Investigação Particular contra a corrupção

Corrupção é uma das palavras que os brasileiros mais ouvem e falam quando o assunto é política. O termo pode ser definido como um abuso de poder ao oferecer algo (frequentemente dinheiro) em troca de vantagens ilícitas. Escândalos do tipo na esfera pública são divulgados praticamente todos os dias na mídia. No entanto, engana-se quem acredita que a corrupção é uma exclusividade dos órgãos públicos.

Qualquer empresa particular também pode sofrer com casos de corrupção, e as consequências são bastante negativas. O lado bom é que o detetive particular é um profissional que pode auxiliar nesses casos.

Corrupção nas empresas

Nas empresas, a corrupção pode se manifestar de diversas formas, como suborno, peculato, fraude e extorsão. Desvios de dinheiro, procura por cargos mais altos, acobertamento de erros ou descumprimento de obrigações estão entre os principais cenários e motivações para casos do tipo.

Quando esses casos vêm à tona, especialmente quando a mídia divulga casos de corrupção em empresas conhecidas, a reputação dessas corporações fica profundamente abalada. A perda de clientes pode ser uma grave consequência, que desencadeia também perdas financeiras consideráveis.

Como isso pode ser evitado?

O primeiro passo para combater a corrupção nas corporações é a criação de um código de conduta. Esse código deve consistir num conjunto de regras práticas que devem ser adotadas por todos dentro da empresa. É preciso deixar claro o que é permitido e o que não é, e divulgar essas diretrizes a todos. Além disso, é fundamental que os líderes e gestores da empresa sejam os primeiros a dar o exemplo.

Também pode ser útil investir numa consultoria especializada pra analisar todos os processos da empresa e identificar os pontos de risco a serem eliminados. Um bom serviço de assessoria jurídica também pode ser bastante útil para verificar todos os contratos envolvidos.

Como o detetive particular pode ajudar?

Por falar em auxílio profissional, os detetives particulares também podem ajudar na prevenção e na detecção de casos do tipo. Como diz o ditado, “antes prevenir do que remediar” e ter que lidar com uma empresa com uma péssima reputação.

O detetive particular pode atuar em auxílio às atividades de fiscalização e monitoramento, podendo detectar atividades suspeitas. Nos casos ideais, a investigação particular serve apenas para descartar essas hipóteses e garantir que não há corrupção no local. No entanto, se alguém for identificado cometendo algum crime, o detetive obtém provas que podem ser usadas para afastar o indivíduo da corporação.

São diversas as técnicas que o detetive particular pode utilizar durante o processo de investigação. É possível que ele adquira um disfarce de cliente, fornecedor ou funcionário para ficar mais próximo da rotina das pessoas e perceber se não há algo de errado. Além disso, esses profissionais possuem equipamentos de alta qualidade e bastante discretos para obter provas, como câmeras, gravadores e micro escutas.

Com as técnicas apontadas e com o auxílio de um detetive particular, fica mais fácil saber se a ética está sendo posta em prática na empresa e, caso não esteja, detectar o problema e resolvê-lo.

Related Post

  • Nós te Ligamos

    Mande um Whatsapp