De que forma o detetive particular pode ajudar no combate à corrupção?

Quando os recursos de uma empresa são adulterados, a eficiência com a qual ela transforma esses recursos em lucro é reduzida. E, se o caso vier a público, além dos lucros, isso pode afetar também a credibilidade de um negócio. A corrupção, infelizmente, uma constante na sociedade e parece estar se tornando algo cada vez mais comum. Essa prática, contudo, pode ter muitas faces como, por exemplo, extorsão e suborno. Neste contexto, uma investigação particular é uma importante solução, pois os detetives particulares podem ajudar a eliminar o problema.

 

O detetive particular pode auxiliar a área de compliance

É comum pensar em corrupção como um revés exclusivo do setor público. Afinal, esse é um tema muito discutido no dia a dia, sobretudo na área da política. Contudo, empresas também podem enfrentar esse problema, seja com casos de suborno, isto é, quando alguém utiliza-se de um cargo importante para exigir dinheiro de outra pessoa, ou até mesmo para obter vantagens indevidas em uma negociação.

 

Quando o assunto é corrupção, a investigação empresarial tem como principais objetivos avaliar violações, possíveis riscos de responsabilidade e fortalecer o sistema de compliance já em vigor, para que essa área possa obter resultados positivos para evitar crimes na empresa. Para realizar essa investigação interna de fraude, suborno e outros tipos de improbidade, é fundamental procurar uma agência de detetives, para que sejam encontradas provas do que está acontecendo, além de possibilitar a recuperação de perdas e a redução de riscos.

 

Mas o que é compliance?

O termo “compliance” refere-se a manter as regras. O seu significado está relacionado à conduta de uma empresa e sua conformidade com as leis. Dessa forma, ao falar sobre os programas de compliance de uma empresa, eles são um método para averiguar se está ocorrendo ou não algum caso de corrupção interna. Para isso, instalam-se instrumentos, processos e ações, a fim de evitar ou eliminar qualquer tipo de conduta que não esteja em conformidade com as regras dos órgãos reguladores.

 

Isso é muito importante para garantir que as empresas ajam com responsabilidade. Além disso, o não cumprimento da conformidade pode levar a alguns danos para os negócios, como perdas financeiras, patrimoniais e de mercado. Não à toa, os setores de gerenciamento de riscos e compliance estão intimamente ligados. Ter processos de compliance estabelecidos, portanto, significa principalmente atingir efetivamente os objetivos estratégicos do seu negócio, como ter mais credibilidade perante os clientes, por exemplo.

 

A ação do compliance deve ser algo permanente e não somente em um período, uma vez que a corrupção pode acontecer a qualquer momento. Para criar um programa de compliance, é necessário, entre outras coisas:

 

  • Elaboração de um código de conduta;
  • Passar as principais mensagens para todos os funcionários;
  • Garantir que a diretoria e os cargos mais altos também cumpram as normas;
  • Mostrar os resultados para o público.

 

O trabalho dos detetives particulares no combate à corrupção

Quando se trata de gerenciamento comercial e corporativo, a criação de programas de compliance deve ser uma ação preventiva, a fim de evitar a corrupção antes que ela aconteça e possa afetar a reputação da empresa e até mesmo a sua sobrevivência. Para ajudá-lo no processo, é recomendado que a contração de um detetive particular. 

 

Este profissional poderá auxiliar a projetar, configurar e implementar programas e políticas de compliance. Ou seja, atuando efetivamente desde o momento da implementação até a fiscalização das ações, colaborando inclusive para gerenciar riscos e estabelecer uma estratégia abrangente. 

 

Desse modo, identificando problemas como  ausência de diretrizes normativas, desalinhamentos às leis, falta de ferramentas preventivas adequadas, falhas no gerenciamento de processos e operações sem um sistema de informação estruturado. Assim que a área de compliance estiver estabelecida, a investigação empresarial conduzida pelo detetive será no sentido de confirmar ou refutar alguma suspeita que tenha sido levantada.

 

A Elite Detetives pode ajudar a sua empresa no combate à corrupção com uma investigação empresarial completa!

A Elite Detetives é uma empresa referência no segmento de investigação empresarial. Nossa equipe de detetives possuem vasta experiência para lidar com casos de corrupção, usando habilidades investigativas e de análise para desenvolver as melhores estratégias de investigação. Dessa forma, atuando para identificar e obter provas de ações indevidas e os seus responsáveis.

Acabe com suas suspeitas
Whatsapp
Mande um Whatsapp