Conheça os sinais de que alguém está mentindo

Em algumas circunstâncias da vida, todos nós já mentimos ou já descobrimos que alguém nos contou algo que não era totalmente verídico. Por diversos motivos, a mentira faz parte da vida de qualquer pessoa, de algumas mais, de outras menos. Esse tipo de comportamento levanta suspeitas de que o indivíduo fez algo de errado. Muitas vezes, o detetive particular acaba se tornando o responsável por descobrir se a pessoa está escondendo ou modificando alguma informação.

Por este motivo, confira, a seguir, alguns dos principais e mais comuns sinais de que uma pessoa está mentindo.

Contato visual

É bastante disseminada a ideia de que quem está mentindo evita olhar para a outra pessoa. No entanto, numa tentativa de combater esse comportamento, a pessoa que está mentindo pode justamente fazer o contrário, mantendo um contato visual em excesso.

Além disso, a direção do olhar da pessoa pode dizer muito sobre o conteúdo daquilo que ela diz. As pessoas destras tendem a olhar para o canto superior esquerdo quando tentam se lembrar de algo verídico, mas levam o olhar para o canto superior direito quando estão inventando alguma história. Nos canhotos, é só inverter os lados e você descobre se estão dizendo a verdade ou contando mentiras.

Gestos mais contidos

Quando as pessoas estão dizendo a verdade, tendem a mover as mãos e braços de um modo mais aberto, expondo as palmas das mãos. Em contrapartida, as pessoas que estão faltando com a verdade costumam esconder as mãos, num gesto involuntário. Nesses momentos, as mãos costumam estar bastante suadas por conta do nervosismo. Além disso, cobrir constantemente a boca e o nariz, cruzar os braços ou manter as mãos nos bolsos, numa atitude mais fechada, também podem ser sinais de mentira.

Demora nas respostas e reações

Toda mentira é um processo criativo, o que demanda um certo tempo para que a história inventada seja plausível. Por isso, um sinal comum a quem está mentindo é uma expressão de confusão, com demora nas reações, como para concordar ou discordar. Essa demora para balançar a cabeça ou dar uma resposta verbal pode durar menos do que um segundo, de modo que apenas quem é muito observador percebe este sinal.

Linguagem

Psicólogos também afirmam que a linguagem que uma pessoa emprega difere quando mente em relação a quando diz a verdade. Ao mentir, é comum que as pessoas repitam exatamente a mesma frase ao responder a uma pergunta, ou respondam com outra pergunta, numa tentativa de mudar de assunto.

O uso de vocabulário mais complexo do que o comum, o excesso de detalhes nas histórias e a inclusão de termos como “pra falar a verdade” ou “honestamente” também são indicativos de mentiras.

Ao mentir, as pessoas também procuram se distanciar daquilo que estão dizendo, fazendo com que evitem a utilização da primeira pessoa no discurso. Além disso, alterações no tom, volume e velocidade da fala, incluindo gaguejar, são sinais de nervosismo.

Related Post

  • Nós te Retornamos

    Mande um Whatsapp