédio Moral Como é Feita Como posso Contratar1

E como contratar esse tipo de serviço?

Ao trabalhar com uma agência de detetives particulares, você alivia seu departamento de recursos humanos da necessidade de desenvolver uma compreensão maior de questões de não conformidade, bem como reduz qualquer estresse adicional que testemunhas e vítimas possam experimentar. Mais notavelmente, o uso de um detetive particular significa que a investigação é realizada em tempo hábil e permanece objetiva e imparcial.

Dito isso, você pode contratar um detetive particular de forma preventiva. Isto é, antes de receber qualquer reclamação, para analisar e entender como é a relação entre seus funcionários, adotar uma política contra assédio moral mais assertiva, etc. Ou, então, a contratação desse profissional pode ser feita para conduzir uma investigação por assédio moral após ter recebido uma reclamação.

Qualquer que seja o caso, você envia uma mensagem positiva para toda a sua equipe, pois mostra que leva os assuntos em questão a sério. Afinal, deixa claro que você deseja que as investigações por assédio moral sejam tratadas de forma imparcial e remove qualquer espectro de favoritismo ou preconceito.

Conte com a Elite Detetives!

Como empregador, você é responsável por investigar as alegações de assédio moral no local de trabalho e garantir que os funcionários se sintam seguros. Por isso, entre em contato agora mesmo com a Elite Detetives e saiba como podemos te ajudar com uma investigação por assédio moral!

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp